Contraste |
| |

    Unidade Passos | Estudante do mestrado profissional desenvolve projeto de arborização

    Texto: Júlia Moraes – estagiária da Assessoria de Comunicação da UEMG Unidade Passos

    projeto.arborizaçãoA cidade de São Sebastião do Paraíso, no sul de Minas, terá um projeto exclusivo de arborização. E o responsável por sua criação é o estudante do Programa de Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, da UEMG Unidade Passos, Renan Jorge Preto.

    Engenheiro ambiental e pós-graduado em Ciências Ambientais, Renan Jorge conta mais detalhes sobre o projeto: “Consiste em expandir a arborização urbana do município através da iniciativa privada. Neste projeto, cada árvore a ser plantada receberá um gradil de proteção. Elaborei um modelo de gradil que conta com um espaço na parte superior, destinado à divulgação da empresa que custeará o plantio e manutenção da árvore. É uma forma de a empresa contribuir com a melhoria da qualidade ambiental urbana e se divulgar, mostrando sua consciência ambiental”.

    O projeto ainda não foi plenamente implantado. Atualmente, está em fase de definição das espécies, áreas de implantação e levantamento de custos. Contemplará, além do plantio, a manutenção das mudas pelo período de no mínimo um ano, bem como a substituição das árvores que, porventura, não sobreviverem neste período.

    A expectativa é que o projeto proporcione benefícios ambientais e à saúde da população de São Sebastião do Paraíso. A previsão é de que haja melhora na qualidade de vida e na manutenção da umidade do ar, sombreamento, contribuição para o sistema de drenagem urbana e melhoria paisagística. O mestrando acredita que o envolvimento das empresas despertará a sensibilidade dos apoiadores quanto à importância da arborização.

    Rita de Cássia Ribeiro Carvalho, coordenadora do Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, comentou sobre a importância do trabalho: “O Renan é muito dedicado e um grande cidadão. Quer contribuir com seu trabalho para que sua cidade tenha um novo visual e para que este seja aplicado de maneira adequada. O professor Bruno Pires tem dado apoio e, certamente, será apresentado um grande produto à sociedade”, conclui a coordenadora.

    Tags:

    CONECTE-SE CONOSCO

    Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

    Rodovia Papa João Paulo II, 4143
    Ed. Minas - 8º andar
    CEP: 31630-900

    • dummy+55 (31) 3916-0471

    • dummy faleconosco@uemg.br

    Assine

    Digite seu e-mail e enviaremos mais informações

    © 2019 UEMG

    Search