Contraste |
| |

    EVENTOS UEMG

    Universidade do Estado de Minas Gerais

    17 Set, 2020
    Unidade Barbacena | Discussão sobre prevenção do suicídio (Campanha Setembro Amarelo)

    Unidade Barbacena | Discussão sobre prevenção do suicídio (Campanha Setembro Amarelo)

    • 8:00 am - 12:50 pm
    • Unidade:

    Sobre o Evento

    Falar e a melhor solucao.ea962f55e2074887883f 283x180

    Como parte da programação da campanha Setembro Amarelo em Barbacena, a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), unidade Barbacena, promove no dia 17 de setembro o “III Seminário de Valorização da Vida e Prevenção do Suicídio”. O evento será marcado pela roda de conversa: “Saúde Mental e Prevenção do suicídio em tempos de pandemia”. As discussões acontecerão online, através do aplicativo googlemeet, entre 19h e 21h. As inscrições, gratuitas, já estão abertas para estudantes da educação básica, graduação e pós-graduação; profissionais da saúde, educação e segurança pública, além de interessados no tema.

    De acordo com a professora Michelle Alexandra Gomes Alves, que é uma das organizadoras do evento, o tema escolhido para este ano é atual por relacionais o suicídio às instabilidades emocionais causadas pela pandemia devido, por exemplo, ao isolamento e ao medo das pessoas: “Verificou-se efeitos psíquicos, diante da mudança abrupta de rotina, que afetaram a saúde mental de muitas pessoas. Essas alterações podem agravar alguns casos com risco maior de suicídio. Portanto, falar e promover a saúde mental é uma forma de prevenção”, destaca a Michelle, que mediará a roda de conversa e é graduada em psicologia com estudos em: educação, saúde, violência, tentativa de suicídio, adolescente, criança, prevenção e saúde mental.

    A discussão terá também importantes participações de outros quatro profissionais e pesquisadores, especialistas internacionais (Chile e México) e nacionais no tema em questão: A professora Lery Marlene Bentancurt Pérez, mestre em Psicologia Clínica, Suicidóloga e Psicoanalista, membro fundadora da Asociación de Suididiología de Latinoamerérica y el Caribe (Asulac) e da Frente Nacional para la Prevención del Suicidio (México). O psicólogo e psicoterapeuta Marco Antônio Campos, consultor em saúde mental e vice-presidente da Asulac. A perita criminal, professora e pesquisadora Renata Karla Peres Rodrigues, mestre em Ciências Criminológica Forense, que trabalhou na Seção Especializada em Crimes contra a Vida do Instituto de Criminalística de Minas Gerais. E a pediatra e oncologista Nádia Verônica Halboth, que desde 1990 trabalha e pesquisa os seguintes temas: atenção básica à saúde, comportamentos suicidas, alcoolismo, prevenção ao abuso de substâncias e violência doméstica. Nádia também foi representante do Brasil na Asulac e é associada fundadora da Associação Brasileira de Estudos e Prevenção de Suicídio (ABEPS).

    As inscrições e as informações sobre a roda de conversa “Saúde Mental e Prevenção do suicídio em tempos de pandemia” estão disponíveis no site: https://www.even3.com.br/setembro_amarelo_2020/

    O Seminário de Valorização da Vida e Prevenção do Suicídio em Barbacena é resultado de uma parceria entre a UEMG-Barbacena, Prefeitura Municipal de Barbacena, Polícia Civil, Coordenação de Saúde Mental, Secretaria Municipal de Saúde e Programas Sociais (Sesaps) e Grupo Angelus e faz parte de uma programação que pretende ao longo do mês criar situações de discussão e reflexão sobre o suicídio.

    © 2020 UEMG

    Search

    ...