UEMG
  < inicial < notícias espacador
+ notícias
 

VESTIBULAR UEMG 2018 | 5ª Edição do Encontro com o Autor aproxima candidatos da cultura mineira

14/12/2017

com informações e fotos do Instituto AOCP


O Centro de Convenções e Eventos da Associação Médica de Minas Gerais, na região Central de Belo Horizonte, foi o palco da quinta edição do “Encontro com o Autor”, que recebeu este ano o autor mineiro Carlos Herculano Lopes, que teve sua obra literária A Dança dos Cabelos indicada para o Vestibular UEMG 2018.

Com um auditório repleto de vestibulandos e interessados em literatura, Lopes encantou a plateia com sua simpatia e saborosas histórias de escritor. Falou ainda sobre os desafios da profissão, dos caminhos do fazer literário, o processo criativo e sobre a importância da leitura em sua vida.

Carlos Herculano falou um pouco da sua trajetória pessoal, da vinda para Belo Horizonte, da carreira, do trabalho homérico que é escrever romances. Sempre destacava em sua fala a importância de se ter foco e objetivo. Cada cena de sua história revela-se uma oportunidade para reflexão sobre a própria trajetória.
O vídeo completo do encontro com Carlos Herculano está no final desta matéria.

A mesa de abertura da solenidade contou com a presença do reitor da UEMG, professor Dijon Moraes Júnior, que apresentou os números da Universidade aos presentes e ressaltou a importância da realização do projeto, que já se tornou parte do calendário do Vestibular UEMG e afirmou sua amizade com o autor, compartilhando igualmente alguns causos vividos com o amigo.

Moraes Júnior afirmou que, apesar de jovem, a UEMG possui um belo caminho pela frente. Um caminho de prosperidade, credibilidade e solidez no cenário nacional da educação nacional e destaca que a instituição, com seus 146 cursos de Ensino Superior, sendo 117 na graduação e 29 na pós-graduação, está posicionada como a terceira maior Universidade pública de Minas Gerais.

Ao mencionar que a UEMG conta hoje com mais de 21.000 estudantes e que essa demanda vem crescendo ano após ano, o reitor ressalta o posicionamento e a representatividade da Universidade em Minas Gerais, informando que “a UEMG está presente em 21 cidades de Minas Gerais, sendo 16 no formato presencial e mais 5 cidades no formato à distância. Sendo a única Universidade com essa capilaridade no estado”.

Outro ponto destacado pelo reitor e bem recebido pelos candidatos participantes do evento faz relação com o papel social da universidade. Dijon demonstrou seu orgulho ao informar que "74% dos seus estudantes são oriundos da escola pública e esse resultado representa um verdadeiro recorde para o estado e também para o país. Resultado que é fruto de muito trabalho e planejamento", comenta o reitor que informou também, que a UEMG foi a primeira universidade do estado a implementar o Regime de Cotas.

A pró-reitora de Ensino da UEMG, Elizabeth Munaier, também compôs a mesa de abertura e igualmente destacou para os presentes o privilégio de se contar com a presença de um autor e com suas reflexões sobre a própria obra.

A mediação do encontro foi realizada pelo professor Agostinho Vieira Neto, que fez um resumo competente da obra e teceu análises que servirão como apontamentos dos estudos dos presentes.

A idealizadora do projeto Encontro com o Autor, que também responde pela Comissão para Acompanhamento e Avaliação do Vestibular (Coaave), a analista Márlei Glória Fernandes, afirma que o intuito do projeto transcende a aproximação do autor com sua obra: “O intuito é também aproximar o cidadão com o próprio ato de leitura, especialmente os mais jovens”, afirma. “Sabemos que as gerações mais novas têm lido cada vez menos, que buscam apenas resumos na internet e esse imediatismo tira deles a experiência plena da leitura”.

Ela ainda afirma que o êxito do projeto tem despertado até mesmo o interesse de outras instituições de ensino superior em adaptar eventos similares para seus calendários. “O Encontro cumpre muito bem esse papel de aproximação da literatura e candidatos”. Se ela está correta nessa análise? A fila que se formou após o evento para que os presentes obtivessem os livros, autógrafos e as contemporâneas selfies com o autor, confirma o sucesso do evento junto ao autor, que agradeceu pacientemente pela generosidade dos presentes.

Além do livro A Dança dos Cabelos, também foi indicado como obra literária para o Vestibular da UEMG 2018 o livro As Melhores histórias de Fernando Sabino: 50 textos escolhidos pelo autor.

Sobre o autor
Carlos Herculano Lopes, é jornalista e escritor.
Nasceu na cidade de Coluna, no Vale do Rio Doce, Minas Gerais e começou a escrever ainda criança, aos 11 anos.

Em Belo Horizonte, se formou em Comunicação Social e em 1987, conquistou o Prêmio Lei Sarney, como autor-revelação. Também, dois de seus romances, Sombras de julho e O vestido foram levados ao cinema.

Carlos Herculano estreou na literatura em 1980, aos 24 anos, com a edição independente de O Sol nas Paredes, livro de contos que o próprio autor se encarregava de vender em bares e faculdades. Seu segundo livro foi Memórias da Sede, também de contos e o terceiro livro foi o romance A Dança dos Cabelos (1984), escolhido como uma das 2 obras para o Vestibular UEMG 2018.

Sinopse da Dança dos Cabelos
O romance traz, retalhos das histórias de três mulheres, três Isauras: avó, mãe e filha, entrelaçados de tal forma a resultar em uma só história da vida de apenas uma personagem, perseguida pela violência que marcou a três gerações que a construíram. Assim, o autor nos revela, com extrema suavidade e sem passar por lugares comuns, a dança da vida.


Clique para assistir na íntegra o vídeo do Encontro com Carlos Herculano Lopes, autor de A Dança dos Cabelos
 

ASSESSORIA DE COMUNICACAO SOCIAL

 

 

 

 

 

 

 

CURSOS

Busca rápida pelos cursos oferecidos

INTERNACIONALIZAÇÃO

Internacional
Intercâmbio


Institucional
Missão, Valores e História
Objetivo Operacional
Integração Institucional
Composição de Conselhos
Organograma
Quem é quem
Comissão de Ética
Horário de Funcionamento
Legislação Referente à UEMG
Telefones Úteis
Campus da UEMG BH
Internacional
Manual de Identidade Visual

Ensino
Alunos Matriculados
CENPA
Diplomas Registrados
Documentos
Ensino nas Unidades
Estágio
Matrículas
NAE - Apoio ao Estudante
PIBID
Sistema Acadêmico
Registro de Diplomas
Relação de Professores
Processo Seletivo
Pré-Inscrição
PROCAN
Vestibular
SiSU
Obtenção de Novo Título
Transferência
COPEPS
Anos Anteriores

Pós-Graduação
Pós-Graduação nas Unidades
Legislação
Auxílios
Formulários e Relatórios
Bolsas para Docentes e Técnicos Administrativos
Orgãos de Fomento
Programas
Apoio a Participação de Docentes em Eventos

Pesquisa
Pesquisa nas Unidades
Projetos de Pesquisa desenvolvidos na UEMG
Programas de Bolsas
Programa de Apoio à Pesquisa e Pós-graduação
Formulários e Documentos
Orgãos de Fomento
Editais
Grupos de Pesquisa - CNPq
Catálogo de Publicações
Boletim de Pesquisa
Seminários
NIT - Inovação Tecnológica
Comitê de Ética
Extensão
Extensão nas Unidades
Siga (Extensão)
Programas Institucionas de Extensão
Documentos
Editais
Semana UEMG
JUEMG
Congressos da Extensão
Encontro de Extensão
CENDRHE

EAD
Cursos a Distância
Polos de EAD
Programas
Ambiente Virtual

Gestão
Plano de Gestão
Acordo de Resultados
Formulários
Ambientação
Diário Oficial (IOF)
Servidor
Concurso Docente
Fornecedor

Intercâmbio
Convênios Internacionais
Línguas Estrangeiras
Formulários
Apoio e Fomento
Dúvidas Frequentes
Programa Ciência sem Fronteiras
Serviços
Cursos
Biblioteca
Emissão de DAE
Tabela de Serviços

Programas e Ações
PROCAN
PROUEMG

Transparência
Auditorias
Repasses ou Transferências de Recursos
Despesas
Licitações e Contratos
CPA
Formulário de Solicitação de Informação
Informações Classificadas

Noticias
Acontece na UEMG
Agenda
Editais
Resoluções/Atas
Palavra do Reitor
Café com o Reitor
Busca Avançada

Publicações
Editora UEMG
Periódicos UEMG
Audio
Galerias de Fotos
Vídeos

UEMG na Web
Facebook UEMG Twitter UEMG

UEMG no
Google

Acesso Rápido
Unidades
Aluno
Professor

Ferramentas
Acessibilidade
Ajuda
Dúvidas Freqüentes
Fale Conosco
Intranet
Mapa do Sítio
Webmail

English English Version

 

 
UEMG
Universidade Estadual, Pública, Gratuita e Multicampi  
Rodovia Papa João Paulo II, 4143 - Ed. Minas - 8º andar -  Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves - Bairro Serra Verde - Belo Horizonte - MG - CEP: 31.630-900 - Tel: +55 (31) 3916-0471
Aspectos legais e Responsabilidades