No último mês, a Biblioteca Emilien Lamothe, da Unidade Campanha da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), recebeu um significativo acervo de obras publicadas pelas irmãs Henriqueta Lisboa e Alaíde Lisboa. No total são mais de 20 volumes. Além dos livros das irmãs Lisboa, a editora Peirópolis LTDA, da cidade de São Paulo, também doou publicações de outras autoras.
Como forma de fomento à produção literária e incentivo aos novos poetas, a Editora Peirópolis criou a Biblioteca Madrinha Lua, composta por uma coleção de poesia contemporânea, inspirada em Henriqueta Lisboa. Recebemos, como doações da Biblioteca Madrinha Lua, as obras das seguintes poetisas: Adriane Garcia, Amanda Ribeiro, Fernanda Bastos, Líria Porto, Lubi Prates, Mariana Ianelli, Marília Kosby e Regina Azevedo.
Henriqueta Lisboa nasceu em 15 de julho de 1901, em Lambari, em Minas Gerais, e faleceu em Belo Horizonte, em 1985. Dedicou sua vida à poesia e sempre esteve engajada na produção literária de sua época. Em 1984, recebeu o Prêmio Machado de Assis da Academia Brasileira de Letras, pelo conjunto de sua obra.
Alaíde Lisboa de Oliveira nasceu em 22 de abril de 1904, também em Lambari (MG), e faleceu em Belo Horizonte, em 2007. Viveu a maior parte da sua longa vida na capital mineira, onde atuou em diversas frentes: exerceu carreira política, acadêmica e artística.
Entre as obras recebidas temos "A divina comedia em quadrinhos", "O avião de Alexandre", "Era uma vez um abacateiro", "Ulisses" e a obra completa de Henriqueta Lisboa, em três volumes.