Contraste |
| |

    EVENTOS UEMG

    Universidade do Estado de Minas Gerais

    14 Out, 2019
    Cidade Administrativa | Exposição “Saberes pelas Mãos” [Programação UEMG 30 anos]

    Cidade Administrativa | Exposição “Saberes pelas Mãos” [Programação UEMG 30 anos]

    • 8:00 am - 6:00 pm
    • Unidade:

    Sobre o Evento

    Montagem fotográfica selecionada para a programação do 1° Festival da Primavera da UEMG – e que integra a programação referente aos 30 anos da UEMG – a mostra dá destaque a um dos principias ícones da cultura capixaba, as Paneleiras de Goiabeiras: grupo de mulheres que, há mais de 400 anos, preservam um modo próprio de produção, mantendo viva a tradição herdada dos índios Tupi Guarani de fazer a Panela de Barro – utensílio relacionado ao preparo consagrado de receitas clássicas da culinária do Espírito Santo, a moqueca capixaba e a torta de mariscos.

    Carregada de um gestual e de ferramentas, ainda primitivas, que culminam em um saber repleto de significados e respeito a uma cultura que é passada de geração em geração, a fabricação das Panelas de Barro é composta por etapas: retirada do barro do Vale do Mulembá; a pisagem do barro; a modelagem; a primeira secagem; o lixamento com a pedra de rio; a segunda secagem; a queima a céu aberto; a aspersão com tanino na panela ainda em brasa.

    “Ao fotografar essas etapas, pude perceber o quanto dinâmico e sensível é esse saber cultural. Muito mais que moldar o barro, dão forma a uma cultura que é rica de significados para a história de vida daquela comunidade. Em cada foto é visível a dedicação, o respeito, a seriedade e o orgulho das pessoas em exercerem esse ofício, reverberando um sentido de pertencimento e identidade”, comenta a fotógrafa, artista plástica e mestre em Ensino de Arte, Elô Rossoni, autora da mostra.

    Assim, a proposta da exposição é representar esses ícones da cultura capixaba, por meio do olhar da lente da fotógrafa, que traduz em imagens a dinâmica e a autenticidade de tais manifestações, colaborando para o seu reconhecimento e permanência.

    Serviço
    Local: 9º Andar do Ed. Minas da Cidade Administrativa (Rod. Papa João Paulo II, 4001, Serra Verde - BH)
    Duração: 14 a 18 de outubro, em exposição ao longo de todos os dias
    Entrada: Gratuita

    CONECTE-SE CONOSCO

    Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

    Rodovia Papa João Paulo II, 4143
    Ed. Minas - 8º andar
    CEP: 31630-900

    • dummy+55 (31) 3916-8759 / 3916-8695

    • dummy faleconosco@uemg.br

    Assine

    Digite seu e-mail e enviaremos mais informações

    © 2019 UEMG

    Search