Vestibular 2018  Sisu 2018 UEMG
  < inicial < notícias espacador
+ notícias
 

Recém-inaugurada, Galeria imortaliza a memória da UEMG

16/04/2018


Quem passar pela Reitoria da Universidade do Estado de Minas Gerais tem agora a oportunidade de prontamente conhecer a fisionomia dos homens e mulheres que ajudaram a construir e consolidar o projeto de universidade pública, gratuita e de qualidade para a UEMG. Foi inaugurada na última sexta-feira (13/04), a Galeria de Reitores e Reitoras da Universidade do Estado de Minas Gerais, instalação que reúne retratos das pessoas que ocuparam o cargo máximo na gestão da UEMG.


A cerimônia de inauguração da Galeria, localizada no interior da Sala dos Conselhos, na Reitoria, em Belo Horizonte, contou com a presença dos professores, estudantes e técnico-administrativos membros do Conselho Universitário (CONUN) da UEMG, além de convidados especiais, como as ex-reitoras Marília Mendonça e Janete Paiva, parentes dos ex-reitores falecidos, e os presidentes Evaldo Vilela, da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), e Gilson Soares, da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (FADECiT) - instituição apoiadora da iniciativa. 

Descerramento dos retratos marcou o ponto alto da celebração

O evento contou ainda com demonstrações de homenagem ao atual reitor da UEMG, Dijon Moraes Júnior, que não pôde comparecer à cerimônia em razão do falecimento de seu pai, o senhor Dijon Moraes, também na sexta-feira. Entusiasta do projeto da Galeria, o reitor não deixou de comentar a inauguração: “Este era um débito da UEMG junto aos reitores e reitoras que ajudaram a construir a história da Universidade. Cada um à sua maneira e característica própria deixou o seu legado e por isso, acima de tudo, merecem o nosso reconhecimento”, concluiu.

Memórias

Representando o pai O "primeiro funcionário" Ex-reitoras
"Para mim, foi um momento de muita emoção poder relembrar a trajetória dele, e estar aqui com as pessoas com quem ele conviveu na Universidade, pela qual batalhou por tanto tempo." (Raíssa Amélia Reis de Carvalho, filha do ex-reitor José Antônio dos Reis. Na foto, ao lado do esposo André e da filhinha Eloísa, de apenas quatro meses) "Quando fui membro do Conselho Universitário, nós éramos 21... Vendo agora mais de 50 pessoas, me surpreendi de como a universidade cresceu." (José Gama Dias, 80 anos, ex-chefe de gabinete e ex-pró-reitor da UEMG) "A gente participou de todas as tentativas e os desafios de ver a UEMG crescer e atender a demanda das diferentes regiões onde está inserida". (Janete Paiva - à esquerda)

"
Espaço muito importante, histórico por natureza [...] a UEMG tem crescido, sobretudo em qualidade, então, é também uma universidade do presente e do futuro." ( Marília Mendonça- à direita)


Personagens dessa história

Aluísio Pimenta

Formou-se em Farmácia pela UFMG, instituição na qual também obteve doutorado em Química Orgânica e Biológica. Figura de destaque, foi ministro de Estado da Cultura do governo federal de José Sarney, em 1985, e integrante da Academia Mineira de Letras, dentre outras funções importantes. Entre as honrarias recebidas em vida, estão os títulos de doutor honoris causa concedidos pela UEMG e UERJ e as medalhas Infante D. Henrique de Portugal; da Inconfidência; Santos Dumont; da Assembleia Legislativa de Minas Gerais e o Mérito Educacional, do Ministério da Educação. Entre 1991-1994 assume a reitoria da UEMG, cargo ao qual foi reconduzido para um segundo mandato, entre 1995 e 1999. Faleceu em Belo Horizonte, em 2016.

Gerson de Britto Mello Boson

Autor de obras sobre Direito Internacional, graduou-se em Direito pela UFMG e trilhou brilhante carreira acadêmica. Foi o primeiro reitor pro tempore da UEMG, tendo sido designado pelo então governador Newton Cardoso, em dezembro de 1990, e nomeado em ato realizado em pelo mesmo governador, em janeiro de 1991. Prosseguiu no cargo até março de 1991. Foi designado e nomeado para um segundo período como reitor da UEMG, em 1999. Mandato que foi abreviado em função de seu falecimento, em 2001. Sua experiência acadêmica e jurídica o alçaram também à esfera administrativa: foi duas vezes secretário de Minas. 

Hélio Pontes

Professor Emérito da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, instituição em que também ocupou os cargos de Pró-Reitor de Planejamento e de Diretor da Divisão de Planejamento, na década de 60. Foi também o primeiro presidente da Organização de Aposentados e Pensionistas (OAP) da UFMG. Na UEMG, ocupou o cargo de reitor pro tempore durante o ano de 1994. Faleceu na capital mineira, em 2010.



José Antônio dos Reis

Especialista em Administração Financeira e em Administração de Marketing pela Fundação João Pinheiro, graduou-se em Comunicação Social pela FAFI-BH (atual UNI-BH). De estreito vínculo com a UEMG, assumiu cargos de docência e de gestão em sua trajetória na Universidade: diretor da Faculdade de Políticas Públicas Tancredo Neves; vice-reitor na segunda gestão de Gerson Boson; reitor de 2002 a 2006. Atuou também como presidente da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (atual Fadecit). Recebeu inúmeras homenagens e honrarias, como as Medalhas Calmon Barreto, em 2001, e Ordem do Mérito Educacional, em 2002, ambas concedidas pelo Governo de Minas, além de títulos de cidadão honorário dos municípios de Frutal e Belo Horizonte. Falecido em 2015.

Marília Sidney Souza de Mendonça

Formou-se em Pedagogia pela Faculdade Particular de Filosofia, Ciências e Letras de BH, hoje UNI-BH, e exerceu ao longo de trinta anos as mais importantes funções na área do magistério, destacando-se como a primeira diretora do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da UEMG, e como Reitora pro tempore da Universidade, em 2006. Aposentou-se, em 2008, quando exercia a função de Pró-Reitora de Ensino da UEMG. Atualmente ocupa o cargo de Assessora Pedagógica na FUMEC.


Janete Gomes Barreto Paiva

Mestre em Educação, na área de Avaliação Educacional pela Universidade Federal do Rio Janeiro, especializou-se em Metodologia do Ensino Superior pela PUC Minas e graduou-se em Pedagogia. Em seu percurso de docência, atuou como professora de graduação e em cursos de pós-graduação. Pela UEMG, foi diretora da Faculdade de Educação, assessora da Reitoria e vice-reitora durante o mandato do professor José Antônio dos Reis (2002 a 2006), antes de ser nomeada a primeira reitora da UEMG, de 2006 a 2010. Como reitora, atuou como representante da Universidade nos Conselhos Estadual e Municipal de Educação, e auxiliou a Secretaria do Estado de Educação de Minas Gerais na criação do Instituto Superior de Educação Professor Anísio Teixeira e Fundação Helena Antipoff, de Ibirité. Recebeu a Medalha Santos Dumont e a Medalha da Inconfidência, ambas no Grau Prata.

Dijon Moraes Júnior 

Ainda sem retrato na galeria, por estar no exercício do cargo, o atual reitor da UEMG (quadriênio 2014-2018) – cargo para o qual foi reeleito após o primeiro exercício, de 2010 a 2014 – é bacharel, mestre e doutor em Design. Este último título foi obtido junto à Universidade Politécnico di Milano (Itália), com pesquisa de Pós-Doutoramento no mesmo instituto e com revalidação nacional do diploma de doutorado junto à Universidade de Brasília (UnB). Foi contemplado por várias premiações no Brasil – Prêmio Ouro IDEA Brasil, pela carreira, e, por três vezes, o Prêmio Museu da Casa Brasileira de Design – e no exterior (Itália, Taiwan e Japão). É autor de vários livros na área, além de editor dos Cadernos de Estudos Avançados em Design, que conta com doze volumes bilíngues publicados pela Editora da UEMG (EdUemg). É professor em tempo integral da UEMG, onde atuou também como vice-Reitor no quadriênio 2006-2010. Foi coordenador do Centro de Estudos Teoria, Pesquisa e Cultura em Design junto à Escola de Design da UEMG. Ministrou cursos e workshops, proferiu lições e palestras e se apresentou em vários congressos no Brasil e exterior, onde atua como membro de grupos e instituições de pesquisa internacionais da Itália, Portugal, Cuba e Turquia. Tem artigos publicados em português, italiano, espanhol e inglês.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS

 

 

 

 

 

 

 

CURSOS

Busca rápida pelos cursos oferecidos

INTERNACIONALIZAÇÃO

Internacional
Intercâmbio


Institucional
Missão, Valores e História
Objetivo Operacional
Integração Institucional
Composição de Conselhos
Organograma
Quem é quem
Comissão de Ética
Horário de Funcionamento
Legislação Referente à UEMG
Telefones Úteis
Campus da UEMG BH
Internacional
Manual de Identidade Visual

Ensino
Alunos Matriculados
CENPA
Diplomas Registrados
Documentos
Ensino nas Unidades
Estágio
Matrículas
NAE - Apoio ao Estudante
PIBID
Sistema Acadêmico
Registro de Diplomas
Relação de Professores
Processo Seletivo
Pré-Inscrição
PROCAN
Vestibular
SiSU
Obtenção de Novo Título
Transferência
COPEPS
Anos Anteriores

Pós-Graduação
Pós-Graduação nas Unidades
Legislação
Auxílios
Formulários e Relatórios
Bolsas para Docentes e Técnicos Administrativos
Orgãos de Fomento
Programas
Apoio a Participação de Docentes em Eventos

Pesquisa
Pesquisa nas Unidades
Projetos de Pesquisa desenvolvidos na UEMG
Programas de Bolsas
Programa de Apoio à Pesquisa e Pós-graduação
Formulários e Documentos
Orgãos de Fomento
Editais
Grupos de Pesquisa - CNPq
Catálogo de Publicações
Boletim de Pesquisa
Seminários
NIT - Inovação Tecnológica
Comitê de Ética
Extensão
Extensão nas Unidades
Siga (Extensão)
Programas Institucionas de Extensão
Documentos
Editais
Semana UEMG
JUEMG
Congressos da Extensão
Encontro de Extensão
CENDRHE

EAD
Cursos a Distância
Polos de EAD
Programas
Ambiente Virtual

Gestão
Plano de Gestão
Acordo de Resultados
Formulários
Ambientação
Diário Oficial (IOF)
Servidor
Concurso Docente
Fornecedor

Intercâmbio
Convênios Internacionais
Línguas Estrangeiras
Formulários
Apoio e Fomento
Dúvidas Frequentes
Programa Ciência sem Fronteiras
Serviços
Cursos
Biblioteca
Emissão de DAE
Tabela de Serviços

Programas e Ações
PROCAN
PROUEMG

Transparência
Auditorias
Repasses ou Transferências de Recursos
Despesas
Licitações e Contratos
CPA
Formulário de Solicitação de Informação
Informações Classificadas

Noticias
Acontece na UEMG
Agenda
Editais
Resoluções/Atas
Palavra do Reitor
Café com o Reitor
Busca Avançada

Publicações
Editora UEMG
Periódicos UEMG
Audio
Galerias de Fotos
Vídeos

UEMG na Web
Facebook UEMG Twitter UEMG YouTube UEMG

UEMG no
Google

Acesso Rápido
Unidades
Aluno
Professor

Ferramentas
Acessibilidade
Ajuda
Dúvidas Freqüentes
Fale Conosco
Intranet
Mapa do Sítio
Webmail

English English Version

 

 
UEMG
UEMG Universidade Estadual, Pública, Gratuita e Multicampi  
Rodovia Papa João Paulo II, 4143 - Ed. Minas - 8º andar -  Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves - Bairro Serra Verde - Belo Horizonte - MG - CEP: 31.630-900 - Tel: +55 (31) 3916-0471
Aspectos legais e Responsabilidades