Conheça Carangola

Carangola

Carangola é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Sua população estimada em 2014 era de 33 412 habitantes. O município é cortado pelas rodovias BR-482, BR-116, MG-111 e MG-265. A cidade está a 357 km de Belo Horizonte. 

Economia e infraestrutura

Na economia, destacam-se o café, o leite, a pecuária, a indústria de laticínios e alimentos, a construção civil e a prestação de serviços. Conhecida como "Princesa da Mata", "Rainha do Vale" e "Cidade Universitária", Carangola está localizada estrategicamente entre os estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Considerada a terceira maior cidade universitária da Zona da Mata, Carangola possui importantes instituições de ensino superior públicas e privadas, e ainda instituições profissionalizantes. Como principal pólo econômico de prestação de serviços da microrregião, a cidade possui hospitais, clínicas e centros médicos, hotéis, pousadas, repúblicas, jornais e revistas, sites de notícias, emissoras de Rádio e TV.

O centro comercial de Carangola conta com diversas lojas, escritórios, agências bancárias, redes de eletrodomésticos, supermercados, academias, livrarias, boates e music bar, cinema e shopping. O Calçadão da Rua Pedro de Oliveira, inaugurado em 2012 trouxe muito mais conforto e segurança aos milhares de visitantes/dia que circulam pelo maior centro da região.

Importantes rodovias interligam o município aos demais centros urbanos tais como BR-040, BR-116, BR-262, BR-101, BR-482, MG-111 e MG-265.

Localização

Situada na encosta do Planalto Atlântico, Carangola está a leste do estado de Minas Gerais, pertencendo a mesorregião da Zona da Mata.

A posição geográfica de Carangola polariza a atenção de diversos municípios, dada a sua excelente prestação de serviços, infraestrutura e comércio. É possível destacar um grande crescimento no setor industrial, recebendo influência de grandes centros urbanos como Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Juiz de Fora.

O município de Carangola está constituído atualmente pela sede e pelos distritos de Alvorada, Lacerdinha e Ponte Alta de Minas. Em torno, estão os municípios de Alto Caparaó, Caparaó, Divino, Espera Feliz, Faria Lemos, Fervedouro, Orizânia, Pedra Dourada, São Francisco do Glória e Tombos.

Saúde

O município possui dois hospitais, uma policlínica municipal, pronto-socorro regional, diversas clínicas, consultórios médicos diversificados e vários postos de saúde. No município são realizados diversos procedimentos cirúrgicos, com destaque para cirurgias bariátricas e transplante de córneas. Há ainda, a previsão para a construção de um terceiro centro hospitalar com 120 leitos.

Principal Centro de Saúde da Região do Caparaó, o município disponibiliza serviços como berçário, centro cirúrgico, cintilografia, clínica médica, clínica cirúrgica, centro de tratamento e terapia intensiva, densitometria óssea, fisioterapia, hemodiálise, hemodinâmica, mamografia digital, raio x, ressonância magnética, tomografia computadorizada helicoidal, ultrassonografia – doppler color, urgência e emergência e unidade de tratamento intensivo neo-natal.

Os dois hospitais são importantes centros de atração de pessoas que habitam os municípios de MG, ES e RJ e atendem uma população estimada em mais de 1,5 milhão de habitantes.

  • Casa de Caridade de Carangola.
  • Hospital Evangélico de Carangola.

Ambiente

O município tem importante inserção no meio ambiente, haja vista que é banhado pelo rio Carangola, sub-afluente do rio Paraíba do Sul, sendo assim integrante do Comitê da Bacia do Rio Paraíba do Sul.

É de relevância que se observe que o rio Carangola é um rio federal, haja vista que ele banha duas unidades da federação, o Estado de Minas Gerais e o Estado do Rio de Janeiro. Contudo, até a presente data, oficialmente o rio Carangola não foi devidamente reconhecido como um rio de domínio federal.

Além disso, o município dista pouco do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro e do Parque Nacional do Caparaó, e, nesse sentido, possui órgãos estaduais voltados aos interesses do meio ambiente, tais como, Núcleo Operacional de Florestas, Pesca e Biodiversidade de Carangola do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e 06º Grupo da Polícia Militar do Meio Ambiente de Carangola.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Carangola