Vestibular 2018 UEMG
  < inicial < notícias espacador
+ notícias
 

Com participação da UEMG, Minas Gerais sedia segunda edição da FINIT

30/10/2017

Foto: Gabriel Maciel/Sedectes - atualizada a partir de matéria do Portal Sedectes



Cinco projetos da Universidade integram seu estande durante a realização da segunda edição da FINIT (Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia), que será realizada de 31 de outubro a 4 de novembro, no Expominas (Av. Amazonas, 6200 – Gameleira), em Belo Horizonte.

A UEMG ocupará um espaço de 20x3m, no qual se distribuirão cerca de 20 pessoas, entre professores e estudantes, para apresentação interativa de projetos que vêm das Unidades Carangola (dois deles), João Monlevade, Ubá e Belo Horizonte (Escola de Design).

A responsável pela participação da UEMG no evento, a analista universitária da Reitoria Taiciane Rocha, afirma que os projetos participantes se destacam pela temática relacionada ao evento e também pela capacidade de interação que proporcionam com os visitantes: “Teremos projetos de Robótica e do Librário de Matemática, que proporcionarão a interação com os visitantes”, conta.

Ela afirma que a UEMG participa do evento desde sua primeira edição e que neste ano a visibilidade estará maior, tornando-se uma vitrine privilegiada não somente dos projetos desenvolvidos, como da própria Universidade.

Ticiane relembrou, ainda, que a participação da UEMG no ano anterior aproximou a Universidade das empresas particulares: “Na edição passada trouxemos uma impressora 3D, pertencente à Escola de Design, e isso despertou a atenção de diversos empresários, que vislumbraram a possibilidade de parcerias futuras entre as instituições”.

O estande da UEMG e dos demais participantes poderão ser visitados de segunda a sexta-feira, entre as 9h e 19h e no sábado, das 9h às 17h.

MAIS SOBRE A FEIRA

Depois do grande sucesso de sua primeira edição em 2016, a FINIT (Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia) retorna este ano ao Expominas, em Belo Horizonte, ainda maior e com mais conteúdo. A Feira vai reunir, em um só lugar, grandes e consolidados eventos e palestrantes nacionais e internacionais, além de um público bem diverso, composto por startups, empresas, estudantes, pesquisadores, empreendedores, profissionais da área de tecnologia e demais interessados. A FINIT abrigará, na edição de 2017, a segunda Campus Party Minas Gerais; a Arena de Negócios, que promete conectar grandes empresas e startups; a Arena Experience, que vai promover uma série de atividades de divulgação científica por parte de centenas de instituições nacionais; e a Arena Criativa, um ambiente dedicado à criatividade e a inovação.

Serão cinco dias com programação simultânea em mais de 15 palcos, totalizando cerca de 500 horas de conteúdos ofertados por palestrantes nacionais e internacionais; centenas de encontros de negócios e diversos painéis com youtubers e influenciadores digitais. Uma área de mais de 18 mil m² toda dedicada ao conhecimento, geração de negócios e imersão tecnológica, prosperando o ecossistema mineiro. “Queremos transformar o novo modelo de desenvolvimento econômico. O Governo de Minas Gerais trabalha para uma economia de inovação com foco no empreendedorismo”, destacou o secretário Miguel Corrêa.

Na programação, destaca-se a segunda edição da Campus Party Minas Gerais. O evento é considerado a maior experiência tecnológica do mundo nas áreas de ciência, criatividade, games, empreendedorismo e entretenimento digital. Realizada de 01 a 05/11 dentro da FINIT, a CPMG2 contará com camping, caravanas, maratonas, desafios tecnológicos, palestras, conferências, workshops, atividades e hackathons. Em 2016, a primeira edição mineira da Campus Party contou com cerca de 4,5 mil visitantes e mais de 300 horas de conteúdo.

Grande novidade desta edição, a parceria entre o P7 Criativo e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) resultará na Arena Criativa. O espaço é destinado para pessoas de todas as idades que, através da economia criativa, desejem gerar negócios, trocar experiências e formar parcerias locais.  Na ocasião, serão oferecidas oficinas “DIY – Do It Yourself” em vários setores – ciências, artesanato, engenharia, design, música, robótica, tecnologia, artes e cultura.

No dia 02 de novembro, a Arena Criativa sediará uma versão reduzida da maior feira de invenções do mundo, a Maker Faire. A Mini Maker Faire Belo Horizonte contará com a exibição de invenções de todo o tipo e atividades da Economia Criativa nas mais diversas áreas e para todas as idades. Entre as atrações estarão oficinas de arduino, eletrônica básica, papercraft e LEGO. Laboratórios de programação, exposição de impressoras 3D, máquinas de corte, robôs e humanoides ajudam a compor o espaço.

Dedicada à promoção de atividades de divulgação científica por parte de centenas de instituições nacionais, a Arena Experience será palco de dois grandes eventos: 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e a Tecnofeira Cotemig 2017.

Realizada no Brasil desde 2004, a SNCT visa mobilizar a população em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia, promovendo atividades de divulgação científica por parte de instituições de ensino. Considerado o maior evento de popularização da ciência do país e um dos maiores do mundo, a SNCT mostra, de forma simples, divertida e didática, os avanços da ciência e os resultados do desenvolvimento tecnológico no Brasil e no mundo, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. Em 2017, o tema será: “Matemática está em tudo”.

Visando fortalecer o mercado de Tecnologia e Inovação na capital mineira, a Tecnofeira Cotemig acontece há 23 anos. Responsável por revelar talentos da ciência e da tecnologia, a iniciativa é uma oportunidade de a sociedade conhecer soluções em informática a baixo custo, além de propiciar visibilidade aos estudantes e seus projetos diante de grandes empresários.

Já com foco em conectar grandes empresas e startups, a Arena de Negócios será palco de diversos eventos. Um dos destaques é o Movimento 100 Open Startups - principal plataforma de conexão entre startups e empresas. Atualmente, o movimento reúne mais de 400 grandes empresas e 4 mil executivos que se conectam e colaboram com as propostas cadastradas. Durante a feira, teremos desafios temáticos sugeridos pela rede de grandes empresas do país e encontros com foco na geração de negócios.

Também na Arena de Negócios, a 16ª Conferência de Inovação Anpei é outra atração imperdível que integra a feira. Discutindo o tema “Vivendo a inovação em um mundo em transformação”, o evento ofertará palestras com especialistas nacionais e internacionais, painéis simultâneos, experimentações, networking e apresentações de cases de inovação. Dentre a programação, estarão painéis sobre os programas da Anpei, como o iTec, o Anpei Exchange, o Cebrabic (Centre for Europe-Brazil Business Innovation Cooperation) e os Comitês Temáticos.

Durante a FINIT ainda será realizado, na Arena de Negócios, o II Seminário Mineiro de Pesquisa e Inovação em Turismo (II SEMPIT), de forma a suscitar discussões referentes ao impacto do turismo como atividade de desenvolvimento socioeconômico em Minas Gerais, para que seja possível auxiliar efetivamente na criação e monitoramento de políticas voltadas ao setor.

Ainda se destacam na programação da Arena de Negócios: o Fórum Aeroespacial 2017; o She’s Tech, projeto que visa fortalecer a presença feminina no ecossistema de tecnologia e inovação; o Boost Acelerator, reunindo aceleradoras e investidores nacionais e internacionais para gerar negócios; o Inforuso 2017 – evento que se propõe a discutir os temas mais relevantes e atuais do setor de Tecnologia da Informação, colocando Minas Gerais em evidência no cenário tecnológico; e o Projeto de Difusão do Minas Digital, programa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais – SEDECTES. A Arena contará com palcos com nomes de programas do Governo Estadual (Seed, Meu Primeiro Negócio, Hub, Uaitec) e comunidades empreendedoras de Minas, além de promover apresentação de cases desses projetos.

Além dos eventos, os palestrantes são uma atração à parte. Algumas presenças já confirmadas: Rony Meisler (CEO do Grupo Reserva) com o painel “Da garagem para o sucesso: como a Reserva se transformou em uma das maiores marcas de moda do Brasil”; Eduardo Lins (Co-fundador da Movile) com uma discussão sobre “História da expansão global e inovação da Movile”; além de Mary Spio (Fundadora e CEO da CEEK VR), Tracy Mann (Consultora SXSW) e Cezar Taurion Chede (sócio Kick Ventures, PWC).
O evento é organizado pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes).

ASSESSORIA DE COMUNICACAO SOCIAL

 

 

 

 

 

 

 

CURSOS

Busca rápida pelos cursos oferecidos

INTERNACIONALIZAÇÃO

Internacional
Intercâmbio


Institucional
Missão, Valores e História
Objetivo Operacional
Integração Institucional
Composição de Conselhos
Organograma
Quem é quem
Comissão de Ética
Horário de Funcionamento
Legislação Referente à UEMG
Telefones Úteis
Campus da UEMG BH
Internacional
Manual de Identidade Visual

Ensino
Alunos Matriculados
CENPA
Diplomas Registrados
Documentos
Ensino nas Unidades
Estágio
Matrículas
NAE - Apoio ao Estudante
PIBID
Sistema Acadêmico
Registro de Diplomas
Relação de Professores
Processo Seletivo
Pré-Inscrição
PROCAN
Vestibular
SiSU
Obtenção de Novo Título
Transferência
COPEPS
Anos Anteriores

Pós-Graduação
Pós-Graduação nas Unidades
Legislação
Auxílios
Formulários e Relatórios
Bolsas para Docentes e Técnicos Administrativos
Orgãos de Fomento
Programas
Apoio a Participação de Docentes em Eventos

Pesquisa
Pesquisa nas Unidades
Projetos de Pesquisa desenvolvidos na UEMG
Programas de Bolsas
Programa de Apoio à Pesquisa e Pós-graduação
Formulários e Documentos
Orgãos de Fomento
Editais
Grupos de Pesquisa - CNPq
Catálogo de Publicações
Boletim de Pesquisa
Seminários
NIT - Inovação Tecnológica
Comitê de Ética
Extensão
Extensão nas Unidades
Siga (Extensão)
Programas Institucionas de Extensão
Documentos
Editais
Semana UEMG
JUEMG
Congressos da Extensão
Encontro de Extensão
CENDRHE

EAD
Cursos a Distância
Polos de EAD
Programas
Ambiente Virtual

Gestão
Plano de Gestão
Acordo de Resultados
Formulários
Ambientação
Diário Oficial (IOF)
Servidor
Concurso Docente
Fornecedor

Intercâmbio
Convênios Internacionais
Línguas Estrangeiras
Formulários
Apoio e Fomento
Dúvidas Frequentes
Programa Ciência sem Fronteiras
Serviços
Cursos
Biblioteca
Emissão de DAE
Tabela de Serviços

Programas e Ações
PROCAN
PROUEMG

Transparência
Auditorias
Repasses ou Transferências de Recursos
Despesas
Licitações e Contratos
CPA
Formulário de Solicitação de Informação
Informações Classificadas

Noticias
Acontece na UEMG
Agenda
Editais
Resoluções/Atas
Palavra do Reitor
Café com o Reitor
Busca Avançada

Publicações
Editora UEMG
Periódicos UEMG
Audio
Galerias de Fotos
Vídeos

UEMG na Web
Facebook UEMG Twitter UEMG YouTube UEMG

UEMG no
Google

Acesso Rápido
Unidades
Aluno
Professor

Ferramentas
Acessibilidade
Ajuda
Dúvidas Freqüentes
Fale Conosco
Intranet
Mapa do Sítio
Webmail

English English Version

 

 
UEMG
UEMG Universidade Estadual, Pública, Gratuita e Multicampi  
Rodovia Papa João Paulo II, 4143 - Ed. Minas - 8º andar -  Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves - Bairro Serra Verde - Belo Horizonte - MG - CEP: 31.630-900 - Tel: +55 (31) 3916-0471
Aspectos legais e Responsabilidades