Contraste |
| |

    Projeto FIC no Campus 2019 terá primeiro encontro na sexta-feira

    "Muitas vezes, nós, professores, servidores e estudantes, desconhecemos que dentro da própria Universidade, na mesma cidade, temos uma Escola de Música, ou uma Escola Guignard, por exemplo", afirma a diretora do Campus Belo Horizonte, a professora Liliana Borges. E para diminuir as distâncias e promover a integração e o intercâmbio entre as cinco Unidades Acadêmicas da capital, a partir da sexta-feira (15 de março) começa a edição 2019 do Projeto de Formação Inicial e Continuada, o FIC no Campus.

    Trata-se de um projeto de Extensão que oferece à Comunidade Acadêmica atividades diretamente relacionadas às áreas de conhecimento de cada Unidade, que as compartilha com todos os interessados. A iniciativa, que circulará por todas as sedes da capital, terá a Escola Guignard como primeira anfitriã, aproveitando a ocasião que marca, simultaneamente, a celebração dos 75 anos da Unidade e o início das comemorações dos 30 anos da UEMG, que se completam em 2019.

    No encontro do dia 15, as atividades ocorrem na parte da manhã, a partir das 8h e, além de conversas que farão uma viagem pela história da Escola Guignard e sua didática única, proferidas pelo diretor Adriano Gomide e pela vice-diretora Lorena D´Arc, estão previstas ainda a apresentação do violonista da Escola de Música Marlon Lucas do Nascimento e uma oficina de gravura, ministrada pelos professores Paulo Lisboa e Thereza Portes.

    Enfatizando a atmosfera de integração e participação, o encontro se encerra com um café compartilhado, trazido por todos os participantes. "O intuito é promover o encontro entre as Unidades da UEMG, uma universidade multicampi, expandindo discussões e reflexões, buscando qualificar a formação de professores, compartilhando experiências de práticas pedagógicas, ampliando os canais de comunicação também com os acadêmicos e egressos", afirma Liliana. 

    Os êxitos com a realização do Projeto FIC no Campus inspiraram inclusive a Pró-reitoria de Extensão, que pretende ampliar sua abrangência para todas as Unidades Acadêmicas, por meio de um projeto de intercâmbio acadêmico e cultural que será anunciado ainda este ano, dentro da programação das atividades de comemorações dos 30 anos da Universidade.

    Acting Directorjpg

     Breve histórico do projeto

     Projeto de Extensão criado em 2016 na Faculdade de Educação da UEMG pela professora Liliana Borges, surgiu com o objetivo de possibilitar maior  protagonismo de acadêmicos a partir da promoção de eventos com a presença de professores e acadêmicos em formação, além de egressos, de várias unidades da UEMG. 

    Na versão de 2017, ainda chamado de FIC na FaE, deu visibilidade às práticas do PIBID Integrado com a presença de professores e alunos convidados de Escolas estaduais do Ensino Médio.

    Em 2018, já com o nome FIC no Campus, a Arte e a educação foram os temas norteadores para a realização dos eventos, promovendo debates acerca da formação de professores de diversas áreas, bem como oficinas com temáticas variadas, difundindo o trabalho de professores e acadêmicos da UEMG e público em geral. 

    O projeto se desenvolve com a programação de atividades de Seminários, sob a orientação da equipe de oito professores (as) orientadores (as). Os eventos realizados são abertos ao público em geral, a todas as turmas de graduação e pós-graduação, em especial, é direcionado a graduandos e docentes da UEMG. Os eventos são planejados coletivamente por professores orientadores e também convidados ou voluntários.

    A proposta é de acompanhamento quinzenal, com orientações de estudos e leituras aos participantes, bem como definições de organização e preparação dos Seminários, das Rodas de Conversas e oficinas a serem programadas. A avaliação é processual, observando o envolvimento e participação dos sujeitos nas atividades solicitadas e cumprimento dos objetivos propostos.

    CONECTE-SE CONOSCO

    Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

    Rodovia Papa João Paulo II, 4143
    Ed. Minas - 8º andar
    CEP: 31630-900

    • dummy+55 (31) 3916-0471

    • dummy faleconosco@uemg.br

    Assine

    Digite seu e-mail e enviaremos mais informações

    © 2019 UEMG

    Search