Pedagogia UEMG-Barbacena: professores escolhem representantes do NDE

Acontece hoje, segunda-feira, dia 09 de agosto, a eleição de docentes para a composição do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Pedagogia da UEMG-Barbacena. Pelo processo, que será online, serão eleitos quatro professores representantes dos docentes para um mandato de dois anos. Terão direito ao voto todos os professores que lecionam no Curso de Pedagogia, cada eleitor receberá por e-mail, antes da data da votação, orientações sobre os procedimentos a serem seguidos e terão das 8h às 17hs para votarem.

Estão inscritas como candidatas ao processo de eleição as professoras Vilmara Lúcia Rodrigues Teixeira, Telma Jannuzzi da Silva Lopes, Sandra Lúcia Magri e Daniela Fantoni de Lima Alexandrino.

O NDE é importante órgão da UEMG-Barbacena por ser o órgão definidor das diretrizes para o curso de Pedagogia. Ele é constituído por professores com atribuições de acompanhamento, supervisão e regulação dos cursos de graduação diante das normativas vigentes, como as previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação, entre outras. Além disso, os docentes membros do NDE atuam no processo de concepção, consolidação e contínua atualização do Projeto Pedagógico do Curso. Segundo o professor Luciano Alves Nascimento, coordenador do curso de Pedagogia da UEMG-Barbacena, “o trabalho do NDE é decisivo para o avanço e consolidação do curso, mantendo-o atualizado quanto às temáticas importantes para a formação de educadores éticos, tecnicamente preparados, politicamente engajados e conscientes da importância do seu papel social”.

Também função deste órgão identificar formas de incentivo ao desenvolvimento de linhas de pesquisa e extensão, vinculadas às necessidades formativas dos alunos da graduação em Pedagogia, de exigências do mercado de trabalho e afinadas com as políticas públicas do campo da Educação.