Contraste |
| |

    Equipamento respiratório é objeto de projeto de inovação no combate à Covid-19

    Informações: site ED

    design covid equipamento respiratorio proj inovacaoDetalhe do Equipamento de Suporte Respiratório Emergencial, em fase de teste in vitro

    Representada pelo designer e pesquisador Hélcio Jaques de Almeida – que atua em parceria com a empresa HI Tecnologia –, a Escola de Design participa, desde março deste ano, do desenvolvimento de um equipamento de suporte respiratório para o tratamento de pacientes com necessidades de respiração assistida.

    Com o apoio de integrantes do Núcleo de Inovação Tecnológica e Transferência de Tecnologia (NIT-UEMG), de professores da Unidade Acadêmica de Passos (UEMG) e representantes da Santa Casa de Misericórdia de Passos, a proposta se estendeu e resultou na elaboração de um projeto de inovação. Os cursos de Medicina e Sistemas de Informação de Passos estão fornecendo suporte técnico à iniciativa, associados ao Programa “Trama pela vida: ações de apoio ao enfrentamento da COVID-19”. A equipe do NIT está mediando o processo para o registro de Propriedade Intelectual junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), bem como dando suporte na oficialização das parcerias e demais trâmites relativos à transferência de tecnologia para as empresas e fabricantes.

    O equipamento, que está sendo elaborado, é portátil, de tecnologia acessível e com baixo custo produtivo, pois utiliza impressão 3D, corte a laser e tecnologias afins. Oferece, também, monitoramento, via sistema, dos requisitos de controle do paciente exigidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), como painel de operação básico incorporado com programação e controle de volume de ar fornecido ao paciente, programação da frequência respiratória, programação da taxa de inspiração/expiração e monitoramento da pressão corrente.

    De alta complexidade e regido pelas normas regulatórias da Anvisa, o projeto tem como objetivo disponibilizar a tecnologia, sem ônus e durante o período emergencial da pandemia do novo coronavírus, para que ocorra a fabricação de 300 equipamentos a serem doados ao estado de Minas Gerais, por intermédio da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG), através de parceria estabelecida com a Diretoria de Vigilância Sanitária em Medicamentos e Congêneres.

    Além do designer e inventor do equipamento, Hélcio Jacques, integram a iniciativa a Profa. Ma. Cristina Abijaode, também da Escola de Design (ela é responsável pela implementação do projeto na Escola), os professores da Unidade Passos Dr. Pedro Messias, coordenador do curso de Medicina, Ma. Vania de Oliveira Borges, coordenadora de Sistemas de Informação, Prof. Esp. Eduardo Marques, docente do mesmo curso, e os estudantes de Sistemas de Informação Gustavo Henrique Matos, Bárbara de Souza, Gabriel Oliveira Brito e Reyson Teixeira Terra. Ainda de Passos, representa a Santa Casa a Srª. Anelise Reis Pereira, do Núcleo de Pesquisa e Extensão do hospital. A participação do NIT se dá por meio da coordenadora geral, Profª. Drª. Daniela Rocco, do coordenador de Propriedade Intelectual, Prof. Dr. Fernando Melo, do coordenador de Transferência de Tecnologia, Prof. Me. Lucas Ferreira, além da analista Raquel Campanharo e da estagiária Julia Rodrigues.

    UEMG

    Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves
    Rodovia Papa João Paulo II, 4143
    Ed. Minas - 8º andar
    Belo Horizonte - MG
    Cep31630-900

    • dummy+55 (31) 3916-8696 / 3916-8697

    • dummy faleconosco@uemg.br

    © 2021 UEMG