Periódicos UEMG


Logo do cabeçalho da página

Nas Nuvens...

"Nas Nuvens..." Congresso de Música é uma iniciativa dos programas de Pós-Graduação em Artes da UEMG e em Música da UFMG, que tem o propósito de ser um evento científico livre à sociedade, permitindo o acesso aberto a um espaço virtual de partilha acadêmico-científica. Este evento se constitui em um modelo de conferência cujos trabalhos orais são diretamente submetidos no formato de vídeo que são disponibilizados no site na data de cada evento, juntamente com os respectivos trabalhos escritos. "Nas Nuvens..." não se restringe a uma temática ou áreas específicas almejando perspectivas mais amplas dentro da Música, buscando um diálogo aberto através das abordagens pelos autores.


http://musicanasnuvens.weebly.com/

ISBN: 978-85-60488-10-0

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

Educação em Foco

A revista Educação em Foco é um periódico científico quadrimestral do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), editada com o apoio do Centro de Comunicação da FaE/UEMG, que tem como finalidade socializar resultados e contribuições de pesquisas e de estudos sobre temáticas candentes do campo educacional na atualidade e em outros momentos históricos. Compreende as questões educacionais brasileiras e de outras partes do mundo como questões complexas, multifacetadas, que exigem abordagens e contributos de diversos campos de conhecimento das ciências humanas. A Educação em Foco convida os pesquisadores do campo educacional do Brasil e do exterior a oferecerem suas contribuições para a mais ampla divulgação de estudos na área, perspectivando contribuir para a compreensão, o debate crítico e problematizador dos problemas que afligem o campo educacional.

Qualis/Capes: B1 - Educação

e-ISSN: 2317-0093

 

Indexada em:

• BBE: Biblioteca Brasileira de Educação (Brasília, INEP)

• Latindex: Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, en Caribe, España y Portugal.

 

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

Mal-Estar e Sociedade

Mal-Estar e Sociedade publica artigos, ensaios, resenhas, resumos de dissertações e teses, conferências e debates nas áreas sociais e de humanidades, em todos os seus segmentos. Primordialmente, pretende-se trabalhar com temáticas relacionadas à questão educacional, tendo como pilares o discurso e o conflito. O discurso, na condição de construção de subjetividades, e o conflito como elemento inerente às relações sociais. O conteúdo dos trabalhos deve conter originalidade, expressando um avanço no conhecimento científico, notadamente aquele que revela a busca pela convergência entre o conhecimento teórico e a prática.


Qualis/Capes 2012


B4 - Antropologia / Arqueologia | B5 - Educação | B5 - Letras/Linguística | B5 - Psicologia | B5 - Filosofia/Teologia:subcomissão Teologia

Indexada em: Latindex: Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, en Caribe, España y Portugal. Portal SEER Diadorim.

 

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

Modus

A revista MODUS, vinculada ao PPG Artes, é uma publicação semestral editada pela Escola de Música da UEMG com o propósito de estimular a reflexão e a atuação crítica em contextos culturais diversos. Procura ser um agente catalisador do desenvolvimento da produção e do intercâmbio de conhecimentos relacionados à música. Dentro dessa perspectiva, abrange a produção de cunho científico, teórico ou histórico, que envolve a musicologia e as áreas que colocam a música, direta ou indiretamente, frente à educação, à tecnologia, à performance e a outros sistemas de linguagem.

Indexada no Latindex

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

SCIAS - Arte/Educação

A Arte discute importantes conflitos sobre nós mesmos. Amiúde, e talvez, principalmente, quando tais pensamentos não nos são desvelados de forma explícita ou, necessariamente, narrativa. São esses conflitos, carregados vertiginosamente de humanidade, que nos move a investigá-la. Ultrapassando as possibilidades da intencionalidade nos dispusemos a infringir limites e forjar metodologias de ensino, pesquisas de temas, objetos (obras), movimentos, artistas.

A Revista SCIAS Arte/Educação do COED/FaE/CBH/UEMG se destina a consolidar, ampliar e divulgar aspectos do campo epistemológico sobre Arte, Arte/Educação e ensino de arte. Ampliar, portanto, o conhecimento, o saber (Scias em esperanto), a oportunidade de transformação da experiência estética por uma de suas vias possíveis: a mediação, o diálogo, a interlocução.

A Revista Scias Arte/Educação do COED/FaE/CBH/UEMG recebe, periodicamente, artigos de pesquisadores e se destina aos que se interessam também pelas relações educacionais, políticas, econômicas e sociais que tais discussões e construções possam suscitar.

Aguardamos sua contribuição para que possamos, através dela, tornar o maior conflito humano, a própria vida, mais significativa. Os espaços educacionais, sejam eles tantos quanto nossas condições permitirem, são pontos de confluência para fomentos culturais: falar sobre Arte é conhecer e conhecer-se. Sempre.

Título abreviado: SAE

Periodicidade - semestral

ISSN: 2318-8537

 

_______________________________________________________________________________________________________________________________

"The arts discuss major conflicts about us. Often, and perhaps most importantly, such thoughts are not revealed explicitly or in a necessarily narrative manner. These conflicts are precipitously loaded with humanity, which move us to investigate the arts. Surpassing the possibilities of intentionality, we are willing to violate boundaries and forge teaching methods, research themes, objects (works), movements, artists.

The Scias Art/Education magazine the COED/FaE/CBH/UEMG is intended to consolidate, expand, and promote aspects of the epistemological fields of art, art/education, and the teaching of art, therefore increasing knowledge, knowing (Scias in Esperanto), and the opportunity to transform the aesthetic experience through one of its possible pathways: meditation and dialogue.

The Scias Art/Education magazine the COED/FaE/CBH/UEMG periodically receives articles by researchers and is intended for those also interested in the educational, political, economic, and social relations and structures such discussions may raise.

We look forward to your contribution se that we, through this contribution, can make the largest human conflict, life itself, more meaningful. Educational forums, as many as ours circumstances will permit, are points of confluence for cultural encouragement: talking about art is knowing and knowing yourself. Always."

Short Title: SAE

Peridicity - Biannual

ISSN: 2318-8537

 

This work is licensed under a License Creative Commons Attribution 3.0 .

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

SCIAS - Direitos Humanos e Educação

A Revista SCIAS Direitos Humanos e Educação é fruto do Projeto "Educação de formadores em direitos humanos : pesquisa e produção de cursos como meio de inclusão social" , executado em parceria pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Conhecimento e Educação da Faculdade de Educação, do Campus Belo Horizonte da Universidade do Estado de Minas Gerais/COED/FaE/CBH/UEMG e a Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social, representada pelo Escritório de Direitos Humanos e pela Superintendência de Políticas de Promoção de Direitos e Cidadania.

 

A educação em direitos humanos é um dos caminhos necessários para a efetivação dos direitos fundamentais e para a construção de uma sociedade mais justa e solidária. A Revista Scias propõe-se a debater temáticas possibilitando a educação de profissionais e estudantes universitários das diversas áreas para a atuação na garantia e promoção dos direitos humanos; a capacitação de lideranças comunitárias possibilitando a autonomia e o exercício da cidadania e incluindo a temática dos direitos humanos nas práticas escolares, bem como difundir e aperfeiçoar o conhecimento acadêmico.

 

Não obstante, este periódico interrelaciona a promoção dos direitos humanos à proteção e efetivação destes direitos, aplicando o conhecimento teórico a fim de construir um novo paradigma para o desenvolvimento social.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

Revista Perspectivas em Políticas Públicas

A Revista Perspectivas em Políticas Públicas (PPP) é um periódico acadêmico, da Faculdade de Políticas Públicas "Tancredo Neves" - FaPP/CBH/UEMG, que publica produções teórico-práticas no campo das políticas públicas e suas interfaces com a gestão.

A Revista PPP tem por objetivo disseminar produções de conhecimentos, provenientes de diálogos da academia com as mais diversas vozes, discursos e experiências sociais.

A Revista é editada, semestralmente, pela FaPP/CBH/UEMG, com distribuição gratuita, nas versões impressa e eletrônica.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

ISSN: 2525-6823

Anais do Congresso de Pesquisa e Extensão e da Semana de Ciências Sociais da UEMG/Barbacena

A revista em questão publica artigos referente às apresentações realizadas ao longo dos eventos, Congresso de Pesquisa e Extensão e Semana de Ciências Sociais. O conteúdo dos trabalhos deve conter originalidade, expressando um avanço no conhecimento científico, notadamente aquele que revela a busca pela convergência entre o conhecimento teórico e a prática.

ISSN: 2525-6823

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Revista Engenharia de Interesse Social

Bem vindo a Revista Engenharia de Interesse Social. Somos um periódico acadêmico e científico, com publicação semestral, dedicado a divulgação eletrônica gratuita de artigos originais e resenhas críticas de estudos voltados para o debate das engenharias como vetor de desenvolvimento humano e social.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar