UEMG
  < inicial < notícias espacador
+ notícias
 

VESTIBULAR UEMG 2018 | Provas específicas de Música e de Artes Plásticas aconteceram no último fim de semana

19/12/2017

com informações do Instituto AOCP
foto - arquivo ASCOM UEMG


Mais de 460 candidatos foram convocados a participar das provas de habilidades específicas, realizadas nos dias 16 e 17 de dezembro, para o processo seletivo da Universidade do Estado de Minas Gerais.

A etapa de provas específicas é realizada antes das Provas Gerais e é exclusiva para os candidatos aos cursos de Música e de Artes Plásticas, todos oferecidos somente no Campus Belo Horizonte.

De caráter eliminatório e classificatório, visam à análise de alguns critérios fundamentais para o processo de seleção para os cursos que possuem uma demanda altamente criativa. No caso das provas para o curso de Artes Plásticas, são avaliadas a relação espacial do candidato, a capacidade de interpretação, habilidade com o material, capacidade gráfica, capacidade de criação e de expressão.

Já para as provas do curso de Música, alguns dos critérios avaliados foram o domínio da leitura musical, fluência na leitura dos nomes de notas e a precisão rítmica. Os candidatos de canto e de instrumentos foram avaliados, executando repertório no seu instrumento de acordo com o edital publicado.

Os resultados das Provas de Habilidades Específicas deverão ser divulgados até o dia 28 de dezembro, na página do Vestibular UEMG 2018.

Os candidatos que forem habilitados nessa etapa continuam a disputar as vagas nos cursos de Música e Artes Plásticas. Aqueles que não conseguirem aproveitamento necessário, ainda podem concorrer ao curso que marcaram como segunda opção no ato da inscrição.

Expectativas e impressões

Wharlen, 23 anos, é vestibulando ao curso de música e comentou que estava muito ansioso pela prova. É a primeira vez em que participa do Vestibular UEMG e afirmou que sua preparação para a prova ocorre desde fevereiro deste ano.
Ele afirmou ainda que sentiu falta de provas teóricas para os candidatos aos cursos de música e finalizou dizendo que, embora difícil, não vê o processo seletivo como sendo algo impossível e que está ainda mais empolgado em continuar seus estudos na área.

Já o candidato Robert, de 17 anos, comentou não estar muito otimista para o vestibular, pois já esperava uma prova relativamente complexa. O candidato também participou pela primeira vez do Vestibular da UEMG e informou que sua preparação vinha acontecendo durante todo o ano, com uma ênfase nos pontos de maior dificuldade para ele. Mesmo com a preparação, ele destacou sua preocupação quanto ao resultado do certame e pontuou dizendo que todo o processo transcorreu muito bem.

Se a dúvida é aparente em parte dos candidatos, existem também aqueles que esbanjam confiança. É o caso, por exemplo, do candidato Elias, de 20 anos, que afirmou que, mesmo sem muito tempo para estudar, o conhecimento já adquirido na música o ajudou na hora da prova. Ele considerou que o processo exigiu dos candidatos um conhecimento básico dos conceitos como percepção, noção de tempo e partituras. Sobre o processo seletivo, ele ainda teceu elogios ao certame, dizendo que considera importante testar o nível de conhecimento dos candidatos e que, na opinião dele, não haverá problemas se o nível de dificuldade do processo fosse maior.

De forma geral, o processo transcorreu sem imprevistos, em razão da experiência da comissão organizadora do vestibular conhecedora, do espaço físico e perfil dos candidatos. Segundo a professora da Escola de Música Gislene Marino Costa, os egressos dos cursos de música têm conquistado o mercado de trabalho enquanto instrumentistas e também como professores. Muitos ex-alunos hoje atuam em diversos municípios em posições de liderança nas secretarias de cultura e em escolas públicas e particulares.

VESTIBULAR 2018

 

 

 

 

 

 

 

CURSOS

Busca rápida pelos cursos oferecidos

INTERNACIONALIZAÇÃO

Internacional
Intercâmbio


Comissão de Ética
Horário de Funcionamento
Telefones Úteis
Campus da UEMG BH
Internacional
Manual de Identidade Visual

Ensino
Alunos Matriculados
CENPA
Diplomas Registrados
Documentos
Estágio
Matrículas
NAE - Apoio ao Estudante
PIBID
Sistema Acadêmico
Registro de Diplomas
Processo Seletivo
Pré-Inscrição
PROCAN
Vestibular
SiSU
Obtenção de Novo Título
Transferência
COPEPS

Pós-Graduação
Pós-Graduação nas Unidades
Legislação
Auxílios
Formulários e Relatórios
Bolsas para Docentes e Técnicos Administrativos
Orgãos de Fomento
Programas
Apoio a Participação de Docentes em Eventos

Pesquisa
Pesquisa nas Unidades
Projetos de Pesquisa desenvolvidos na UEMG
Programas de Bolsas
Programa de Apoio à Pesquisa e Pós-Graduação
Formulários e Documentos
Orgãos de Fomento
Editais
Grupos de Pesquisa - CNPq
Catálogo de Publicações
Boletim de Pesquisa
Seminários
NIT - Inovação Tecnológica
Comitê de Ética
Extensão
Extensão nas Unidades
Siga (Extensão)
Documentos
Editais
Semana UEMG
JUEMG
Congressos da Extensão
Encontro de Extensão
CENDRHE

EAD
Cursos a Distância
Polos de EAD
Programas
Ambiente Virtual

Plano de Gestão
Acordo de Resultados
Formulários
Ambientação
Diário Oficial (IOF)
Servidor
Concurso Docente
Fornecedor

Intercâmbio
Convênios Internacionais
Línguas Estrangeiras
Formulários
Apoio e Fomento
Programa Ciência sem Fronteiras
Serviços
Cursos
Biblioteca
Emissão de DAE
Tabela de Serviços

Programas e Ações
PROCAN

Auditorias
Repasses ou Transferências de Recursos
Despesas
Licitações e Contratos
CPA
Formulário de Solicitação de Informação
Informações Classificadas

Noticias
Acontece na UEMG
Agenda
Resoluções/Atas
Palavra do Reitor

Publicações
Editora UEMG
Periódicos UEMG
Audio

UEMG na Web
Facebook UEMG Twitter UEMG

UEMG no
Google

Acesso Rápido
Aluno
Professor

Ferramentas
Acessibilidade
Ajuda
Dúvidas Freqüentes
Fale Conosco
Intranet
Mapa do Sítio
Webmail

English English Version

 

 
UEMG
Universidade Estadual, Pública, Gratuita e Multicampi  
Rodovia Papa João Paulo II, 4143 - Ed. Minas - 8º andar -  Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves - Bairro Serra Verde - Belo Horizonte - MG - CEP: 31.630-900 - Tel: +55 (31) 3916-0471
Aspectos legais e Responsabilidades