A Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) realizou, nesta sexta-feira, dia 15 de setembro, a outorga de grau a 378 servidores da Educação Infantil da rede municipal de Belo Horizonte, que concluíram o curso de Pedagogia ofertado pela Faculdade de Educação (FaE) da UEMG.
A cerimônia foi realizada no Auditório Juscelino Kubitschek, na Cidade Administrativa e contou com a presença, além dos formandos e formandas, pela gestão da Universidade e pelos professores formadores e tutores da graduação.
Compuseram a mesa da cerimônia, pela UEMG, a reitora, Lavínia Rosa Rodrigues; a diretora da Faculdade de Educação, Lourdes Teixeira; a coordenadora e a vice-coordenadora do curso de Pedagogia, Jacqueline da Silva Gonçalves e Maria Cristina da Silva; a professora patronesse dos formandos, Juliana Cordeiro; a secretária acadêmica da FaE, Saionara Victória Costa e a graduanda Grazielle Braz, representante discente no Colegiado. O representante da Secretaria de Estado de Educação, Fernando Sette Câmara Júnior, complementou a mesa da solenidade.
A coordenadora do curso de Pedagogia, professora Jaqueline da Silva Gonçalves, relembrou da articulação entre prefeitura e estado como resultado de uma demanda da categoria de profissionais de Belo Horizonte em 2018 e avaliou o percurso. “Para mim [coordenar esse projeto] foi um grande desafio. Todos os formandos são professores há muito tempo, muitos apenas com a formação em magistério. Tivemos um baixo número de evasão e conseguimos reunir a prática obtida por eles durante sua experiência no ambiente escolar, com a teoria que a Universidade oferece e hoje formamos quase 400 professores para o município, o que para nós é uma alegria enorme”, comemora.
Durante sua fala, a reitora destacou os diversos atores e atrizes responsáveis pela efetivação da parceria e pela formação e relembrou os formandos de seus deveres como, agora, pedagogos, responsáveis pela formação de centenas de jovens da capital mineira. “Vocês deverão ser eticamente responsáveis e competentes na realização das práticas educativas demandadas pela sociedade, reconhecendo nelas a pluralidade e as singularidades dos sujeitos sociais com os quais se relacionarão, bem como o papel da educação na promoção da cidadania e na formação de sujeitos que busquem permanentemente a liberdade, a dignidade e a felicidades”.
A professora Juliana Cordeiro, por sua vez, agradeceu pela homenagem de ser nomeada a patronesse das turmas formandas, que foram dez, ao todo, e se emocionou durante sua fala: “Este é um projeto que muda a educação em Belo Horizonte. Vocês [referindo-se aos formandos e formandas] são as sujeitas e sujeitos que já faziam e agora farão ainda mais a diferença na educação do município”, afirmou.
A diretora da Faculdade de Educação, Lourdes Teixeira.“Esse diploma foi conquistado com muita luta. O curso de Pedagogia serve para tirar muitos da ignorância e conquistar cidadania. Requer sobretudo, dedicação, confiança e perseverança”, pontuou,
O curso foi o resultado de uma parceria entre a Universidade e a Prefeitura de Belo Horizonte, assinado em 2019, com financiamento da CAPES e recursos do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). Foram mobilizados um total de seis professores formadores, 20 tutores e 36 orientadores de monografia.
.
Confira algumas fotos
Error
Fotos: Elias Fernades / Luiza Carolina / Antonio Araujo / Ascom-UEMG
Texto: Leonardo Peifer / Ascom-UEMG