UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais

Semana UEMG

SEMANA UEMG 2012 e 14º SEMINÁRIO DE PESQUISA E EXTENSÃO finalizam suas atividades



A SEMANA UEMG 2012: 50 anos pós Guignard encerrou-se oficialmente no dia 10 de novembro. O evento de natureza extensionista demonstrou o engajamento das comunidades acadêmicas das dez Unidades da UEMG, bem como a participação de sujeitos, movimentos sociais, estado e estudantes de todos os níveis e modalidades.
Nesta sua 2ª edição, foram realizadas mais de duzentas atividades nas cidades de Belo Horizonte, Barbacena, Frutal, João Monlevade, Leopoldina e Poços de Caldas, perfazendo mais de 6.000 (seis mil) participantes.
Desta forma, o que se presenciou durante a realização da SEMANA UEMG 2012 foi a interação e integração de saberes, de culturas, de experiências entre a própria universidade e entre ela e os diversos sujeitos, grupos e instituições sociais: estudantes da educação básica, circuitos culturais, secretarias de estado, movimentos sociais, pequenas empresas.
Além disso, por incluir a realização, em Belo Horizonte, do 14º Seminário de Pesquisa e de Extensão da UEMG, o Evento divulgou, socializou e avaliou tanto a produção extensionista quanto aquela oriunda da pesquisa científica, desenvolvida por estudantes da graduação e da pós-graduação, docentes orientadores e colaboradores em todas as Unidades Universidade e das Fundações a ela associadas. Coordenado pelas duas Pró-reitorias – PROEX e PROPPG - e pelo Comitê Acadêmico de Organização do Seminário, contou com a participação de mais de 800 inscritos. Foram proferidas 9 palestras, realizadas 20 Mesas-Redondas, 149 comunicações coordenadas e apresentados 428 pôsteres.
A divulgação no site dos eventos realizados em Belo Horizonte pode contar com o trabalho de jornalismo da Agência Inova do Curso de Jornalismo da Unidade de Frutal/UEMG e do Núcleo de Estudos sobre Educação, Comunicação e Tecnologia (NECT/FAE//UEMG) com a cobertura da web Rádio Paraíba 29.
Inicia-se agora um momento importante de sistematização do trabalho realizado com vistas a sua avaliação e projeção para a 3ª edição. A avaliação trará elementos importantes para a Universidade,  orientada pelo princípio da indissociabilidade extensão, ensino e pesquisa.
A Pró-reitoria de Extensão e a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UEMG reconhecem e agradecem a participação de todos/as, estudantes, docentes e funcionários técnico-administrativos na realização da SEMANA UEMG 2012 e do 14º SEMINÁRIO DE PESQUISA E DE EXTENSÃO.


Vânia A. Costa
Pró-Reitora de Extensão
PROEX/UEMG


REALIZAÇÃO: