Vestibular 2018 UEMG
  < inicial < notícias espacador
+ notícias
 

Vice-Reitor da UEMG participa do Congresso da UNE

19/06/2017



Uma extensa pauta de debates se fez presente no 55º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), realizado entre os dias 14 e 18 de junho no campus da UFMG e no ginásio Mineirinho, na capital mineira. Os temas propostos para reflexão colocaram em evidência uma agenda cujo conteúdo manifesta o interesse de jovens universitários, que se deslocaram de norte a sul do país, de intervirem na construção de um projeto democrático para o Brasil.

Convidado para participar da mesa que debateu o tema “Educação não é Mercadoria”, na sexta-feira, dia 16, o vice-reitor da UEMG, Professor José Eustáquio de Brito, organizou a sua intervenção fazendo referência aos desafios enfrentados pela UEMG ao longo dos últimos anos, sobretudo considerando o processo de absorção das atividades de ensino, pesquisa e extensão das fundações estadualizadas.

Tendo por referência estatísticas oficiais sobre a educação superior no país divulgadas pelo INEP-MEC, o Professor Eustáquio exibiu dados sobre a distribuição de matrículas nos cursos de graduação nas instituições a partir das categorias administrativas. Pelo censo do INEP de 2014 – o último disponível para consulta -, as instituições privadas concentravam 75% (setenta e cinco por cento) das matrículas nos cursos de graduação, enquanto as instituições públicas – federais, estaduais e municipais - registravam 25% (vinte e cinco por cento) das matrículas. A exibição da série histórica sobre a distribuição das matrículas a partir da década de 1980 demonstrou que essa divisão persistiu ao longo dos anos, confirmando que o ensino superior em nosso país se organiza historicamente a partir da consideração da educação como mercadoria e não como um direito a ser provido pela sociedade, sob a responsabilidade do poder público. “Esse é um dado estrutural da educação superior em nosso país”, argumentou o Professor Eustáquio.

A história recente da UEMG foi interpretada a partir de duas perspectivas: por um lado, a consolidação de um projeto estratégico para o estado, inscrito na Constituição Mineira de 1989, de provimento de ensino superior público, gratuito e de qualidade em regiões densamente povoadas do estado e, por outro, como sendo uma contra-tendência ao movimento de privatização do ensino superior no estado.

A reflexão sobre o sentido dessa trajetória à luz do tema proposto para o debate fez com que o Professor Eustáquio concluísse sua exposição fazendo referência aos desafios que a UEMG enfrenta para consolidar o seu projeto. “No contexto em que o parlamento brasileiro aprova uma proposta de emenda constitucional que limita a alocação de recursos públicos para as políticas sociais, no momento em que o investimento público encontra por limite as restrições da Lei de Responsabilidade Fiscal em vários estados da federação, os universitários da UEMG se organizam para tornar realidade o projeto de assistência estudantil conquistado através das mobilizações que sensibilizaram o governo, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes) e o parlamento mineiro. Para além dessa conquista, há uma extensa e complexa agenda apresentada em várias ocasiões aos órgãos do governo e submetida aos parlamentares mineiros através de audiências públicas promovidas pela Assembleia Legislativa, que diz respeito à própria vida da universidade”, reconheceu o Professor Eustáquio em alusão ao presente e ao futuro não só da UEMG, mas das instituições públicas de ensino superior, com destaque para as universidades estaduais que, de norte a sul, enfrentam grandes desafios.

Participaram também como expositores nessa mesa de debate o deputado federal pelo PCdoB, Orlando Silva; a presidenta do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), Maria Izabel Noronha; o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mauro Iasi; o representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino, Edson de Paula Lima; o representante da Rede Emancipa, Josemar Carvalho; e o ex-coordenador do DCE da Universidade Federal da Bahia, Wanderson Pimenta.

 

REITORIA

 

 

 

 

 

 

 

CURSOS

Busca rápida pelos cursos oferecidos

INTERNACIONALIZAÇÃO

Internacional
Intercâmbio


Institucional
Missão, Valores e História
Objetivo Operacional
Integração Institucional
Composição de Conselhos
Organograma
Quem é quem
Comissão de Ética
Horário de Funcionamento
Legislação Referente à UEMG
Telefones Úteis
Campus da UEMG BH
Internacional
Manual de Identidade Visual

Ensino
Alunos Matriculados
CENPA
Diplomas Registrados
Documentos
Ensino nas Unidades
Estágio
Matrículas
NAE - Apoio ao Estudante
PIBID
Sistema Acadêmico
Registro de Diplomas
Relação de Professores
Processo Seletivo
Pré-Inscrição
PROCAN
Vestibular
SiSU
Obtenção de Novo Título
Transferência
COPEPS
Anos Anteriores

Pós-Graduação
Pós-Graduação nas Unidades
Legislação
Auxílios
Formulários e Relatórios
Bolsas para Docentes e Técnicos Administrativos
Orgãos de Fomento
Programas
Apoio a Participação de Docentes em Eventos

Pesquisa
Pesquisa nas Unidades
Projetos de Pesquisa desenvolvidos na UEMG
Programas de Bolsas
Programa de Apoio à Pesquisa e Pós-graduação
Formulários e Documentos
Orgãos de Fomento
Editais
Grupos de Pesquisa - CNPq
Catálogo de Publicações
Boletim de Pesquisa
Seminários
NIT - Inovação Tecnológica
Comitê de Ética
Extensão
Extensão nas Unidades
Siga (Extensão)
Programas Institucionas de Extensão
Documentos
Editais
Semana UEMG
JUEMG
Congressos da Extensão
Encontro de Extensão
CENDRHE

EAD
Cursos a Distância
Polos de EAD
Programas
Ambiente Virtual

Gestão
Plano de Gestão
Acordo de Resultados
Formulários
Ambientação
Diário Oficial (IOF)
Servidor
Concurso Docente
Fornecedor

Intercâmbio
Convênios Internacionais
Línguas Estrangeiras
Formulários
Apoio e Fomento
Dúvidas Frequentes
Programa Ciência sem Fronteiras
Serviços
Cursos
Biblioteca
Emissão de DAE
Tabela de Serviços

Programas e Ações
PROCAN
PROUEMG

Transparência
Auditorias
Repasses ou Transferências de Recursos
Despesas
Licitações e Contratos
CPA
Formulário de Solicitação de Informação
Informações Classificadas

Noticias
Acontece na UEMG
Agenda
Editais
Resoluções/Atas
Palavra do Reitor
Café com o Reitor
Busca Avançada

Publicações
Editora UEMG
Periódicos UEMG
Audio
Galerias de Fotos
Vídeos

UEMG na Web
Facebook UEMG Twitter UEMG YouTube UEMG

UEMG no
Google

Acesso Rápido
Unidades
Aluno
Professor

Ferramentas
Acessibilidade
Ajuda
Dúvidas Freqüentes
Fale Conosco
Intranet
Mapa do Sítio
Webmail

English English Version

 

 
UEMG
UEMG Universidade Estadual, Pública, Gratuita e Multicampi  
Rodovia Papa João Paulo II, 4143 - Ed. Minas - 8º andar -  Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves - Bairro Serra Verde - Belo Horizonte - MG - CEP: 31.630-900 - Tel: +55 (31) 3916-0471
Aspectos legais e Responsabilidades