Contraste |
| |

    INGRESSO 2021

    PROGRAMA DE RESERVA DE VAGAS

    O Programa de Reserva de Vagas - PROCAN para ingresso na Universidade do Estado de Minas Gerais é uma política institucional de inclusão social que compõe uma das modalidades da Política de Ações Afirmativas da UEMG.

    Quem pode participar?

    Candidatos de baixa renda, egressos de escola pública, negros, quilombolas, indígenas, ciganos e pessoas com deficiência.

    Como são distribuídas as vagas?

    Com base na Lei Estadual nº 22.570/2017, o PROCAN estabelece a reserva de 50% (cinquenta por cento) das vagas na Universidade, distribuídas da seguinte forma:

    • Categoria I – 21% (vinte e um por cento) para candidatos de baixa renda e egressos de escola pública, declarados negros;
    • Categoria II – 3% (três por cento) para candidatos de baixa renda e egressos de escola pública, declarados quilombolas;
    • Categoria III – 3% (três por cento) para candidatos de baixa renda e egressos de escola pública, declarados indígenas;
    • Categoria IV – 2% (dois por cento) para candidatos de baixa renda e egressos de escola pública, declarados ciganos;
    • Categoria V – 16% (dezesseis por cento) para outros candidatos de baixa renda e egressos de escola pública;
    • Categoria VI – 5% (cinco por cento) para pessoas com deficiência.

     

    Como me inscrever?

    1º - ACESSAR O EDITAL

    Lançado na página oficial do processo seletivo (uemg.br/ingresso2021-enem), contém informações importantes, como orientações para inscrição, regras de seleção e classificação dos candidatos, quadro de vagas e cronograma.

    2º - SEPARAR A DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

    Se você nunca participou e está confuso, o ANEXO I do Edital traz a lista completa de documentos de que você precisará para a inscrição, de acordo com a categoria de vaga que pretende concorrer. No ANEXO I você também encontrará modelos de declarações para comprovação de pertencimento aos grupos atendidos pela reserva de vagas e da situação socioeconômica do seu grupo familiar.

    3º - REALIZAR SUA INSCRIÇÃO

    Após a leitura completa do Edital e conferência da documentação necessária, é hora de acessar o sistema, no endereço uemg.br/ingresso2021-enem e realizar sua inscrição. Para cada arquivo que você anexar, deverá dar um nome que identifique o documento.

     

    O que fazer depois que me inscrevi?

    1º - AGUARDAR A ANÁLISE DOS DOCUMENTOS

    Toda a documentação será analisada por Banca Examinadora, que irá verificar se o candidato atende os requisitos estabelecidos no Edital para concorrer à categoria de vaga que selecionou no ato de inscrição.

    2º - APRESENTAR-SE À BANCA DE HETEROIDENTIFICAÇÃO

    Caso você tenha feito inscrição para a CATEGORIA I - candidatos declarados negros (pretos ou pardos), fique atento a divulgação, no endereço uemg.br/ingresso2021-enem, do calendário com data e horário para se apresentar à Banca de Heteroidentificação, nos termos do item 5 do Edital e do ANEXO I.

    3º VERIFICAR O RESULTADO PRELIMINAR

    No dia 22 de março será divulgado o resultado preliminar de reserva de vagas, no endereço uemg.br/ingresso2021-enem,. Caso seu pedido tenha sido indeferido (reprovado), você poderá apresentar recurso contra a decisão da Banca, no prazo de dois dias úteis, por meio de formulário disponível na ÁREA DO CANDIDATO.

    4º VERIFICAR O RESULTADO FINAL

    Após analisados os recursos será publicado resultado final. O candidato com pedido deferido, será classificado para a Unidade, Curso e Turno de interesse, dentro do número de vagas reservadas para a categoria para a qual está concorrendo. O candidato com pedido indeferido, será automaticamente remanejado para a modalidade de ampla concorrência e será classificado por meio da lista geral de candidatos.

    © 2021 UEMG
    ...