Vestibular 2018  Sisu 2018 UEMG
  < inicial < notícias espacador
+ notícias
 

Uol entrevista estudantes aspirantes ao SiSU e destaca interessada em cursos da UEMG

30/01/2018

Fonte: Portal UOL

O MEC (Ministério da Educação) divulgou nesta segunda-feira (29) o nome dos aprovados na chamada regular do Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

Se você é candidato e ao abrir sua página individual no sistema encontrou a a seguinte mensagem: "Você não foi selecionado na chamada regular" em uma ou nas duas opções de curso escolhidas, nem tudo está perdido.

Ainda existe a possibilidade de pleitear uma das vagas que eventualmente não forem preenchidas pelos candidatos aprovados na chamada regular. Para isso, é necessário expressar dentro do próprio sistema o interesse em participar da lista de espera para o curso escolhido.

Os candidatos têm até o dia 7 de fevereiro para se inscreverem na lista de espera. As matrículas dos que foram aprovados na chamada regular começam nesta terça-feira (30) e também vão até o dia 7 de fevereiro.

Por isso, se você foi aprovado na segunda opção de curso, mas tem esperança de que, com a sua nota do Enem, consiga entrar na primeira por meio da lista de espera, dá para fazer a matrícula no curso da segunda opção e mesmo assim se inscrever na lista.

Tayane Ferreira, 29, foi aprovada na segunda opção e ficou em 13º lugar na primeira, de um total de 12 vagas. Vai tentar a lista de espera.
É isso o que a professora de geografia Tayane Ferreira, 29, pretende fazer. Ela foi aprovada no curso de engenharia elétrica na Unifap (Universidade Federal do Amapá), sua segunda opção, mas quer mesmo estudar engenharia civil na mesma instituição. Ela ficou em 13ª e o total de vagas disponibilizadas para o Sisu foi de 12.

"Eu vou me matricular [em engenharia elétrica] e vou esperar a lista da primeira opção. Vou ficar acompanhando tanto no site da universidade quanto no Sisu para ver se vou conseguir entrar", contou. Tayane se disse esperançosa. "A universidade é no Amapá e tem muita gente de outros Estados que se inscreve em cursos concorridos, mas não vem fazer a matrícula. A lista de espera costuma rodar muito", disse ela, que mora em Macapá.

Quem não foi aprovado em nenhuma das opções pode se inscrever na lista de espera de ambas. O MEC adverte, no entanto, que o candidato se certifique de que a manifestação de interesse foi efetivamente realizada. Ao se inscrever na lista, pelo próprio site do Sisu, o sistema emitirá uma mensagem de confirmação.

Se houver algum problema técnico, a recomendação do MEC é que o candidato entre em contato com a instituição por meio do telefone 0800 616161.

A estudante Monique Cristina Fernandes, 17, disse ter ficado muito surpresa ao ver o resultado dela no Sisu. Ela tenta uma vaga de direito na UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais) e colocou como primeira opção o curso no campus de Passos e a segunda, no campus de Frutal. Ela se inscreveu para uma das seis vagas destinadas a candidatos declarados negros, de baixa renda e egressos de escola pública e ficou em sétimo lugar nas duas opções.

Monique Cristina Fernandes, 17, ficou em 7º lugar em Direito na UEMG. Eram seis vagas
Ela se considera "sortuda" por estar no primeiro lugar da fila de espera. "Quase consegui entrar. É a mesma universidade, com campus em cidades diferentes. Quando vi que tinha ficado em 7º, lugar fiquei surpresa, apreensiva. Mas vi em alguns vídeos sobre a lista de espera que existia essa possibilidade. Estou menos aflita", contou.

Agora, Monique vai ter que acompanhar toda as mudanças relativas à lista de espera no site da própria universidade. "Lá, eles vão divulgar o resultado da lista no dia 7 de fevereiro, mas vão fazer uma pré-matrícula online para os primeiros colocados na lista. Assim, se alguns dos seis desistirem, pode ser que eu seja chamada antes do previsto. Está tudo no edital da universidade", contou.

Para acompanhar a convocação da lista de espera é preciso consultar as instituições de ensino. Cada uma tem regras próprias e calendários de matrícula, e, para acessar essas informações, é preciso consultar os editais de seleção pelo Sisu de cada instituição.

Para os que não tiverem sucesso na lista de espera, ainda é possível buscar bolsas no Prouni (Programa Universidade Para Todos). Quem é egresso de escola pública vai poder se candidatar a uma bolsa parcial ou integral pelo programa e estudar em instituições privadas de ensino superior. As inscrições estarão abertas entre 6 e 9 de fevereiro.

ASSESSORIA DE COMUNICACAO SOCIAL

 

 

 

 

 

 

 

CURSOS

Busca rápida pelos cursos oferecidos

INTERNACIONALIZAÇÃO

Internacional
Intercâmbio


Institucional
Missão, Valores e História
Objetivo Operacional
Integração Institucional
Composição de Conselhos
Organograma
Quem é quem
Comissão de Ética
Horário de Funcionamento
Legislação Referente à UEMG
Telefones Úteis
Campus da UEMG BH
Internacional
Manual de Identidade Visual

Ensino
Alunos Matriculados
CENPA
Diplomas Registrados
Documentos
Ensino nas Unidades
Estágio
Matrículas
NAE - Apoio ao Estudante
PIBID
Sistema Acadêmico
Registro de Diplomas
Relação de Professores
Processo Seletivo
Pré-Inscrição
PROCAN
Vestibular
SiSU
Obtenção de Novo Título
Transferência
COPEPS
Anos Anteriores

Pós-Graduação
Pós-Graduação nas Unidades
Legislação
Auxílios
Formulários e Relatórios
Bolsas para Docentes e Técnicos Administrativos
Orgãos de Fomento
Programas
Apoio a Participação de Docentes em Eventos

Pesquisa
Pesquisa nas Unidades
Projetos de Pesquisa desenvolvidos na UEMG
Programas de Bolsas
Programa de Apoio à Pesquisa e Pós-graduação
Formulários e Documentos
Orgãos de Fomento
Editais
Grupos de Pesquisa - CNPq
Catálogo de Publicações
Boletim de Pesquisa
Seminários
NIT - Inovação Tecnológica
Comitê de Ética
Extensão
Extensão nas Unidades
Siga (Extensão)
Programas Institucionas de Extensão
Documentos
Editais
Semana UEMG
JUEMG
Congressos da Extensão
Encontro de Extensão
CENDRHE

EAD
Cursos a Distância
Polos de EAD
Programas
Ambiente Virtual

Gestão
Plano de Gestão
Acordo de Resultados
Formulários
Ambientação
Diário Oficial (IOF)
Servidor
Concurso Docente
Fornecedor

Intercâmbio
Convênios Internacionais
Línguas Estrangeiras
Formulários
Apoio e Fomento
Dúvidas Frequentes
Programa Ciência sem Fronteiras
Serviços
Cursos
Biblioteca
Emissão de DAE
Tabela de Serviços

Programas e Ações
PROCAN
PROUEMG

Transparência
Auditorias
Repasses ou Transferências de Recursos
Despesas
Licitações e Contratos
CPA
Formulário de Solicitação de Informação
Informações Classificadas

Noticias
Acontece na UEMG
Agenda
Editais
Resoluções/Atas
Palavra do Reitor
Café com o Reitor
Busca Avançada

Publicações
Editora UEMG
Periódicos UEMG
Audio
Galerias de Fotos
Vídeos

UEMG na Web
Facebook UEMG Twitter UEMG YouTube UEMG

UEMG no
Google

Acesso Rápido
Unidades
Aluno
Professor

Ferramentas
Acessibilidade
Ajuda
Dúvidas Freqüentes
Fale Conosco
Intranet
Mapa do Sítio
Webmail

English English Version

 

 
UEMG
UEMG Universidade Estadual, Pública, Gratuita e Multicampi  
Rodovia Papa João Paulo II, 4143 - Ed. Minas - 8º andar -  Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves - Bairro Serra Verde - Belo Horizonte - MG - CEP: 31.630-900 - Tel: +55 (31) 3916-0471
Aspectos legais e Responsabilidades