Vestibular 2018 UEMG
  < inicial < notícias espacador
+ notícias
 

UNIDADE EM FOCO - UEMG Barbacena | Educação inclusiva na pauta de ações

26/09/2017

Com Pedagogia e Ciências Sociais - Licenciatura enquanto as ofertas de seu quadro de graduações, a UEMG Unidade Barbacena respira educação. E o compromisso com a difusão do conhecimento passa pela investigação das estratégias que possam garantir o bom ensino a todos os públicos. Perspectiva que pôde ser observada, na prática, durante a última Semana UEMG, por meio do projeto ‘(Re)pensando a inclusão escolar’.

A intervenção, realizada de 22 a 25 de agosto, consistiu em intervenção pedagógica visando a formação continuada dos professores do Centro Estadual de Educação Especial Maria do Rosário; escola de Barbacena que atende a cerca de 250 crianças e jovens com alguma necessidade educacional específica (física, intelectual, visual e auditiva), do 1º ao 6º Ano do Ensino Fundamental e EJA dos Anos Finais.

Foi realizada uma exposição interativa de jogos e brincadeiras – jogo da velha, da memória, tabuleiro, entre outros – voltados à inclusão escolar das crianças atendidas pela educação especial, além de oficinas práticas com esses materiais, relata a professora Daniela Fantoni Alexandrino, coordenadora da iniciativa e do Subprojeto de Pedagogia do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da Unidade Barbacena.

“Buscamos fazer do ensino algo mais prazeroso e, portanto, mais interessante, proporcionando mais envolvimento e, consequentemente, mais chances de ocorrer a aprendizagem”, explica ela, que realizou o projeto ao lado das também professoras da Unidade Barbacena, Adriana Cláudia Drumond, Cíntia Lúcia de Lima e Beatriz Santos Luna, além de bolsistas do Pibid, de pesquisa e de extensão.

A aplicação dos recursos lúdicos foi feita a partir do levantamento das dificuldades de cada aluno: “Essas demandas são baseadas nas capacidades cognitivas e metacognitivas, motoras e psicomotoras, interpessoais e afetivas, e capacidades de comunicação. Apuramos também os conhecimentos quanto aos conteúdos de Português, Matemática, Ciências, História, Geografia, Ciências e Artes. Diante dos resultados, traçamos as estratégias educacionais, que são individualizadas e de acordo com as possibilidades de cada aluno”, detalha Daniela.

Arcabouço legal
Dentre a legislação citada pela professora Daniela, estão: as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica; o Decreto 5296 de 2004, que estabelece normas e critérios de acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida; a Lei 5626 de 2005, que dispõe sobre a inclusão da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como disciplina curricular; a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva; o Decreto 6571 de 2008, que dispõe sobre o atendimento educacional especializado; a Lei 12764 de 2012, que institui a Política Nacional dos Direitos de Pessoas Autistas; a Lei 13146 de 2015, que dispõe sobre a inclusão da pessoa com deficiência.
Segundo a professora, apesar da instituição de leis e políticas específicas nos últimos anos (ver box), a educação inclusiva ainda é um desafio em razão das precariedades na infraestrutura escolar e na preparação dos agentes das instituições de ensino, de modo geral: “Por isso atuamos com essa modalidade em nossos projetos, pois buscamos auxiliar nesse processo em nossa cidade, para que a inclusão efetivamente ocorra”. E complementa: “Para atuar com e na educação inclusiva é preciso que se mude as práticas pedagógicas, mas também as atitudes e valores sociais com que se olha para a diversidade. Falamos em encarar o diferente como uma possibilidade e não uma limitação”.

Atuação contínua
Iniciativas como a realizada no Centro Maria do Rosário já são praticadas pela UEMG Unidade Barbacena durante todo o período letivo em outras quatro instituições da cidade: Escola Municipal Oswaldo Fortini, E. M. Felipe Sad, E. M. Padre Sinfrônio de Castro e E. M. Alberto Correa. Criadas em diálogo com a Secretaria Municipal de Educação, as ações se dão através de atendimentos com jogos e brincadeiras, e atividades próprias para as questões de cada criança: alfabetização, conhecimento matemático, conhecimento geográfico, desenvolvimento motor, etc.

Para mais informações: (32) 3052-3100 e 3362-7385 ou 7431.

BARBACENA

 

 

 

 

 

 

 

CURSOS

Busca rápida pelos cursos oferecidos

INTERNACIONALIZAÇÃO

Internacional
Intercâmbio


Institucional
Missão, Valores e História
Objetivo Operacional
Integração Institucional
Composição de Conselhos
Organograma
Quem é quem
Comissão de Ética
Horário de Funcionamento
Legislação Referente à UEMG
Telefones Úteis
Campus da UEMG BH
Internacional
Manual de Identidade Visual

Ensino
Alunos Matriculados
CENPA
Diplomas Registrados
Documentos
Ensino nas Unidades
Estágio
Matrículas
NAE - Apoio ao Estudante
PIBID
Sistema Acadêmico
Registro de Diplomas
Relação de Professores
Processo Seletivo
Pré-Inscrição
PROCAN
Vestibular
SiSU
Obtenção de Novo Título
Transferência
COPEPS
Anos Anteriores

Pós-Graduação
Pós-Graduação nas Unidades
Legislação
Auxílios
Formulários e Relatórios
Bolsas para Docentes e Técnicos Administrativos
Orgãos de Fomento
Programas
Apoio a Participação de Docentes em Eventos

Pesquisa
Pesquisa nas Unidades
Projetos de Pesquisa desenvolvidos na UEMG
Programas de Bolsas
Programa de Apoio à Pesquisa e Pós-graduação
Formulários e Documentos
Orgãos de Fomento
Editais
Grupos de Pesquisa - CNPq
Catálogo de Publicações
Boletim de Pesquisa
Seminários
NIT - Inovação Tecnológica
Comitê de Ética
Extensão
Extensão nas Unidades
Siga (Extensão)
Programas Institucionas de Extensão
Documentos
Editais
Semana UEMG
JUEMG
Congressos da Extensão
Encontro de Extensão
CENDRHE

EAD
Cursos a Distância
Polos de EAD
Programas
Ambiente Virtual

Gestão
Plano de Gestão
Acordo de Resultados
Formulários
Ambientação
Diário Oficial (IOF)
Servidor
Concurso Docente
Fornecedor

Intercâmbio
Convênios Internacionais
Línguas Estrangeiras
Formulários
Apoio e Fomento
Dúvidas Frequentes
Programa Ciência sem Fronteiras
Serviços
Cursos
Biblioteca
Emissão de DAE
Tabela de Serviços

Programas e Ações
PROCAN
PROUEMG

Transparência
Auditorias
Repasses ou Transferências de Recursos
Despesas
Licitações e Contratos
CPA
Formulário de Solicitação de Informação
Informações Classificadas

Noticias
Acontece na UEMG
Agenda
Editais
Resoluções/Atas
Palavra do Reitor
Café com o Reitor
Busca Avançada

Publicações
Editora UEMG
Periódicos UEMG
Audio
Galerias de Fotos
Vídeos

UEMG na Web
Facebook UEMG Twitter UEMG YouTube UEMG

UEMG no
Google

Acesso Rápido
Unidades
Aluno
Professor

Ferramentas
Acessibilidade
Ajuda
Dúvidas Freqüentes
Fale Conosco
Intranet
Mapa do Sítio
Webmail

English English Version

 

 
UEMG
UEMG Universidade Estadual, Pública, Gratuita e Multicampi  
Rodovia Papa João Paulo II, 4143 - Ed. Minas - 8º andar -  Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves - Bairro Serra Verde - Belo Horizonte - MG - CEP: 31.630-900 - Tel: +55 (31) 3916-0471
Aspectos legais e Responsabilidades