Estudantes da Escola de Música da UEMG foram entrevistados para uma edição do Programa Geração, da Tv Assembleia. No programa, o assunto foi o disco Clube da Esquina, de 1972, considerado o melhor do país de todos os tempos, segundo uma enquete do Podcast Discoteca Básica, realizado com 162 músicos, jornalistas e críticos de arte.
Além das reminiscências sobre as canções que se tornaram clássicos da música popular brasileira, o programa evidencia também como a obra continua sendo uma referência e influência mesmo para as novas gerações de músicos. Nesse contexto, os estudantes da Escola de Música Gustavo Figueiredo, Isadora Sousa e Victor Alves compartilharam as histórias de como reverberam em sua formação musical acordes criados 50 anos atrás, em uma certa esquina do bairro Santa Tereza, em Belo Horizonte. O programa pode ser assistido, na íntegra, a seguir.
SOBRE O PROGRAMA
Clube da Esquina. Em torno da obra com 21 canções, estão amigos de infância, irmãos, vizinhos e parceiros de bandas que se reuniam numa esquina do bairro de Santa Tereza, em BH, onde criaram um movimento forte na cena cultural do Brasil. . O programa conta com análises do professor Mauro Rodrigues, da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais. Ele fala de tradições da música, nos antigos centros mineradores de ouro e diamante, em bandas e escolas de música instaladas em todo o Estado, e mostra como o Clube da Esquina expandiu essa vocação.
Embalado por composições de Milton Bituca Nascimento, Lô Borges e companhia, o programa também encontra outras gerações inspiradas pela turma do Clube. . Kadu Vianna já teve música gravada por Milton, de quem chamou a atenção ao cantar num show um dos sucessos do LP de 1972. O cantor e compositor, filho dos anos de 1980, também fez sucesso na competição The Voice, da Rede Globo, com um dos grandes sucessos na voz de Beto Guedes, a canção Amor de Índio.
Para o compositor Haroldo Bontempo, além da qualidade técnica, os integrantes do Clube da Esquina tinham como diferencial a amizade, o que garantia valor coletivo às obras eternizadas em tantas regravações.
O Geração conta ainda o caminho de três estudantes até o curso universitário de música. Eles mostram referências em vários gêneros da música mineira e como o grupo liderado por Bituca segue sendo lição de vida.