EVENTOS UEMG

• 9:00 am - 6:00 pm
    • Unidade:

Sobre o Evento

O Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação e Saúde (NEPES), da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG – Unidade Barbacena, convida a todos os interessados para o “CURSO DE CAPACITAÇÃO EM PREVENÇÃO E POSVENÇÃO AO SUICÍDIO”. O curso destinado aos profissionais de saúde, educação e segurança será realizado no dia 23 de setembro de 2019, no Auditório do IFET, de 9h às 18h. Inscrições pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeURsKRjsAbGe1yEAqWjms_LMq3KandGbQ-H9ycVtPXAs1e5g/viewform.

O Curso de Capacitação é parte das atividades da Campanha do “SETEMBRO AMARELO”, mês voltado para a prevenção do suicídio na agenda da saúde pública. O evento tem como apoiadores a Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM, Prefeitura Municipal e a Polícia Civil de Barbacena. A organização do evento conta ainda com a supervisão da professora Michelle Alexandra Gomes Alves e o professor Jorge de Assis Costa docentes da UEMG e com alunas do curso de Pedagogia da Unidade de Barbacena.

De acordo com os Professores o evento alerta para a necessidade de discutir com a população sobre os fatores de risco e fatores protetivos, para assim, fomentar ações de promoção e valorização da vida e prevenção ao suicídio. Visto que, o Ministério da Saúde afirma no seu Boletim Epidemiológico nº30, v.48, de 2017 que “[...] falar de forma responsável sobre o fenômeno do suicídio opera muito mais como um fator de prevenção do que como fator de risco, podendo, inclusive, se contrapor a suas causas”. Assim, inserir esse diálogo na pauta universitária, de forma ética, educativa e responsável, conscientiza e estimula a prevenção de novos casos, contribuindo para reverter o quadro atual de violência autoinfligida, que mata, anualmente, no mundo, cerca de 800 mil pessoas.

CONECTE-SE CONOSCO