O vestibular é uma importante etapa da vida, um momento crucial para muitos estudantes. Neste domingo (12), aconteceu a aplicação das Provas de Conhecimentos Gerais do Vestibular UEMG 2025, que abrangem questões de múltipla escolha e redação.
Foram mais de 24 mil inscritos para as provas aplicadas em 18 localidades do Estado, sendo elas: Abaeté, Araguari, Barbacena, Belo Horizonte, Campanha, Carangola, Cláudio, Diamantina, Divinópolis, Frutal, Guanhães, Ibirité, Ituiutaba, João Monlevade, Leopoldina, Passos, Poços de Caldas e Ubá. Ao todo, são oferecidas 4.811 vagas para 131 cursos de graduação, sendo os cursos de Medicina, Psicologia e Direito os mais procurados desta edição.
Os portões para o início da prova foram abertos às 12h30 e fechados às 13h30, com as provas tendo início às 14h. Já a saída foi possível a partir das 16h, com a prova sendo encerrada às 17h, com exceção para quem pediu atendimento especial.
O acesso foi tranquilo em todas as unidades, que também contaram com suporte de ambulância e da Polícia Militar e outros serviços de acessibilidade aos candidatos, como leitores para candidatos com deficiência visual e intérprete de Libras.
De acordo com a MS Concursos, empresa organizadora do Vestibular, a aplicação das provas em todas as cidades ocorreu eficientemente, garantindo a tranquilidade dos candidatos e a segurança do processo seletivo.
A pró-reitora da UEMG, professora Patrícia Caetano de Araújo, também presidente da Comissão Permanente do Vestibular da UEMG, esteve presente na aplicação das provas em Belo Horizonte e compartilhou suas impressões: “Chegamos ao momento dos nossos mais de 24 mil candidatos fazerem suas provas, que estão sendo aplicadas em 18 municípios do estado. Essa organização exigiu muito cuidado e nós estamos com a expectativa de tudo correr muito bem, desejando boa sorte para os candidatos nos diversos cursos de graduação da UEMG.. Estamos muito felizes com toda a organização para hoje”, comentou.
Os cartões de prova já foram divulgados e os candidatos podem acessá-los na Área do Candidato. Conforme o edital do processo seletivo, o gabarito oficial e os Cadernos de Prova deverão ser publicados nesta segunda-feira, 13/01. O resultado preliminar será divulgado no dia 11/02, após a realização da etapa das Provas de Habilidades Específicas, exclusivas para os candidatos aos cursos da Escola de Música da UEMG, em Belo Horizonte.
Error
Error
Perfis dos candidatos
Todos os anos, a diversidade é uma das características entre candidatos. Eles variam em idade, interesse, história, origem e gênero, e muitos já possuem experiência profissional, buscando um novo diploma para subir na carreira. Outros acabaram de terminar o ensino médio e esperam ingressar no ensino superior para alcançar o sucesso profissional e contribuir para uma sociedade diversificada e com maiores oportunidades.
Enzo Manella Neto, de 20 anos, sempre teve o desejo de ser médico. Apesar de não ter nenhum familiar na área, ele se dedica intensamente aos estudos e acredita que a Psiquiatria é sua verdadeira vocação: "Medicina é como uma missão de vida. Eu quero trabalhar com Psiquiatria, trabalhar com pessoas que sofrem com algum tipo de doença mental. Isso é algo que mexe muito comigo. Eu comecei a fazer cursinho, mas não me adaptei, e comecei a estudar online para o ENEM com revisão para a UEMG. A prova foi tranquila, agora é só esperar o resultado mesmo."
Carina Arlete, de 22 anos, moradora da cidade de Ribeirão das Neves, terminou o Ensino Médio em 2021 e somente no ano passado pôde retomar os estudos. Atendente em uma loja de shopping, ela quer fazer faculdade de História e dar orgulho aos pais, Ivanilda Zélia e Valdivino Soares. “Se eu conseguir entrar na universidade vai ser a realização de um sonho para todos na minha casa. Minha mãe é empregada doméstica e meu pai não concluiu nem a segunda série do Ensino Fundamental. Vou ser a primeira na família com curso superior”, comentou.
Entre os candidatos de Ituiutaba estavam o casal Maria Andréia Martins, 49, e Dirceu Siqueira, 42, ambos deficientes visuais. Moradores da cidade, encontraram no ensino superior uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional. Maria Andréia, que busca ingressar na Psicologia, revelou sua motivação: “Tenho pessoas na família que passaram por sérios problemas psicológicos e fazer esse curso é uma vontade antiga. Estar aqui hoje é um dia de vitória e estou confiante”. Já Dirceu, professor de capoeira e candidato à Educação Física, destacou a importância da estrutura local: “Ter a UEMG aqui na nossa cidade é uma grande facilidade. Estar aqui hoje é uma superação”.
Confira mais depoimentos dos candidatos sobre as provas e suas expectativas.