Contraste |
| |
    GTIC

    Gerência de Tecnologia da Informação e Comunicação

    Experimente nosso Chat Bot

    Temos por finalidade gerir as tecnologias de informação e comunicação no âmbito da Universidade, observada a política de Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC – do Governo do Estado de Minas Gerais, competindo:

    I - estabelecer o planejamento estratégico das ações de TIC, alinhado ao planejamento estratégico e às diretrizes governamentais;
    II - coordenar as atividades de diagnóstico, prospecção e difusão de novas soluções relacionadas à TIC, objetivando a melhoria das competências institucionais;
    III - prover sítios eletrônicos e a intranet, respeitando os padrões de desenvolvimento e de prestação de serviços eletrônicos definidos pela Política Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação;
    IV - propor, incentivar e viabilizar a implantação de soluções de Governo Eletrônico alinhadas às ações de governo, apoiando a otimização dos processos,
    V - gerir os contratos de aquisição de produtos e serviços de TIC;
    VI - emitir parecer técnico prévio quanto à utilização e aquisição de equipamentos, softwares, sistemas setoriais e corporativos e mobiliários na área de informática, bem como sobre a adequação e reestruturação da rede lógica e elétrica dos equipamentos respectivos;
    VII - garantir o melhor custo benefício no uso dos recursos de TIC;
    VIII - viabilizar a integração e a compatibilidade dos dados e aplicações, visando disponibilizar informações com qualidade para subsidiar a tomada de decisões estratégicas;
    IX - executar a manutenção dos hardwares e dos softwares e aplicativos em microcomputadores em uso na Universidade;
    X - garantir a segurança das informações, observados os níveis de confidencialidade, integridade e disponibilidade;
    XI - fornecer suporte técnico ao usuário; 
    XII - instaurar a Governança de Tecnologia da Informação – TI – na instituição, definindo processos e mobilizando recursos que garantam o alinhamento das ações de TI às competências e objetivos institucionais.

    A Gerência de Tecnologia da Informação e Comunicação - GTIC da Informação é responsável pelo acompanhamento do plano diretor de TI, projetos e fomento a recursos junto a órgãos governamentais.

    O setor tem a incumbência de manter os contratos em pleno funcionamento, garantindo a prestação de serviços necessários ao desenvolvimento das ações da Universidade.

    Exerce ainda papel fundamental na integração das tecnologias de informação e comunicação nas práticas de ensino, pesquisa e extensão.

    A Gerência de Tecnologia da Informação e Comunicação - GTIC tem o papel de desenvolver e manter em pleno funcionamento diversos sistemas computacionais, como o Portal UEMG...

    A GTIC Infraestrutura de Redes e Segurança possui o objetivo primordial de manter a rede de computadores e seus servidores ativos. Presta ainda suporte aos sistemas do Governo do Estado de Minas Gerais, garantindo o funcionamento e a gestão dos mesmos. Desenvolve papel fundamental na implementação de políticas de segurança no acesso a dados. Compete a esta equipe o planejamento, coordenação, controle e a execução das atividades relacionadas a gestão dos recursos e serviços de infraestrutura de redes e telecomunicações da universidade, com o objetivo de garantir a disponibilidade, segurança e o sigilo da informação.

    Como principais atribuições:

    • Garantir o bom funcionamento das redes e internet
    • Gerenciar e monitorar serviços de telecomunicações
    • Administrar servidores de sistemas, bem como contas de usuários e e-mails
    • Implementar mecanismos e políticas de segurança da informação
    • Implementar mecanismos e políticas de segurança da informação
    • Desenvolver planos de trabalho e soluções a fim de melhorar serviços oferecidos e implementar novas tecnologias em redes e comunicação de dados.




    Os objetivos da equipe são de atender as necessidades da Universidade no que diz respeito às manutenções preventivas e corretivas de equipamentos de informática. Além disso, a equipe tem como objetivo gerenciar e acompanhar contratos de suporte técnico, nas atividades de atendimento, checagem e assistência básica em:

    • Serviços de utilização de computadores, redes, impressão e acesso á internet;
    • Utilização de softwares e aplicativos com mal funcionamento, conflito, falha de acesso ou qualquer evento que impeça a sua utilização
    • Serviços de impressão e digitalização
    • Manutenção e assistência técnica básica em equipamentos de rede e de microinformática(estações de trabalho, notebooks, impressoras, scanners e demais periféricos)
    • Procedimentos de checagem para reativação de serviços de rede, impressão e acesso a internet
    • Procedimentos de checagem para reativação de serviços de rede, impressão e acesso a internet
    • Assistência, estritamente técnica, na utilização de softwares e aplicativos relacionados aos interesses da Universidade, quando existir problema no funcionamento, conflito, falha de acesso ou qualquer evento que impeça a sua utilização
    • Assistência, estritamente técnica, na utilização de softwares e aplicativos relacionados aos interesses da Universidade, quando existir problema no funcionamento, conflito, falha de acesso ou qualquer evento que impeça a sua utilização
    • Para solicitar um chamado a atendimento e serviço, entre em contato com a Central de Suporte técnico, pelo telefone xxxxxxxxxxx.
    Anim pariatur cliche reprehenderit, enim eiusmod high life accusamus terry richardson ad squid. 3 wolf moon officia aute, non cupidatat skateboard dolor brunch. Food truck quinoa nesciunt laborum eiusmod. Brunch 3 wolf moon tempor, sunt aliqua put a bird on it squid single-origin coffee nulla assumenda shoreditch et.

    SERVIÇOS UEMG

    Diplomas

    Diplomas

    Emissão de DAE

    Emissão de DAE

    Fale Conosco

    Fale Conosco

    Tabela Serviços

    Tabela Serviços

    Telefones

    Telefones

    Acessando o e-mail institucional

    Universidade Pública, Gratuita e de Qualidade

    Tutorial como acessar e-mail Microsoft institucional – alunos e professores

     

    Image
    Com as credenciais de estudante da UEMG é possível acessar os serviços de qualquer lugar e em qualquer dispositivo que tenha conexão com a internet. A diferença é que o acesso ocorre pelo navegador da internet, com armazenamento de arquivos e conteúdo na nuvem. Ou seja, não é preciso instalar os programas no seu computador.
    O acesso é pela internet

    FAQ

    Confira nosso FAQ de perguntas mais frequentes e tire suas dúvidas
    Quem pode utilizar o e-mail institucional da UEMG?
    • Discentes de graduação e pós-graduação, regularmente matriculados na UEMG.
    • Docentes, servidores e estagiários da UEMG, devidamente cadastrados no GRH.
    O que eu posso utilizar no pacote Office 365 da UEMG?
    Esqueci minha senha?
    O que acontece quando eu me formar?
    Quais as aplicações que vêm disponíveis no Office para Mac?
    Por quanto tempo posso utilizar o pacote Office 365?
    Como criar arquivos colaborativos com o Teams?
    Como reunir ou participar agora com o Teams?
    Como configurar um canal no Teams?
    Quais os atalhos de teclado para o Teams?
    Tem alguma dúvida sobre o Teams?
    Quais navegadores são suportados para utilizar o Office 365 Online?
    Como posso aprimorar meus conhecimentos na plataforma Office 365?
    © 2022 UEMG