Contraste |
| |

    Noticias

    Unidade Divinópolis | Realizada a 17ª Semana de Museus

    Texto: Isabella Marques | Assessoria de Comunicação – UEMG Unidade Divinópolis
    Fotos: André Camargos, Elvis Gomes e Isabella Marques | Assessoria de Comunicação da UEMG Unidade Divinópolis

    Entre os dias 6 e 18 de maio, aconteceu a 17ª Semana Nacional de Museus. Em Divinópolis, o evento foi realizado pelo Centro de Memória Professora Batistina Corgozinho (Cemud), da UEMG Unidade Divinópolis. O tema deste ano, definido no final de 2018 pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), foi “Museus como núcleos culturais: o futuro das tradições”.

    Cerca de 3 mil pessoas participaram das atividades oferecidas, entre as quais exposições, oficinas, visitas guiadas, exibição de documentário e apresentações culturais. 10 escolas públicas, municipais e estaduais, da cidade e região participaram do evento. Representantes de Martinho Campos, Papagaios, Carmo do Cajuru, da comunidade rural do Choro e de Bom Despacho estiveram presentes para prestigiar as ações. Esta última esteve presente, inclusive, por meio da exposição “Vem que é dia de festa!”, sobre a festa do reinado, que é realizada há 180 anos em Bom Despacho.

    “A Semana de Museus é um evento em que a gente está dando visibilidade, comunicando nossos acervos e também dialogando com a cultura, a tradição e os patrimônios locais e regionais. Então, também, uma perspectiva muito importante é trabalhar com os municípios, pensando não só em Divinópolis, mas nas tradições, na cultura, no patrimônio do Centro-Oeste. E a gente tem conseguido isso, dialogar com diversos grupos e municípios, valorizando a história e a memória da região”, explica a professora Flávia Lemos, coordenadora do Cemud.

    Troca de saberes
    Entre os participantes, estiveram estudantes da Escola Municipal João Severino de Azevedo, do bairro Davanuze, em Divinópolis. Cerca de 100 alunos, do 8º e do 9º anos, puderam visitar as exposições e participar da oficina de Educação Patrimonial, além de conhecer o campus da Unidade Divinópolis. Os estudantes estavam acompanhados da professora Fátima Gonçalves da Silva, egressa do curso de História da Unidade e professora da rede municipal de ensino de Divinópolis.

    Para ela, a experiência de seus alunos foi muito rica, principalmente por se tratar de uma escola da periferia da cidade que, na maioria das vezes, não tem a oportunidade de estar presente em atividades como as oferecidas durante a Semana, além de ampliar o aprendizado desses alunos. “Tudo isso nos auxilia, faz com que esse aluno aprenda porque está vendo o objeto que está sendo usado, está sendo visualizado. Isso faz com que esse aluno tenha mais facilidade no aprendizado. Eu percebi isso. Percebi que, quando falamos de patrimônio com ele, quando ele tem a possibilidade de visualizar, isso torna mais fácil o entendimento”, destaca a professora.

    O diretor acadêmico da Unidade, professor Fabrizio Furtado de Sousa, disse que eventos como este são de extrema importância para a divulgação do conhecimento produzido na Universidade. “Esse intercâmbio entre sociedade e Universidade é o que entendemos ser a função da extensão universitária. Porque a extensão universitária não é só levar informação para a sociedade, mas, também, trazer informações para dentro de nossa Unidade. E isso é extremamente importante para nós, pois cumprimos com a nossa vocação, que é a de inserção e atuação regional”, enfatiza.

    Essa troca de saberes e de experiência está presente em todas as etapas da Semana de Museus, desde sua organização até a montagem e execução da programação do evento. A equipe multidisciplinar, composta por profissionais e estudantes bolsistas e voluntários de diversas áreas, proporciona uma melhor experiência para o público presente no evento. Um exemplo deste trabalho conjunto foi a exposição “Etnobiologia: uma tradição ecológica”, apresentada por estudantes do curso de Ciências Biológicas da Unidade. A exposição abordou a biodiversidade a partir de um viés cultural e ritualístico, apresentando plantas e animais usados nas comunidades tradicionais do país.

    Memória viva
    A coordenara do Cemud fala da importância de momentos como este, da Semana de Museus, para a divulgação do trabalho e do acervo do Centro de Memória: “A gente acredita que a memória tem que ser viva. O que adianta ter um acervo se ele não é acessado, se ele não é divulgado, se ele não é trabalhado? É quase como se ele não existisse.”

    Por isso, é tão importante o compartilhamento dos conhecimentos adquiridos e gerados no Cemud, por meio de projetos de Extensão e Pesquisa que visam, principalmente, à manutenção e pesquisa aos acervos recebidos no Centro de Memória. Desta forma, é possível oferecer às comunidades acadêmicas e externa uma ampla experiência cultural, por meio de todas as atividades realizadas durante as duas semanas do evento.

    A Semana Nacional de Museus acontece, anualmente, para celebrar o Dia Internacional dos Museus (18 de maio). Neste período, os museus brasileiros são convidados pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), para desenvolver uma programação especial em torno do tema proposto. A Semana teve como objetivo promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros, aumentar o público visitante e intensificar a relação dos museus com a sociedade. Para a realização das atividades deste ano, o Cemud contou com o apoio dos seguintes patrocinadores: Sindicato Rural de Divinópolis, Prefeitura de Bom Despacho, Divinaexpo, Luiz Fotógrafo e Maria Luiza Pimentel de Souza.

    É possível acessar o acervo do Centro de Memória por meio do EmRedes – Portal do Centro-Oeste Mineiro (http://www.emredes.org.br/). O Cemud está aberto para visitação de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 19h, na sala 405 (bloco 4) da UEMG Unidade Divinópolis.

    Para conferir mais fotos do evento, acesse https://www.facebook.com/UEMGDivinopolis/

    Tags:
    UEMG

    Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves
    Rodovia Papa João Paulo II, 4143
    Ed. Minas - 8º andar
    Belo Horizonte - MG
    Cep31630-900

    • dummy+55 (31) 3916-8696 / 3916-8697

    • dummy faleconosco@uemg.br

    © 2024 UEMG