Unidade Passos | Estudantes de Engenharia Civil promovem evento de pesquisa e extensão

Hernane Freitas, Dilson Gomes e Gustavo Costa – estudantes de Jornalismo

O Centro Acadêmico de Engenharia Civil Prestes Maia da UEMG Unidade Passos promoveu, na última quinta-feira (30 de maio), o Primeiro Encontro de Pesquisa e Extensão. Palestras ministradas por docentes do curso e apresentação de diversos projetos desenvolvidos por estudantes do curso compuseram a programação, desenvolvida no Bloco 05 da Unidade Passos.

O professor e palestrante João Vicente fala sobre a iniciação científica do aluno na Universidade: “Projetos de pesquisa e extensão são grandes contribuintes técnicos e científicos para a graduação, além de sua importância na vida acadêmica do aluno”. Docente na UEMG, Luciano Galvão foi o responsável pela palestra referente à Importância do Núcleo de Pesquisas e Estudo na formação acadêmica, por estimular a curiosidade dos estudantes e despertar o interesse pela área da pesquisa.

Membro do Centro Acadêmico, Ellen Ribeiro comentou sobre a elaboração do evento: “Nos baseamos nos grandes eventos de pesquisa e extensão, inclusive de outras cidades, e com o apoio dos professores conseguimos realizar a iniciativa. Está sendo muito satisfatório e estamos felizes por poder realizá-lo”.

‘Confecção de Tijolos Ecológico Solo-Cimento incorporado por rejeitos oriundos da mineração’ foi um dos projetos expostos. Com autoria de Isabela Lemos, estudante do 8° período do curso de Engenharia Civil, o estudo abordou o desenvolvimento de tijolos com solos da mineração de rochas fosfáticas, além do quartzito da região que é descartado.

O estudante João Gabriel de Campos pontuou que a palestra contribuiu muito por mostrar espaços da faculdade que ele não conhecia, como, por exemplo, o laboratório de hidráulica. Já Lívia Ubeda afirmou: “A palestra foi muito esclarecedora para que os alunos tomem ciência da importância da iniciação científica, tanto para o currículo quanto para agregar ao seu conhecimento pessoal”.

UEMG

Belo Horizonte - MG