UEMG

Imprensa | Morre Beatriz Bento de Souza, vice-diretora da UEMG Leopoldina

06/03/2018

Fonte: Site O Vigilante

O VIGILANTE ONLINE, Portal de Notícias do município de Leopoldina/Zona da Mata de Minas Gerais,
publicou hoje a notícia sobre o falecimento da vice-diretora da UEMG Unidade Leopoldina. Clique aqui para acessar.
__________________________________________________________________________________

Morre Beatriz Bento de Souza, vice-diretora da UEMG Leopoldina
Sepultamento será realizado em Guarani, às 16h00 desta terça-feira.

Faleceu na madrugada desta terça-feira (6), a vice-diretora da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) Leopoldina, Professora Doutora Beatriz Bento de Souza. Ela estava internada desde o dia 1º de março, quinta-feira, no Hospital 9 de Julho, em Juiz de Fora.

De acordo com as informações obtidas pela reportagem, o sepultamento de Beatriz será realizado na tarde desta terça, às 16h00, em Guarani, cidade natal da educadora.

O diretor da UEMG Leopoldina, Professor Doutor Rodrigo Fialho, representará o Reitor da Universidade, Dijon Moraes Júnior, no funeral da vice-diretora, que contará com as presenças da comunidade acadêmica, funcionários, alunos e amigos, que viajaram para Guarani para também prestarem sua homenagem póstuma. Segundo as informações não haverá aulas nesta terça-feira na Unidade de Leopoldina da Universidade.

Em Nota publicada no site da UEMG pela Assessoria de Comunicação Social daquela Universidade, o Reitor Dijon Moraes Júnior e o Vice-reitor, José Eustáquio de Brito, comunicaram o falecimento da Professora Beatriz Bento de Souza. “É com muito pesar que recebemos, na data de hoje, notícia do falecimento da nossa estimada professora Beatriz Bento, que concebeu o projeto que deu origem a Unidade da UEMG em Leopoldina, onde lecionava, ocupava atualmente o cargo de vice-diretora e da qual foi sua primeira diretora. A professora Beatriz deixa um histórico de grande contribuição na nossa Universidade, onde foi membro do Conselho Universitário - CONUN e presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA). Dentre seus desafios, destacamos sua colaboração junto às ações afirmativas pelos afrodescendentes e maior igualdade social. Por isso o nosso reconhecimento e eterna admiração.

Beatriz Bento de Souza (foto) foi Diretora da Unidade de Ensino Superior da Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Leopoldina, Coordenadora do Curso de Pedagogia, sendo responsável pela elaboração do Projeto Pedagógico de criação do referido Curso. Era graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora-MG (1969), pós-graduada lato sensu - especialização em Sociologia pela Universidade Católica de Belo Horizonte - MG (1980), possuía Mestrado em Educação (área de concentração de Administração e Política Educacional) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994) e Doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Foi Diretora do Centro de Educação e Humanidades do Centro Universitário Metodista Bennett - RJ , Coordenadora Geral do Núcleo de Pesquisa Pós-Graduação e Extensão da Associação de Ensino e Cultura Pio Décimo - Aracaju-SE. Sua experiência profissional como docente percorria diferentes níveis de ensino, especialmente no Ensino Superior, na coordenação de cursos de graduação e pós-graduação (lato-sensu) e na elaboração de Projetos Educacionais. Foi Membro Consultor da Ordem dos Advogados do Brasil-MG e Relatora da Comissão da Verdade da Escravidão Negra no Brasil-CEVENB-OAB-MG.

Ao longo da carreira, Beatriz foi agraciada com vários prêmiois, dentre eles destacam-se em 2016 a Medalha de Honra da Inconfidência, do Governo do Estado de Minas Gerais e o Prêmio Mulheres Destaque 2016, pela MG Produções. Em 2015 foi homenageada com o prêmio Destaque Mulher Negra, Centro de Referência da Cultura da Mulher Negra em Minas Gerais e o Prêmio Mulheres Destaque 2015, MG Produções. No ano de 2013 recebeu o Diploma da Medalha do Mérito Jornalístico 2013, do Jornal A Gazeta, de Além Paraíba. Em 2012 - Prêmio Imprensa Mérito Educacional Nível Superior, Jornal Tribuna do Povo - Leopoldina. Em 2011 - Prêmio Imprensa Mulher, Jornal Tribuna do Povo - Leopoldina e a Medalha Helena Antipoff de Ensino Superior, Governo do Estado de Minas Gerais - Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. No ano de 2006 recebeu o Troféu Arte e Cultura, da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Alé Paraiba. Em 1985 foi homenageada com o Título de Cidadã Honoraria de Além Paraíba, pela Câmara Municipal daquele município.

ASSESSORIA DE COMUNICACAO SOCIAL

Busca rápida pelos cursos oferecidos

INTERNACIONALIZAÇÃO

English English Version