Dúvidas Frequentes - EaD

Dúvidas Frequentes

1) O que é educação a distância ou EaD?
    Entende-se como educação a distância a modalidade educacional que enfatiza o processo ensino-aprendizagem, no qual a mediação didático-pedagógica ocorre com a utilização de meios e tecnologias de comunicação e informação entre professores e estudantes, desenvolvendo atividades educativas em lugares e tempos diversos.

Nesse contexto, a UEMG como Universidade multicampi se apropria de conceitos e metodologias acerca dessa modalidade de ensino para ampliar seu campo de atuação em nível de graduação, pós-graduação e extensão.

2) O que é ambiente virtual de aprendizagem ou ava?
    O Ambiente de Virtual de Aprendizagem, também conhecido como AVA, é a plataforma virtual utilizada para realização de cursos ofertados nas modalidades a distância e semipresenciais. Neste ambiente ocorrem as interações entre professores, tutores e alunos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.

3) O que é Moodle?
    Moodle é o sistema da plataforma virtual utilizada para realização de cursos ofertados nas modalidades a distância e semipresenciais. O termo Moodle significa "Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment" ou Ambiente de aprendizagem modular dinâmico e orientado. É um software livre de apoio à aprendizagem em ambientes virtuais e se tornou mundialmente popular entre educadores. O sistema permite a administração de cursos virtuais, com páginas para disciplinas, grupos de trabalho e comunidades de aprendizagem.

4) Quais os cursos ofertados a distância pela Universidade?
    A UEMG oferta cursos em nível de graduação, pós-graduação e extensão na modalidade a distância e semipresencial.

Por meio de convênio com a Universidade Aberta do Brasil – UAB, a UEMG, oferta cursos de graduação em Pedagogia - licenciatura e Administração Pública - bacharelado, e dois cursos de Pós-graduação Lato Sensu – Gestão Pública e Gestão Pública Municipal.

Em nível de extensão, a Universidade oferta cursos para a comunidade acadêmica abordando temáticas diversas.

5) Como ingressar nos cursos EaD da UEMG?
    Para ingressar nos cursos ofertados a distância pela UEMG, o interessado deve acompanhar o calendário e a abertura de editais de vestibular - para cursos de graduação, editais de seleção – para cursos de pós-graduação lato sensu, ou no caso da extensão, atentar-se aos avisos nas Unidades Acadêmicas e demais informações disponíveis no site www.uemg.br . O candidato deve realizar inscrição e atender aos critérios definidos no processo seletivo para ingressar nos cursos.

6) Os cursos de graduação são 100% a distância ou existem encontros presenciais nos cursos?
    Em acordo com a Resolução CNE/CES 1/2016, que estabelece Diretrizes e Normas Nacionais para a Oferta de Programas e Cursos de Educação Superior na Modalidade a Distância, os cursos de graduação e pós-graduação ofertados pela UAB/UEMG na modalidade a distância possuem encontros presenciais previstos no projeto pedagógico do curso e no calendário do curso. Desta forma, os encontros ocorrem em dias previamente agendados nos polos da UEMG.

7) O que são polos?
    Os polos de educação a distância são locais devidamente credenciados pelo MEC, UEMG e UAB para o desenvolvimento presencial de atividades pedagógicas e administrativas relativas aos cursos e programas ofertados a distância. É no polo que o estudante terá as atividades de tutoria presencial, biblioteca, laboratórios, avaliação (provas, exames, etc.) e poderá utilizar toda a infraestrutura tecnológica para contatos com a instituição.

8) Quais são os polos da EaD UEMG?
    Para saber quais são e os cursos ofertados pela UEMG em cada um deles, acesse Polos EaD UEMG.

9) Como acessar o ambiente virtual de aprendizagem?

Para ter acesso ao ambiente virtual de aprendizagem da UEMG, siga as orientações disponíveis neste infográfico.

10) Qual o contato da educação a distância da UEMG?

Para realizar contato com a Coordenadoria de Educação a Distância, envie e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou envie uma mensagem por meio do Fale Conosco online ou e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

UEMG

Belo Horizonte - MG