Vestibular 2018  Sisu 2018 UEMG
  < inicial < notícias espacador
+ notícias
 

Mais notícias sobre o CONDAS, que marca a criação de novo espaço de diálogo do movimento estudantil da UEMG

15/12/2017

Assessoria de Comunicação – UEMG Unidade Divinópolis

Dando sequência à matéria do dia 11 sobre a realização do I CONDAS - Conselho dos Diretórios Acadêmicos da UEMG, o texto abaixo traz mais detalhes sobre o evento.

Prestes a completar um ano e meio de atividades, a gestão do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UEMG colocou em prática, entre os dias 8 e 10 de dezembro, uma das principais propostas do plano de trabalho da entidade: a organização do 1º Conselho dos Diretórios Acadêmicos da Universidade (CONDAS). O encontro, ocorrido na Unidade Divinópolis, buscou discutir, com os representantes dos diretórios acadêmicos (DAs) da UEMG, o tema “Defesa da Universidade pública: assistência para permanecer”.

Fotos: Elvis Gomes | Assessoria de Comunicação – UEMG Unidade Divinópolis


Segundo a coordenadora-geral do diretório Jéssica Marroques, o evento marcou um importante momento na história dos recém-criados DAs da Universidade. “Desde que a gente assumiu o DCE [o diretório ficou inativo durante cerca de 20 anos e foi retomado em julho do ano passado, durante o 1º Congresso dos Estudantes da UEMG (CONUEMG), realizado em Belo Horizonte], várias conjunturas, inclusive nacionais e estaduais, apresentaram a necessidade de uma presença mais forte dentro das entidades de base. Então, desde o início da nossa gestão, a gente teve, entre outras, a tarefa de acompanhar o processo de consolidação dos DAs da Universidade”, enfatizou Jéssica, que é estudante de Artes Visuais na Escola de Design, em Belo Horizonte.

De acordo com a estudante, o encontro teve o objetivo de criar um espaço de diálogo do movimento estudantil. “Nossa ideia era realizar o CONDAS no início do ano, mas não conseguimos porque, naquele momento, os DAs estavam começando a ser formados. Além disso, havia muitas outras agendas, como o Programa de Assistência Estudantil, por exemplo”, ressaltou Jéssica. “Desta forma, acho que foi um espaço muito bom para o diálogo dos DAs. A gente conseguiu falar bastante sobre as nossas necessidades enquanto estudantes. Os DAs também conseguiram colocar, em todos os espaços, aquilo que pensam e acreditam e quais são as suas demandas e propostas”, completou.



Diferentes realidades
O presidente do DA da UEMG Divinópolis, Samuel Santiago, enfatizou a importância do Conselho. “Quando fomos convidados a sediar o CONDAS, ficamos muito felizes porque receber o Conselho significa receber novas visões da Universidade. O CONDAS permite que a gente compreenda as diferentes realidades das Unidades da UEMG e crie pautas em comum para lutarmos de forma unificada”, apontou Samuel, estudante de História na Unidade. “E isso é muito importante para legitimar o DA como instituição autônoma, que tem uma capilaridade política interessante e que está lutando para tentar fazer a diferença no movimento estudantil. Estamos unindo forças para transformar esta realidade que é a nossa Universidade”, acrescentou.

O encontro
O primeiro dia do evento foi voltado para o acolhimento das delegações de estudantes.



Já no segundo dia, no período da manhã, aconteceu a mesa de conjuntura (foto acima), que contou com a participação de Ana Júlia Guedes, estudante de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e diretora de Cultura da União Nacional dos Estudantes (UNE). “Para a UNE, é muito importante participar de um espaço como este porque ele sinaliza o que queremos construir para os próximos anos: uma UNE que, de fato, esteja com os estudantes, nos territórios, nas universidades”, ressaltou Ana Júlia. Jéssica Marroques também participou da mesa, como coordenadora-geral do DCE da UEMG e como diretora de Políticas Educacionais da União Estadual dos Estudantes de Minas Gerais (UEE-MG).



No período da tarde, ocorreram duas mesas. A primeira, sobre o tema “Assistência e permanência na UEMG”, contou com a participação de Jéssica Marroques e do também coordenador-geral do DCE da UEMG Kauê Pinto, estudante de Direito da UEMG Passos. A outra mesa (foto acima) realizou um debate sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e contou com a participação de João Guilherme Gualberto, estudante de Ciências Sociais e coordenador do DCE da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas); Roberta Mazer, estudante de Ciências Biológicas da UEMG Carangola e integrante do Pró-DA Resiliência; e Amanda de Freitas Maciel, estudante de História e diretora de Assistência Estudantil do DA da UEMG Divinópolis.



Na manhã do último dia do evento, foi realizada a mesa “A importância das entidades de base e entidades gerais do movimento estudantil” (foto acima), da qual participaram Sabrina Canuto, estudante de Direito na UEMG Diamantina e secretária do DCE da UEMG; Tatiana Braz, estudante de Jornalismo e vice-presidente de Ensino, Pesquisa e Extensão do DA da UEMG Divinópolis; Marcela Soares, estudante de Gestão Pública e coordenadora-geral do DA da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) da UFMG; e Thainá Nogueira, estudante de Jornalismo e presidente do DCE da PUC Minas.

À tarde, os representes dos movimentos estudantis da UEMG apresentaram os problemas de cada Unidade e participaram de grupos de trabalhos sobre temas como arte e cultura; segurança; saúde e acessibilidade; apoio jurídico e ouvidoria; ensino, pesquisa e extensão; e assistência estudantil.

Durante o encontro, foram realizadas diversas atividades culturais, entre as quais cortejos voltados para as comunidades de mulheres, negros e LGBT.

No encerramento, os participantes elaboraram uma carta, que será divulgada na página do DCE da UEMG no Facebook (www.facebook.com/dceuemg/).

Além da Unidade Divinópolis, participaram do evento representantes dos movimentos estudantis da Escola de Design, da Escola de Música, da Escola Guignard, da Faculdade de Políticas Públicas (FAPP) e das Unidades de Campanha, Carangola, Diamantina, Ituiutaba, João Monlevade, Leopoldina, Passos, Poços de Caldas e Ubá.

O evento contou com o apoio da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (FADECIT).

Homenagem
Nesta primeira edição do evento, o CONDAS homenageou a militante e ativista política Walkíria Afonso Costa (1947-1974). Nascida em Uberaba (MG), ela foi integrante do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e estudou Pedagogia na UFMG, onde atuou no movimento estudantil.  Juntou-se, no início da década de 1970, à guerrilha armada contra a ditadura militar estabelecida na região do Araguaia, no Estado do Pará, onde foi capturada, torturada e assassinada. 

Walkíria é uma das homenageadas do projeto Mulheres Cabulosas da História, cujo objetivo é realizar, por meio de releituras fotográficas, o resgate da vida de mulheres corajosas que transformaram a história da humanidade. Algumas imagens do projeto foram expostas durante o CONDAS.


DIVINÓPOLIS

 

 

 

 

 

 

 

CURSOS

Busca rápida pelos cursos oferecidos

INTERNACIONALIZAÇÃO

Internacional
Intercâmbio


Institucional
Missão, Valores e História
Objetivo Operacional
Integração Institucional
Composição de Conselhos
Organograma
Quem é quem
Comissão de Ética
Horário de Funcionamento
Legislação Referente à UEMG
Telefones Úteis
Campus da UEMG BH
Internacional
Manual de Identidade Visual

Ensino
Alunos Matriculados
CENPA
Diplomas Registrados
Documentos
Ensino nas Unidades
Estágio
Matrículas
NAE - Apoio ao Estudante
PIBID
Sistema Acadêmico
Registro de Diplomas
Relação de Professores
Processo Seletivo
Pré-Inscrição
PROCAN
Vestibular
SiSU
Obtenção de Novo Título
Transferência
COPEPS
Anos Anteriores

Pós-Graduação
Pós-Graduação nas Unidades
Legislação
Auxílios
Formulários e Relatórios
Bolsas para Docentes e Técnicos Administrativos
Orgãos de Fomento
Programas
Apoio a Participação de Docentes em Eventos

Pesquisa
Pesquisa nas Unidades
Projetos de Pesquisa desenvolvidos na UEMG
Programas de Bolsas
Programa de Apoio à Pesquisa e Pós-graduação
Formulários e Documentos
Orgãos de Fomento
Editais
Grupos de Pesquisa - CNPq
Catálogo de Publicações
Boletim de Pesquisa
Seminários
NIT - Inovação Tecnológica
Comitê de Ética
Extensão
Extensão nas Unidades
Siga (Extensão)
Programas Institucionas de Extensão
Documentos
Editais
Semana UEMG
JUEMG
Congressos da Extensão
Encontro de Extensão
CENDRHE

EAD
Cursos a Distância
Polos de EAD
Programas
Ambiente Virtual

Gestão
Plano de Gestão
Acordo de Resultados
Formulários
Ambientação
Diário Oficial (IOF)
Servidor
Concurso Docente
Fornecedor

Intercâmbio
Convênios Internacionais
Línguas Estrangeiras
Formulários
Apoio e Fomento
Dúvidas Frequentes
Programa Ciência sem Fronteiras
Serviços
Cursos
Biblioteca
Emissão de DAE
Tabela de Serviços

Programas e Ações
PROCAN
PROUEMG

Transparência
Auditorias
Repasses ou Transferências de Recursos
Despesas
Licitações e Contratos
CPA
Formulário de Solicitação de Informação
Informações Classificadas

Noticias
Acontece na UEMG
Agenda
Editais
Resoluções/Atas
Palavra do Reitor
Café com o Reitor
Busca Avançada

Publicações
Editora UEMG
Periódicos UEMG
Audio
Galerias de Fotos
Vídeos

UEMG na Web
Facebook UEMG Twitter UEMG YouTube UEMG

UEMG no
Google

Acesso Rápido
Unidades
Aluno
Professor

Ferramentas
Acessibilidade
Ajuda
Dúvidas Freqüentes
Fale Conosco
Intranet
Mapa do Sítio
Webmail

English English Version

 

 
UEMG
UEMG Universidade Estadual, Pública, Gratuita e Multicampi  
Rodovia Papa João Paulo II, 4143 - Ed. Minas - 8º andar -  Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves - Bairro Serra Verde - Belo Horizonte - MG - CEP: 31.630-900 - Tel: +55 (31) 3916-0471
Aspectos legais e Responsabilidades