4ª SEMANA
UEMG
11 A 19 SETEMBRO 2015
DIVERSIDADE E AFRODESCENDÊNCIA
Interações, Mediações e (Re)Conhecimento
Semana UEMG

A 4ª edição da Semana UEMG vem cumprir o seu caráter extensionista ao mobilizar a comunidade acadêmica para ampliar e fortalecer sua produção acadêmica, cultural, tecnológica e artística na interlocução com outras universidades, com movimentos sociais, grupos da sociedade civil, instituições, professores e estudantes da educação básica em torno de questões relacionadas à temática do evento, Diversidade e Afrodescendência. São palavras chave desse evento DIÁLOGO, DESLOCAMENTO E COLABORAÇÃO.

No primeiro ano da Década Internacional dos Afrodescendentes (2015), a UEMG se propõe a iniciar uma agenda de discussões sobre esse tema a partir dos diferentes eventos vinculados à Semana. Ao mesmo tempo, propõe debates relacionados a outras temáticas em pauta na dimensão da Diversidade, como as questões de Gênero, de Sexualidade, da Juventude, das Políticas Públicas de Inclusão Social, entre tantas outras de tamanha importância para uma sociedade que se quer democrática.

A 4ª SEMANA UEMG reúne mais de 660 atividades artísticas acadêmicas e culturais, nas 17 cidades do estado de Minas Gerais que sediam Unidades Acadêmicas da Universidade, no período de 11 a 19 de setembro. Esse número significativo reflete o caráter de colaboração, apoio e parceria que permeou o processo de elaboração de cada atividade e que vai culminar em sua realização. A adesão do corpo docente, discente e dos convidados externos geraram as atividades que se propõem a trazer diferentes conhecimentos e diferentes formas de pensamento, de modo a ampliar nossas próprias perspectivas de análise. Esperamos que a riqueza dessas atividades contribua para a circularidade das temáticas em foco, estabelecendo diálogos entre a Universidade e a Sociedade e fomentando novas práticas e questões, mais colaborativas e mais inclusivas.

Vânia Aparecida Costa
Pró-reitora de Extensão/UEMG


Apoio
Parceria
Realização