Contraste |
| |

    Comissão Local organiza programação para celebrar o Centenário de Paulo Freire

    Para marcar o Centenário de Paulo Freire, a UEMG-Barbacena, inserida no Programa Ciclo de Atividades Acadêmico-Científico-Culturais da UEMG, promove até o final do segundo semestre letivo de 2021, uma programação variada com temática sempre voltada para os 100 anos desse educador, filósofo e pesquisador brasileiro.

    A programação envolve rodas de conversa, lançamentos de livros, palestras e outros como a Semana UEMG e Congresso de Pesquisa e Extensão. Cada um desses eventos terá organização, inscrição e execução variada, mas todos serão online com a utilização de programas e aplicativos, dentre eles o Even3, Teams, Google Meet e YouTube, ferramentas voltadas para a realização de eventos remotos.

    Os eventos serão organizados por docentes e discentes, através de grupos de pesquisa e centros acadêmicos. Segundo a professora Elaine Leporate, coordenadora da Comissão Local Centenário Paulo Freire (UEMG-Barbacena), a proposta de organizar uma programação, com contornos próprios, em comemoração ao Centenário de Paulo Freire vem de encontro com as iniciativas da Comissão Central do Centenário Paulo Freire - vinculada à Pró-Reitoria de Extensão (Proex-UEMG) no sentido de incentivar e orientar iniciativas que dialoguem sobre o pensamento de Paulo Freire no âmbito da Universidade bem como com outras instâncias sociais. “Com a celebração ao Centenário Paulo Freire, fomentamos a práxis docente com reflexões críticas baseadas no pensamento do autor e a unidade de Barbacena abraçou o Programa Ciclo de Atividades Acadêmico-Científico-Culturais e organizou uma agenda de eventos científicos e culturais que abarcam pesquisadores de várias instituições em torno dos estudos, ideias e reflexões Freirianas”, destaca a professora, ressaltando que a programação publicada nas redes e site da unidade ainda sofrerá confirmações e acréscimos.

    Reafirmando a importância da prática extensionista como espaço para a materialização do conhecimento e como processo educativo e crítico de formação pedagógica, os eventos em comemoração ao Centenário promoverão o diálogo entre a universidade e a sociedade, com debates sobre o pensador, suas práticas e suas obras. Será um semestre inteiro com oportunidades ímpares para a comunidade interna e externa.

    A programação será divulgada nas redes sociais da unidade, na página uemg.br/barbacena e no site: https://www.uemg.br/component/content/article/99-proex/7149-centenario-paulo-freire-na-uemg?Itemid=437

     

    © 2021 UEMG