Contraste |
| |

    Reunião virtual dá início às atividades referentes ao atual edital do Pibid

    Nesta segunda-feira (26/10) ocorreu, por meio virtual, a primeira reunião do PIBID/UEMG - Unidade Leopoldina, coordenado pela professora Anicézia Romanhol, tendo como núcleos as Escolas Estaduais Augusto dos Anjos e Omar Resende Peres. Desde então, já foram realizadas várias reuniões (alguns registros, ao final), envolvendo planejamentos diversos, estudos, seminários, rodas de conversas e muitas atividades remotas entre alunas bolsistas, professoras supervisoras, professoras alfabetizadoras e alunos das escolas parceiras.

    "Mesmo diante dos desafios enfrentados, toda a equipe do subprojeto de Leopoldina tem se empenhado, com o intuito de acolher e motivar as crianças a prosseguirem no ensino remoto. E para estimular os que estão infrequentes, as alunas bolsistas criaram vídeos (disponíveis aqui) e agora estão programando de enviar cartinhas para todos os estudantes. Em meio a tudo isso, muitas histórias são lidas e, a partir delas, surge a motivação para o trabalho com a oralidade, a interpretação textual, a leitura e a escrita com as crianças", relata Prof.ª Anicézia. 

    O livro que o grupo está estudando atualmente, publicado pela Editora Contexto no mês de agosto, intitula-se "Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever", da professora Magda Soares. Além dele, vídeos sobre o assunto têm sido uma constante nos trabalhos, evidenciando a temática alfabetizar em tempos de pandemia, a fim de extrair ideias para a organização de estratégias didático-pedagógicas.

    "Em tão pouco tempo, as alunas bolsistas, sob a orientação das professoras supervisoras, Cristina de Fátima do Nascimento (E.E.Omar Resende Peres) e Lucrécia dos Santos Rocha (E.E.Augusto dos Anjos), já produzem atas, arquivam documentos, organizam diário de bordo, trabalham em equipe, produzem materiais didáticos e vídeos, compreendem e problematizam textos mais complexos, apresentam seminários, criam logo, tiram e postam as atividades, no Instagram e Facebook do Pibid Unidade Leopoldina, já participam das práticas docentes, remotamente, e estão a cada dia mais surpreendendo com suas ações positivas", finalizada a coordenadora.

    Tags:
    © 2023 UEMG