Vestibular 2018  Sisu 2018 UEMG
  < inicial < notícias espacador
+ notícias
 

Decreto transforma a UEMG na terceira maior Universidade pública de Minas

03/04/2014



O governo de Minas dá mais um passo na concretização de uma das mais importantes ações para expansão do ensino superior público e gratuito no Estado. O governador Antonio Anastasia assinou, nesta quinta-feira, no Palácio Tiradentes, os três últimos decretos que formalizam a estadualização de seis fundações educacionais à Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). A iniciativa amplia o número de vagas em cursos de ensino superior. A partir do dia 3 de junho ficarão transferidos automaticamente para a UEMG todos os alunos regularmente matriculados na Fundação Educacional de Ituiutaba (FEIT), assegurando-lhes o ensino público, gratuito e de qualidade. Com esta incorporação, ao final do ano a UEMG será a terceira maior universidade pública do Estado, com mais de 18 mil alunos.
 
De acordo com os decretos, as próximas fundações a serem transferidas são a Educacional de Divinópolis, no dia 03 de setembro e a Ensino Superior de Passos (FESP), em 03 de novembro. As três se incorporam às unidades de Campanha, Carangola e Diamantina, que tiveram acordo assinado no fim do ano passado. Com essas absorções a UEMG ocupará o posto de terceira maior universidade pública de Minas Gerais, aumentando o número de cursos de graduação oferecidos de 32 para 112, totalizando 159, com os de pós-graduação. O número de alunos passa de 5.600 para 18.000. A primeira fase desta iniciativa foi realizada em 30 de novembro do ano passado, em Ibirité. Antes da assinatura dos decretos, o reitor da UEMG, professor Dijon Moraes Júnior, demonstrou com projeções os números da Universidade, antes e depois do processo de Estadualização.
 
Último ato

“Felizmente, chegamos a esse momento. Fico muito feliz porque hoje, de fato, é o meu derradeiro dia como governador do Estado de Minas Gerais. E, como professor universitário, deixei para esta data a assinatura dos decretos que estabelecem os procedimentos para a absorção dessas três fundações. Teremos em 2014 a conclusão desse processo, como determina a lei. Nosso compromisso está cumprido e fico muito feliz em saber que a nossa Uemg, pelos números apresentados, se tornará na terceira maior universidade pública do Estado de Minas Gerais”, disse.

O governador Anastasia destacou que a expansão do ensino público superior era um compromisso histórico do Governo de Minas e ressaltou ainda que a estadualização não significa apenas o processo de gratuidade, mas também “uma grande dimensão de ações acadêmicas e pedagógicas”. Ele acredita que o processo ainda não está todo concluído e que a demanda pela presença da universidade no interior é imensa.

“Ao completarmos esse ciclo, reconhecemos esse compromisso histórico do Governo de Minas Gerais com a Universidade. Sabemos que ao completar um ciclo, neste ano de 2014, não significa que tudo está concluído. Ao contrário, a demanda para a presença da Uemg em Minas Gerais é imensa. Felizmente, porque pressupõe as condições para que o ensino universitário público, gratuito e de qualidade esteja presente em todo nosso Estado”, completou.

A cerimônia foi transmitida em tempo real para o público da Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (UAITEC) em Divinópolis, Ituiutaba e Passos. O governador Anastasia aproveitou o momento para fazer uma saudação especial “ao querido e eterno reitor da UEMG”, o professor Aluísio Pimenta, presente à solenidade..
 
Para o secretario, Narcio Rodrigues, de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, independentemente de datas, este passo histórico amplia o horizonte de atuação da UEMG. "Mais do que isso, daremos um salto também para a qualidade do ensino na universidade, assim como a quantidade de alunos que vai saltar para 18 mil", afirmou.
 
O secretário ressaltou ainda que a preocupação vai além da ampliação da Universidade e a busca também é por qualidade. "Lutamos para que a UEMG tenha, sobretudo, qualidade, e isso passa fundamentalmente pela valorização dos professores". O secretário, explicou que está prevista a abertura de um concurso para a UEMG, que vai contemplar as seis fundações.

Ensino de qualidade

Criada em 1989 pela Constituição Mineira, a UEMG funcionava nas cidades de Barbacena, Belo Horizonte, Frutal, João Monlevade, Leopoldina, Poços de Caldas e Ubá. Com a ampliação total da Universidade, conforme determina a Lei 20.807, que autoriza o processo de absorção, a UEMG passa a estar presente em 14 cidades mineiras, oferecendo cursos na modalidade à distância, Especialização, Mestrado e Doutorado.

O reitor da UEMG, professor Dijon de Moraes, destacou os avanços e esforços nos últimos dois anos para que o processo de estadualização fosse encaminhado. Citou ainda o Plano de Carreira da Universidade e a abertura de concurso público para professores, com 590 vagas, além da Rede Mineira de pós-graduação para a qualificação dos professores da universidade. "Esse é um momento histórico para a educação no Estado, e o governo de Minas, por meio da SECTES, não está medindo esforços para que este processo seja concluído", finaliza.

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior disponibilizou em sua página eletrônica os pronunciamentos do Governador, do Secretário e do reitor da UEMG, disponível a seguir:
 

REITORIA

 

 

 

 

 

 

 

CURSOS

Busca rápida pelos cursos oferecidos

INTERNACIONALIZAÇÃO

Internacional
Intercâmbio


Institucional
Missão, Valores e História
Objetivo Operacional
Integração Institucional
Composição de Conselhos
Organograma
Quem é quem
Comissão de Ética
Horário de Funcionamento
Legislação Referente à UEMG
Telefones Úteis
Campus da UEMG BH
Internacional
Manual de Identidade Visual

Ensino
Alunos Matriculados
CENPA
Diplomas Registrados
Documentos
Ensino nas Unidades
Estágio
Matrículas
NAE - Apoio ao Estudante
PIBID
Sistema Acadêmico
Registro de Diplomas
Relação de Professores
Processo Seletivo
Pré-Inscrição
PROCAN
Vestibular
SiSU
Obtenção de Novo Título
Transferência
COPEPS
Anos Anteriores

Pós-Graduação
Pós-Graduação nas Unidades
Legislação
Auxílios
Formulários e Relatórios
Bolsas para Docentes e Técnicos Administrativos
Orgãos de Fomento
Programas
Apoio a Participação de Docentes em Eventos

Pesquisa
Pesquisa nas Unidades
Projetos de Pesquisa desenvolvidos na UEMG
Programas de Bolsas
Programa de Apoio à Pesquisa e Pós-graduação
Formulários e Documentos
Orgãos de Fomento
Editais
Grupos de Pesquisa - CNPq
Catálogo de Publicações
Boletim de Pesquisa
Seminários
NIT - Inovação Tecnológica
Comitê de Ética
Extensão
Extensão nas Unidades
Siga (Extensão)
Programas Institucionas de Extensão
Documentos
Editais
Semana UEMG
JUEMG
Congressos da Extensão
Encontro de Extensão
CENDRHE

EAD
Cursos a Distância
Polos de EAD
Programas
Ambiente Virtual

Gestão
Plano de Gestão
Acordo de Resultados
Formulários
Ambientação
Diário Oficial (IOF)
Servidor
Concurso Docente
Fornecedor

Intercâmbio
Convênios Internacionais
Línguas Estrangeiras
Formulários
Apoio e Fomento
Dúvidas Frequentes
Programa Ciência sem Fronteiras
Serviços
Cursos
Biblioteca
Emissão de DAE
Tabela de Serviços

Programas e Ações
PROCAN
PROUEMG

Transparência
Auditorias
Repasses ou Transferências de Recursos
Despesas
Licitações e Contratos
CPA
Formulário de Solicitação de Informação
Informações Classificadas

Noticias
Acontece na UEMG
Agenda
Editais
Resoluções/Atas
Palavra do Reitor
Café com o Reitor
Busca Avançada

Publicações
Editora UEMG
Periódicos UEMG
Audio
Galerias de Fotos
Vídeos

UEMG na Web
Facebook UEMG Twitter UEMG YouTube UEMG

UEMG no
Google

Acesso Rápido
Unidades
Aluno
Professor

Ferramentas
Acessibilidade
Ajuda
Dúvidas Freqüentes
Fale Conosco
Intranet
Mapa do Sítio
Webmail

English English Version

 

 
UEMG
UEMG Universidade Estadual, Pública, Gratuita e Multicampi  
Rodovia Papa João Paulo II, 4143 - Ed. Minas - 8º andar -  Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves - Bairro Serra Verde - Belo Horizonte - MG - CEP: 31.630-900 - Tel: +55 (31) 3916-0471
Aspectos legais e Responsabilidades