Contraste |
| |

    Noticias

    Unidade Passos | AMBES realiza tratamento e acompanhamento de pacientes com ISTs

    Por meio do trabalho da equipe multiprofissional, que envolve profissionais da área de enfermagem, medicina, psicologia, farmácia e assistência social, e participação de vários estagiários da UEMG Unidade Passos presentes no projeto, o Ambulatório Escola (AMBES) atende 18 municípios, realiza em média 180 testes rápidos de HIV por mês e efetua Campanhas de Conscientização que acontecem a partir do trabalho desenvolvido pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) itinerante.

    Além de consultas médicas com o objetivo de realizar o acompanhamento e tratamento das pessoas que vivem com vírus (PVHIV) e a distribuição dos antirretrovirais para estes pacientes, o AMBES presta também vários serviços, incluindo diagnóstico de Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). No banco de cadastro do Ambulatório existem 448 registros de HIV ativos, ou seja, em tratamento (que recebem os antirretrovirais).
     
    Outro serviço que pode ser encontrado no projeto é a Profilaxia Pós Exposição (PEP) ao HIV, que consiste em um tratamento para a pessoa que se expõe a ações de risco pela infecção ao HIV, por exemplo, em casos de violência sexual. “O AMBES atende essa profilaxia de prevenção com consulta multiprofissional, acompanhamento, seguimento e dispensação do medicamento”, explica o enfermeiro Policardo Gonçalves da Silva.

    Mais um destaque é o treinamento que a equipe tem realizado com outras Unidades de Saúde da região. O objetivo desta capacitação é preparar equipes para atender a população, realizando campanhas de conscientização e testes rápidos.

    Desde fevereiro de 2018, o Ambulatório adicionou mais uma atividade em seu cronograma, desta vez observando a necessidade de intensificar a prevenção ao vírus do HIV. Isto fez com que novas histórias surgissem neste Projeto, desta vez auxiliando àquelas pessoas que estão nas populações contempladas para a avaliação inicial da Profilaxia pré-exposição (PrEP).

    “Devemos sempre oferecer as diversas formas de prevenção, deixando muito claro que a PrEP é especificamente de prevenção ao risco de infecção pelo vírus, sendo assim, o preservativo é fundamental”, ressalta Policardo. O medicamento ajuda na prevenção ao HIV, mas não torna a pessoa imune a outras Infecções Sexualmente Transmissíveis.

    Atualmente o AMBES atende 47 pacientes com a PrEP, sendo que a distribuição deste medicamento acontece em apenas 06 cidades de Minas Gerais. O Ambulatório atende 156 municípios com o programa PrEP.

    AMBES

    Horário de atendimento: segunda a sexta-feira de 07h30 às 11h30 – 13h às 17h.
    Endereço: Rua Sabará, n° 164 – Centro, Passos/MG.
    Telefone: (35) 3529-8030

    CONECTE-SE CONOSCO

    Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

    Rodovia Papa João Paulo II, 4143
    Ed. Minas - 8º andar
    CEP: 31630-900

    • dummy+55 (31) 3916-8759 / 3916-8695

    • dummy faleconosco@uemg.br

    Assine

    Digite seu e-mail e enviaremos mais informações

    © 2019 UEMG

    Search