Vestibular 2018  Sisu 2018 UEMG
  < inicial < notícias espacador
+ notícias
 

Inscrições para oficinas e residência criativa do Festival de Verão da UFMG estão abertas

31/01/2018

Divulgação: REITORIA-CEDECOM-Assessoria de Imprensa e Redes Sociais do Festival de Verão da UFMG / Cícero Pedro Leão – 98443-0345

Estão abertas as inscrições para oficinas e uma residência criativa do 12º Festival de Verão da UFMG, que tem como tema Universos Expandidos, e acontece de 5 a 8 de fevereiro. As atividades ocorrem no Centro Cultural da UFMG, Conservatório UFMG e Espaço do Conhecimento UFMG.

As inscrições, no valor de 20 reais, podem ser feitas no site do Festival www.ufmg.br/festivaldeverao, até o dia 4 de fevereiro. No dia 5 fevereiro, interessados também podem fazer inscrições presencialmente na secretaria do Festival, que vai funcionar no Centro Cultural da UFMG.

Residência criativa: cartografias afetivas para crianças - 90 anos UFMG propõe atividades com e para crianças ao andar pela região Centro-Sul de Belo Horizonte, investigando e inventando modos de cartografar experiências vividas nos edifícios da UFMG. A residência será ministrada pelo professor e arquiteto Adriano Mattos e o ator e pesquisador Gabriel Castro Cavalcante.

Oficinas

Em Criação de material didático para práticas de musicalização para surdos, com o Flávio Teixeira, o objetivo é criar um material didático de musicalização voltado para a comunidade surda, pensando na estrutura lexical, morfológica e semântica própria da língua de sinais brasileira (Libras), abordando o tema de forma acessível para o surdo que tenha vontade de aprender e se desenvolver musicalmente.

A oficina Expansão de si através das HQs, de Gilson Ribeiro, trabalha com assimilação e manejo de recursos das histórias em quadrinhos para a expressão e transmissão de vivência do dia a dia, reflexões, devaneios, memórias dos(as) alunos(as).

Imagens pro-vocadas: processo criativo compartilhado em artes visuais, do professor Genesco Alves, propõe experimentações com diferentes modalidades artísticas, norteadas por um processo de criação colaborativo, em que os participantes são convocados a compartilhar suas experiências e visões de mundo.

Na oficina A prática da letra e a experiência da palavra subtraída: o mundo, a loucura, o poema, das professoras Janaína de Paula e Maraíza Labanca, é proposto o encontro com a palavra poética a partir do gesto de subtração, enxugamento e redução.

Em Corporeidades afro-brasileiras e africanas, a bailarina afro, capoeirista e arte-educadora Júnia Bertolino trabalha movimentos corporais, cantos e ritmos que despertem uma consciência corporal individual e coletiva, trazendo uma interação homem, identidade e natureza, a partir de vivência com a dança, o diálogo e a troca, refletindo sobre o ser humano e a sua interação com a cultura.

Espiritualidade indígena e bem viver, com a pesquisadora e indígena da etnia Kambiwá-PE Avelin Buniacá Kambiwá, apresenta, através da Nhengaturupi (“palavra boa”), a espiritualidade indígena do sertão pernambucano e a forma de organizar e pensar o mundo.

A oficina Eu vivo sempre no mundo da lua, com a professora Márcia Lousada, tem como objetivo proporcionar às participantes a oportunidade de reconhecer como os ciclos lunares influenciam a nossa vida, com especial atenção a vida das mulheres.

Hoje grafo no espaço, da artista-pesquisadora Cinara de Araújo, trabalha com a escrita de pequenos textos, ensaios de biografema (pequena, mínima biografia), que serão traduzidos para nova sulcagem ou inscrição no espaço.

Meios de comunicações utilizados com pessoas surdocegos, de Eliane Ribeiro, apresenta informações e experiências consistentes e participativas entre pessoas que têm deficiência e não deficientes, apresentando tipos de comunicações e toques utilizados com a pessoa surdocego.

A oficina da Olhando sem olhos, da professora Anamaria Fernantes, trata-se do compartilhamento do processo de criação do projeto “Olhando sem olhos”, que tem como centro trilhar um caminho investigativo para produzir uma obra coreográfica sem que os espectadores façam uso de seus olhos.

Mais detalhes sobre cada uma das oficinas e os seus professores podem ser acessadas em www.ufmg.br/festivaldeverao/oficinas. Todas as oficinas possuem vinte vagas, com exceção de Criação de material didático para práticas de musicalização para surdos, que oferece 12 vagas, e Meios de comunicações utilizados com pessoas surdocegos e Olhando sem olhos, que oferece 16 vagas.

Além das oficinas, a 12ª edição do Festival promoverá palestras, intervenção, exposição e apresentações artísticas. Essas atividades são gratuitas. A programação completa está disponível em www.ufmg.br/festivaldeverao.

Serviço:
Festival de Verão da UFMG – Oficinas e residência criativa

  • Período: 5 a 8 de fevereiro
  • Local: Conservatório UFMG (Avenida Afonso Pena, 1534), Centro Cultural da UFMG (Avenida Santos Dumont, 174) e Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade)

Inscrições
www.ufmg.br/festivaldeverao/matriculas

ASSESSORIA DE COMUNICACAO SOCIAL

 

 

 

 

 

 

 

CURSOS

Busca rápida pelos cursos oferecidos

INTERNACIONALIZAÇÃO

Internacional
Intercâmbio


Institucional
Missão, Valores e História
Objetivo Operacional
Integração Institucional
Composição de Conselhos
Organograma
Quem é quem
Comissão de Ética
Horário de Funcionamento
Legislação Referente à UEMG
Telefones Úteis
Campus da UEMG BH
Internacional
Manual de Identidade Visual

Ensino
Alunos Matriculados
CENPA
Diplomas Registrados
Documentos
Ensino nas Unidades
Estágio
Matrículas
NAE - Apoio ao Estudante
PIBID
Sistema Acadêmico
Registro de Diplomas
Relação de Professores
Processo Seletivo
Pré-Inscrição
PROCAN
Vestibular
SiSU
Obtenção de Novo Título
Transferência
COPEPS
Anos Anteriores

Pós-Graduação
Pós-Graduação nas Unidades
Legislação
Auxílios
Formulários e Relatórios
Bolsas para Docentes e Técnicos Administrativos
Orgãos de Fomento
Programas
Apoio a Participação de Docentes em Eventos

Pesquisa
Pesquisa nas Unidades
Projetos de Pesquisa desenvolvidos na UEMG
Programas de Bolsas
Programa de Apoio à Pesquisa e Pós-graduação
Formulários e Documentos
Orgãos de Fomento
Editais
Grupos de Pesquisa - CNPq
Catálogo de Publicações
Boletim de Pesquisa
Seminários
NIT - Inovação Tecnológica
Comitê de Ética
Extensão
Extensão nas Unidades
Siga (Extensão)
Programas Institucionas de Extensão
Documentos
Editais
Semana UEMG
JUEMG
Congressos da Extensão
Encontro de Extensão
CENDRHE

EAD
Cursos a Distância
Polos de EAD
Programas
Ambiente Virtual

Gestão
Plano de Gestão
Acordo de Resultados
Formulários
Ambientação
Diário Oficial (IOF)
Servidor
Concurso Docente
Fornecedor

Intercâmbio
Convênios Internacionais
Línguas Estrangeiras
Formulários
Apoio e Fomento
Dúvidas Frequentes
Programa Ciência sem Fronteiras
Serviços
Cursos
Biblioteca
Emissão de DAE
Tabela de Serviços

Programas e Ações
PROCAN
PROUEMG

Transparência
Auditorias
Repasses ou Transferências de Recursos
Despesas
Licitações e Contratos
CPA
Formulário de Solicitação de Informação
Informações Classificadas

Noticias
Acontece na UEMG
Agenda
Editais
Resoluções/Atas
Palavra do Reitor
Café com o Reitor
Busca Avançada

Publicações
Editora UEMG
Periódicos UEMG
Audio
Galerias de Fotos
Vídeos

UEMG na Web
Facebook UEMG Twitter UEMG YouTube UEMG

UEMG no
Google

Acesso Rápido
Unidades
Aluno
Professor

Ferramentas
Acessibilidade
Ajuda
Dúvidas Freqüentes
Fale Conosco
Intranet
Mapa do Sítio
Webmail

English English Version

 

 
UEMG
UEMG Universidade Estadual, Pública, Gratuita e Multicampi  
Rodovia Papa João Paulo II, 4143 - Ed. Minas - 8º andar -  Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves - Bairro Serra Verde - Belo Horizonte - MG - CEP: 31.630-900 - Tel: +55 (31) 3916-0471
Aspectos legais e Responsabilidades