Noticias

Faculdade de Políticas Públicas | Criadora do projeto Lacre do Bem ministra palestra

Como entender o papel do terceiro setor e articular parcerias para consolidar um projeto foi o tema da palestra ministrada pela Gestora Social do “Lacre do Bem” , Ivete Macedo, no dia 17 de maio, na Faculdade de Políticas Públicas “Tancredo Neves”.

A campanha “Lacre do Bem” foi criada em 2013 por Julia Macedo, quando tinha 9 anos. Consiste em arrecadar lacres de latinhas de alumínio para vender à reciclagem e com o dinheiro arrecadado comprar cadeiras de rodas que são doadas para pessoas com deficiência.

Ivete Macedo relata durante o bate-papo com os alunos da disciplina de Gestão Ambiental e Sociedade Contemporânea, ministradas pelo professor Pedro Baggio, que é preciso qualificação e a participação de profissionais da área de processos gerenciais, recursos humanos e gestão pública no desenvolvimento de projetos do terceiro setor.

O Terceiro Setor está crescendo e se profissionalizando no Brasil. Isso significa que há mais oportunidades para quem procura um trabalho alinhado com um propósito social.

O projeto “Lacre do Bem” já recebeu inúmeras homenagens e em 2014, Julia ganhou o prêmio Bom Exemplo Cidadania, promovido pela Rede Globo Minas em parceria com a Fundação Dom Cabral, a Fiemg e o jornal O Tempo. Isso serviu para alavancar ainda mais a campanha e ganhou proporções que não esperava.

É necessário a reciclagem do equivalente a 140 garrafas de 2 litros cheias de lacres para adquirir uma cadeira de rodas de uso geral – ou seja, 352 mil lacres.

Durante o encontro foi discutido e apresentado aos alunos todo o processo da campanha “Lacre do Bem”, ressaltando os mecanismos da logística, articulação, parceria e planejamento do projeto.

Ao final do evento Ivete Macedo dou livros e um coletor de lacres para a FaPP, constituindo assim, mais um parceiro como ponto de coleta. O coletor de lacres será instalado oficialmente na semana do meio ambiente, durante o evento 1ª ECO FaPP.

Os alunos Louis e Patrícia Tiso, do 1º período de Processos Gerenciais doaram uma cadeira de rodas para o projeto, cuja doação foi feita por eles diretamente no site do “Lacre do Bem”.

Lacre do Bem III

CONECTE-SE CONOSCO