Unidade Ubá | Semana do Meio Ambiente mobiliza a comunidade

Com a coordenação dos professores da UEMG Unidade Ubá Débora Guimarães, Maria Aparecida Vilela, Nilza Morais, Rodrigo Mendes, Sofia Brito e Viviane Arruda, a ‘II Semana do Meio Ambiente’, promovida no município pelo Núcleo de Educação Socioambiental (NESA) da Universidade, teve como tema Tecnologias Sustentáveis e Responsabilidade Social. A programação contou com palestras (algumas interativas – ver fotos) e sessões para o debate de documentários (Café, Cinema e Ciência), reunindo graduandos da UEMG e produtores rurais, além do apoio de instituições como Prefeitura, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Copasa, Emater-MG, Instituto Estadual de Florestas e Câmara Municipal de Ubá.

O encerramento, no último sábado, levou à Praça São Januário uma feira ambiental com atrações diversas, incluindo apresentação teatral, abordando a importância de se economizar energia, distribuição de cartilhas sobre temas afins, de educação ambiental, e sorteio de brindes. Também foi possível divulgar trabalhos dos professores da Unidade Ubá e foi apresentado um estande sobre qualidade da água, onde as crianças puderam conhecer o mundo microscópico do plâncton. Houve ainda, pelo segundo ano, distribuição gratuita de mudas de plantas aromáticas e medicinais, que foram produzidas pelas professoras Viviane e Maria Aparecida, auxiliadas pelos alunos da UEMG durante várias semanas antes do evento.

“Este evento foi fundamental para divulgar a UEMG e seus cursos para a população de Ubá, possibilitar a participação dos alunos com ganho de horas acadêmicas e ampliar a interação com demais instituições da área ambiental da cidade”, avalia a Profa. Dra. Sofia Brito, que destaca ainda o prestígio obtido pelo evento, frequentemente acompanhado por rádios da região.

CONECTE-SE CONOSCO