Exposição Esqueletos de Aço em Sarico, de Rui Roda, na Galeria da Escola Guignard
A galeria da Escola Guignard recebe, de 3 a 16 de agosto a exposição "Esqueletos de Aço em Sarico", do fotógrafo Rui Roda. A abertura da exposição ocorre no dia 2 de agosto, às 19h. As visitações podem ser feitas de segunda a sexta-feira - das 10h às 12h e das 14h às 18h30 - e aos sábados - das 10h às 12h. Entrada franca.
Em “Esqueletos de Aço”, o fotógrafo Rui Roda oferece quinze olhares da Praia de Sarico, em Angola.
As imagens apresentadas entre cor e o preto e branco resultam do olhar sobre uma paisagem inquietante, surpreendente, e representada por um autêntico cemitério de navios em carcaça. Uma costa de areia extensíssima, mas pouco monótona, interrompida por gigantes de aço. Espaço intrigantemente contraditório e harmônico, na medida em que viabiliza um diálogo possível entre corpos artificiais e humanos. Uma paisagem sedutora, de geometria intensa, que transmite sensações de desequilíbrios em escalas impossíveis, dando lugar a um ambiente de lazeres e curiosidades que se diferenciam ao longo do tempo e do corpo da praia. Cenário que condensa um mundo artificial ao espetáculo natural, e traduz a beleza do que já parece integrado.
Rui Roda é professor de Design na valorização do território, e na sua prática de fotografia tem se dedicado a uma exaustiva coleta de informação iconográfica, recolhendo experiências emblemáticas de estruturas artificiais abandonadas em cidades como Milão, Londres, Buenos Aires, Rio de Janeiro, Osaka e Tóquio.
A exposição Esqueletos de aço em Sarico, Angola é uma promoção da UEMG, dentro das ações do ensino no âmbito do “tempo do design em Minas” que suporta a “Bienal brasileira de Design”.
ESCOLA GUIGNARD |