Seminário de Pesquisa e Extensão
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Regulamento Geral - 19º Seminário de Pesquisa e Extensão

1 DAS INSCRIÇÕES

As inscrições para o 19º SEMINÁRIO DE PESQUISA E EXTENSÃO são gratuitas e estarão abertas para estudantes e professores da UEMG e de outras IES – Instituições de Ensino Superior, no período de 14 a 31 de agosto 2017, no endereço eletrônico do Seminário: http://www.uemg.br/seminarios.

2 DAS FORMAS DE PARTICIPAÇÃO

Estarão abertas inscrições para professores e alunos apresentarem trabalhos de pesquisa e extensão em sessões de Comunicação Coordenada e Pôsteres, submetendo seus trabalhos no formato resumo, considerando as normas constantes desse regulamento.

Inscrição de trabalhos de estudantes de graduação da UEMG, bolsistas ou não, e de outras IES deverá ocorrer apenas na modalidade Pôster

Inscrição de trabalhos de docentes e estudantes de pós-graduação da UEMG e de outras IES serão inscritos nas sessões de Comunicação Coordenada.

2.1 Da Comunicação Coordenada

2.1.1 Nesta modalidade são apresentados, em cada sessão, trabalhos diversos com temáticas semelhantes.

2.1.2 O número de sessões é limitado de acordo com a disponibilidade de espaço e relação entre os temas dos trabalhos inscritos.

2.1.3 Os trabalhos inscritos na categoria de Comunicação Coordenada serão apresentados oralmente. Após análise dos resumos encaminhados no ato de inscrição, os trabalhos aprovados serão organizados, de acordo com temática, pelo Comitê Acadêmico de Organização do Seminário – CAOS, sendo que o local, dia e horário de apresentação serão divulgados posteriormente na página do evento.

2.1.4 Trabalhos inscritos e Recomendados, cuja temática não se enquadre ou se aproxime de temas inscritos na mesma categoria, serão apresentados na forma de pôsters.

2.2 Da Apresentação de Pôster

2.2.1 Essa modalidade de apresentação é obrigatória para todos os estudantes bolsistas de pesquisa ou extensão contemplados nos editais abaixo:

  • Edital 07/2016 – PIBIC/UEMG/FAPEMIG – vigência de março/2017 a fevereiro/2018 (apresentação dos resultados parciais);
  • Edital 01/2017 – PAEx/UEMG – vigência de maio/2017 a dezembro/2017 (apresentação dos resultados parciais).
  • Edital 02/2017 – PIBIC/UEMG/FAPEMIG (BOLSAS REMANESCENTES) – vigência de maio/2017 a fevereiro/2018 (apresentação dos resultados parciais);
  • Edital 03/2017 – PAPq/UEMG – vigência de maio/2017 a dezembro/2017 (apresentação dos resultados parciais);

2.2.2 Para normas de submissão dos trabalhos, formatação e apresentação ver itens 3, 4 e 6, deste regulamento.

2.2.3 O pôster só deverá ser confeccionado pelo(s) autor(es) após o resumo ser Recomendado pelo comitê de avaliação para apresentação no evento.

2.3 Do Ouvinte

2.3.1 Participação aberta a todos os interessados.

2.3.2 Participantes que já se inscreveram como apresentadores, não necessitam se inscrever como ouvintes.

2.3.2.1 Inscritos na modalidade "Apresentador", com participação não obrigatória, que tenham trabalhos avaliados como "Não Recomendados", serão automaticamente transferidos para categoria "ouvinte".

3 DAS INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

3.1 DAS INFORMAÇÕES GERAIS

  • Cada apresentador deverá realizar uma inscrição no sistema. Caso possua mais de um trabalho a ser inscrito, todos deverão ser incluídos no mesmo login de inscrição.
  • Caso haja mais de um bolsista no mesmo projeto, cada um deverá realizar a inscrição como apresentador, podendo submeter resumos idênticos e utilizar o mesmo pôster de apresentação. A situação descrita só não será aceita caso o projeto tenha se desdobrado em dois ou mais trabalhos distintos.
  • O conteúdo do trabalho é de total responsabilidade do inscrito.
  • No caso dos bolsistas participantes dos Editais constantes do item 2.2.1 (FAPEMIG/PAEx/PAPq), é responsabilidade do orientador (coordenador do projeto) analisar e corrigir o conteúdo encaminhado. Portanto, torna-se imprescindível que o professor acompanhe criteriosamente a elaboração do resumo.
  • Para assegurar o trabalho de supervisão e revisão pelo orientador, imediatamente após o término da inscrição pelo aluno, o sistema enviará o resumo inscrito ao respectivo orientador, via INTRANET/ UEMG. O orientador realizará a análise, podendo alterá-lo e/ou corrigi-lo, se necessário. Somente após o reenvio do resumo pelo orientador, através da Intranet, a inscrição será validada.
  • Antes do envio do resumo, deverá ser feita uma rigorosa revisão gramatical, ortográfica, de digitação, de conteúdo, dos dados da pesquisa/extensão e dos campos do resumo. Os dados serão publicados exatamente como enviados. Antes do envio, certifique-se de que todos os autores e orientadores tenham conhecimento das normas do evento, do conteúdo do resumo e concordem em ter seu nome inserido no trabalho.
  • Todos os resumos serão analisados pelo Comitê de Avaliação, podendo ser aprovados ou não. Os trabalhos cuja inscrição for indeferida NÃO serão devolvidos aos autores para revisão e alteração.
  • Trabalhos Não Recomendados não serão incluídos nos Anais do evento e não poderão ser apresentados. No caso de Bolsistas com apresentação obrigatória no evento, o trabalho não recomendado deverá ser corrigido e apresentado no Seminário.
  • O resumo não poderá conter imagens (esse formato de apresentação de dados pode ser colocado no pôster, se for o caso). Esquemas químicos, por exemplo, poderão ser escritos por extenso.

NÃO SERÁ ACEITO:

  • resumo contendo simples descrição de projeto ou intenção de trabalho;
  • resumo que não contemple a estrutura básica exigida neste regulamento.

3.2 DA ESTRUTURA DO RESUMO

Orientações para realização da inscrição, de acordo com os campos obrigatórios apresentados abaixo. Todos os campos deverão ser preenchidos corretamente, com uma rigorosa revisão gramatical, ortográfica e de digitação. O certificado será gerado a partir do sistema, não sendo aceitas alterações posteriores..

3.2.1 Dos Resumos de trabalhos de PESQUISA para apresentações de pôsteres e comunicações coordenadas

ORIENTADOR (pôster): insira o nome completo, e sem abreviação, do orientador do projeto, e no campo seguinte o seu respectivo e-mail.

TÍTULO DO TRABALHO A SER APRESENTADO: digite o título de seu trabalho, que poderá ou não ser idêntico ao do projeto, uma vez que um mesmo projeto pode gerar mais de um trabalho a ser apresentado.

AUTOR PRINCIPAL: cadastre apenas o nome do autor principal do trabalho.

CO-AUTORES: cadastre apenas o nome dos co-autores, em ordem de autoria (não inclua titulações: Prof., Dr., Orientador etc.). Digite os nomes por extenso e sem abreviações. Caso o orientador não seja o autor principal, seu nome deverá constar entre os co-autores.

APRESENTADOR: será preenchido automaticamente, pelo sistema, de acordo com dados do inscrito.

PALAVRAS-CHAVE: informar as palavras-chave separadas por vírgula, no mínimo 3 e no máximo 6 e com até 80 caracteres.

RESUMO – deverá abranger o conteúdo abaixo, na forma de texto corrido, sem escrever os subtítulos dos itens:

– Introdução: Visão geral sobre a investigação com definição do objeto do trabalho, fundamentação teórica, relevância da pesquisa. O resumo inscrito deverá conter:

– Metodologia: Descrição sucinta da forma pela qual o trabalho foi realizado (método de amostragem; parâmetros considerados; tamanho da amostra; procedimentos/ estratégias de coleta e análise dos dados);

– Resultados Parciais ou Finais;

– Discussão.

3.2.2 Dos Resumos de trabalhos de EXTENSÃO para apresentações de pôsteres e comunicações coordenadas

ORIENTADOR : insira o nome completo, e sem abreviação, do orientador do projeto, e no campo seguinte o seu respectivo e-mail.

TÍTULO DO TRABALHO A SER APRESENTADO: digite o título de seu trabalho, que poderá ou não ser idêntico ao do projeto, uma vez que um mesmo projeto pode gerar mais de um trabalho a ser apresentado.

AUTOR PRINCIPAL: cadastre apenas o nome do autor principal do trabalho.

CO-AUTORES: cadastre apenas o nome dos co-autores, em ordem de autoria (não inclua titulações: Prof., Dr., Orientador etc.). Digite os nomes por extenso e sem abreviações. Caso o orientador não seja o autor principal, seu nome deverá constar entre os co-autores.

APRESENTADOR: será preenchdo automaticamente, pelo sistema, de acordo com dados do inscrito.

PALAVRAS-CHAVE: informar as palavras-chave separadas por vírgula, no mínimo 3 e no máximo 6 e com até 80 caracteres.

RESUMO - deverá abranger o conteúdo abaixo, sem os subtítulos, na forma de texto corrido:

– Objetivos: Indica o que se quer alcançar com o trabalho.

– Local de realização das ações;

– Metodologia: Indica como o projeto foi desenvolvido;

– Forma de participação da comunidade interna e/ou externa;

– Referenciais Teóricos;

– Considerações Parciais ou Finais.

– Avaliação da Ação: Avaliação dos resultados obtidos, levando-se em conta indicadores como:

  • indissociabilidade entre extensão, ensino e pesquisa;
  • perspectiva interdisciplinar;
  • impacto na formação do estudante;
  • relação dialógica entre universidade e comunidade alvo;
  • contribuição para as políticas públicas e o desenvolvimento regional;
  • geração de produtos ou resultados de qualidade.

3.2.3 Na modalidade Pôster, o resumo deverá ter no mínimo de 1.500 (mil e quinhentos) e máximo de 2.000 (dois mil) caracteres, com espaço. Na modalidade de Comunicação Coordenada, o resumo deverá ter no m&inimo de 3.000 (três mil) e máximo de 6.000 (seis mil) caracteres, com espaço.

4 DA FORMATAÇÃO – PÔSTERES (Pesquisa e Extensão)

4.1 O pôster deverá seguir a seguinte formatação:

  • Tamanho: 120 cm (altura) x 90 cm (largura).

  • O material do Pôster, fica a critério dos responsáveis pela apresentação do trabalho.

  • O logotipo da Instituição vinculada com a geração do trabalho deverá estar visível no pôster. (O logotipo da UEMG está disponível aqui)

  • A descrição do trabalho deverá conter os mesmos elementos indicados no resumo, separados por subtítulos, sem considerar a restrição quanto ao número de caracteres.

  • Em nota de rodapé deverão constar informações gerais a respeito das Instituições envolvidas e agências de financiamento.

  • O título e os autores do trabalho no pôster deverão ser os mesmos contidos nos resumos submetidos ao evento. Os autores devem ser citados em ordem de autoria.

  • É importante que constem do pôster: título, nomes, departamento e instituição dos autores, cidade/estado e agência de fomento (se houver).

  • O pôster deverá ser elaborado com quantidade de texto, figuras, fotos, tabelas, gráficos e esquemas adequados à visualização e ao melhor entendimento dos resultados.

  • As informações devem ser organizadas de modo que as idéias centrais do trabalho sejam facilmente compreendidas.

  • É responsabilidade dos autores, realizar uma rigorosa revisão do pôster antes de sua impressão.

  • Obedecidos os elementos acima citados, o arranjo e estética do pôster são livres e de responsabilidade dos autores.

5 ACOMPANHAMENTO STATUS RESUMO INSCRITO

  • A situação do resumo inscrito, poderá ser acompanhada no login de acesso, criado no ato da inscrição.
  • O resultado final da análise do(s) trabalho(s) a serem apresentados em formato Pôster ou em Sessões de Comunicação Coordenada serão disponibilizados no login até 06/10.

6 DA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS DE PESQUISA E EXTENSÃO

6.1 DA COMUNICAÇÃO COORDENADA

  • A relação dos trabalhos inscritos aceitos para esta modalidade e respectivos dia e local de apresentação dos trabalhos serão disponibilizados na página do evento.

  • O número de trabalhos apresentados em cada sessão de comunicação coordenada será definido de acordo com o tema, a disponibilidade de espaço e tempo.

  • Cada sessão de comunicação coordenada poderá ter a duração máxima de duas horas.

  • Cada apresentador terá, no máximo, 15 minutos para exposição de seu trabalho, ficando o tempo restante disponibilizado para discussão e operacionalização da sessão ao final de todas as apresentações;

  • Todas as salas de apresentação estarão equipadas com data show. Outros recursos deverão ser providenciados pelo apresentador.

  • Qualquer impossibilidade com relação a datas e horários de apresentação deverá ser informada, imediatamente após aprovação do trabalho. A solicitação deverá estar acompanhada de uma justificativa, para que seja analisada pelo Comitê de Organização.

  • Os dias e horários de apresentação serão definidos pelo Comitê de Organização e serão publicados na página do evento. Após divulgado cronograma de apresentação, não haverá possibilidade de transferência de sessões, datas e/ou horários.

6.2 DOS PÔSTERES

  • O número máximo de pôsteres a ser apresentado por alunos da UEMG (com apresentação não obrigatória) e/ou externos à UEMG, está condicionado a disponibilidade de tempo e espaço nos locais de apresentação.

  • A relação das sessões, dias e horários de apresentação dos trabalhos, será disponibilizada na página do evento.

  • Qualquer impossibilidade com relação a datas e horários de apresentação deverá ser informada imediatamente após aprovação do trabalho. A solicitação deverá estar acompanhada de uma justificativa, para que seja analisada pelo Comitê de Organização.

  • Os dias e horários de apresentação serão definidos pela Comitê de Organização e serão publicados na página do evento. Após divulgado cronograma de apresentação, não haverá possibilidade de transferência de sessões, datas e/ou horários.

  • Os pôsteres deverão ser afixados em horário e local determinados, informados previamente pelo Comitê Acadêmico Organização do Seminário.

  • Será obrigatória a permanência do(s) autor (es) do trabalho junto ao pôster, durante toda a sessão de apresentação, para esclarecimentos aos interessados. O apresentador que não cumprir esta norma está sujeito a não receber o certificado.

  • No caso de dois bolsistas envolvidos no mesmo trabalho, ambos deverão apresentá-lo, dividindo o tempo previsto para a sessão de apresentação.

  • A Comissão Organizadora do Evento não se responsabilizará pela colocação, retirada e/ou guarda dos pôsteres.

  • Não será permitida a apresentação:

- por terceiros (não-autores e não-inscritos);

- com retroprojetor, computador, microfone e outros equipamentos eletrônicos.

6.2.1 DA MOSTRA ESPECIAL

  • Os pôsteres serão analisados pelos professores avaliadores durante as sessões de apresentação.

  • Os trabalhos com melhores avaliações serão expostos em uma Mostra Especial, na página da Universidade e receberão certificado específico.

  • A Comissão de Organização do Seminário - CAOS, poderá poderá estabeler processo classificatório entre os projetos selecionados para essa Mostra.

7 DA DIVULGAÇÃO DA PROGRAMAÇÁO FINAL

  • A programação final, com a indicação das sessões, horários e locais de apresentação dos trabalhos, será divulgada até o dia 03 de novembro de 2017.

8 DO CERTIFICADO

  • O certificado somente será disponibilizado comprovada a participação no evento. A comprovação ocorrerá através da conferência da assinatura na lista de presença da atividade correspondente e no credenciamento do evento.

  • O certificado será emitido em nome do apresentador cadastrado no sistema no ato da inscrição, contendo o nome dos demais autores cadastrados pelo inscrito.

  • Inscritos como ouvintes nos dias do Seminário receberão o certificado em data posterior ao último dia do evento, através de e-mail, informado no ato da inscrição.

  • O certificado será confeccionado a partir dos dados cadastrados no sistema no ato da inscrição, não havendo possibilidade de alterações posteriores.

  • O certificado de apresentador e ouvinte, inscritos no sistema, será disponibilizado, em até 30 dias após evento, mediante seu acesso à inscrição.

  • Certificados não retirados do sistema em até seis meses após o evento, serão automaticamente excluídos do acesso, sem a possibilidade de solicitação posterior.

  • Dúvidas quanto ao acesso cadastrado, no ato da inscrição, poderão ser encaminhadas para seminariope@uemg.br, até o último dia estipulado para retirada do documento. Qualquer solicitação de login, encaminhada posteriormente, será desconsiderado.

9 DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Quaisquer questões não contempladas por este edital serão analisadas pelo Comitê Acadêmico de Organização do Seminário – CAOS Regional.

Belo Horizonte, 10 de agosto de 2017.

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