Contraste |
| |

    Realizado o I Seminário institucional PIBID e Residência Pedagógica

    Os Programas Residência Pedagógica (RP) e o PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da UEMG Unidade de Leopoldina tiveram o seu primeiro seminário institucional conjunto, nos dias 5 e 6 de julho, que foi realizado no formato on-line.

    Idealizado pelas coordenadoras Prof.ª Me. Anicézia Romanhol Bette (PIBID) e Prof.ª Dr.ª Camila Lopes Cravo de Lacerda (RP), o encontro virtual contou com mais de 200 participantes, e prezou pela troca de ideias sobre os desafios e potencialidades, no atual cenário de pandemia, da formação docente nas escolas parceiras dos programas.

    Na abertura do evento, o diretor Dr. Rodrigo Fialho explicitou a relevância de ambos os programas para a formação inicial do futuro pedagogo. Em seguida, foi exibida uma animação, incluindo dinâmica interativa conduzida por bolsistas do PIBID, e o vídeo “Garganta Sem Nó” (relatos de crianças, pais e especialistas das escolas parceiras sobre educação no momento pandêmico), produzido pelas integrantes do mesmo programa.

    As coordenadoras institucionais dos Programas na UEMG, as professoras Dr.ª Andreia Silva Gino (PIBID) e Dr.ª Welessandra Benfica (RP), debateram o tema “PIBID e RP: problematizações e reflexões sobre saberes e fazeres pedagógicos no modo virtual”, e participaram de uma mesa-redonda cujo assunto foi “Subjetividades emergentes nos Programas PIBID e RP da UEMG-Leopoldina em tempos pandêmicos”.

    No segundo dia, a professora Ana Paula de Moura Ferreira Dias, superintendente da S.R.E de Leopoldina, e a Prof.ª Maria Luiza Pereira Cerqueira, analista educacional e supervisora da Divisão de Atendimento Escolar da mesma S.R.E, apresentaram suas considerações sobre a parceria entre as escolas estaduais e os programas PIBID e RP. Na sequência, verbalizaram sobre a mesma perspectiva os diretores das escolas estaduais parceiras: Augusto dos Anjos, Omar Resende Peres, Enéas França e Luiz Salgado Lima.

    Para finalizar o evento, os estudantes bolsistas dos subprojetos PIBID e RP da Unidade Leopoldina apresentaram discussões e resultados parciais ao público presente, que pôde contribuir com suas reflexões e questionamentos.

    Contando em sua Comissão Organizadora com as professoras Anicézia Romanhol e Camila Cravo, além das discentes Aline Cerqueira, Ariane Chiconelli, Isabela Tiradentes e Layane Castro, o I Seminário do PIBID e RP oportunizou momentos virtuais de arte, interações e reflexões críticas, acadêmicas e pedagógicas, possibilitando interlocução entre os atores envolvidos nos programas e o público interessado.

    © 2023 UEMG