“Artesanato Ubá” é um grupo de artesãos da cidade de Ubá que trabalha com os mais diversos tipos de produtos. Por suas mãos, simples matérias-primas e grandes ideias se transformam em verdadeiras obras de arte. Com originalidade, alegria e criatividade de sobra, a produção artesanal de Ubá se revela através das mais variadas expressões, quer seja em madeira, tecido, plástico e em fibras.
Pensando nessa riqueza e de modo a valorizar a produção, o projeto de extensão "Design de identidade visual para o grupo Artesanato Ubá", resolveu criar uma identidade visual, capaz de estabelecer uma relação mais pessoal entre os artesãos e seu potencial público consumidor.
O conceito da marca foi inspirado na própria palavra Ubá, que em tupi-guarani significa canoa de uma só peça escavada em tronco de árvore. É também o nome popular da gramínea "Gynerun sagittatum", de folha estreita, longilínea e flexível, em forma de cano, utilizada pelos índios na confecção de flechas de caça e combate, e encontradas em toda a extensão das margens do ribeirão que corta a cidade.
Assim, foram utilizados como elementos para a composição da marca, a canoa e o remo. Por possuírem uma vasta quantidade de produtos e matizes, a paleta de cores foi inspirada nas cores primárias, vermelho, amarelo e azul, partir da qual se obtém uma miríade de cores e tonalidades.
Segundo os idealizadores do projeto, referenciar os símbolos da cidade na criação da marca carrega consigo também a necessidade de perpetuar essa cultura: "cada lugar tem suas tradições, origens, movimentos religiosos, entre outras práticas, e unir o artesanato à cultura possibilita a representação das práticas culturais e renova a história dos povos. O artesanato brasileiro é um dos mais ricos do mundo e garante o sustento de muitas famílias e comunidades. Faz parte do folclore e revela usos, costumes, tradições e características de cada região", defendem.
O projeto extensionista foi coordenado pelo professor do curso de Design de Ubá, Rodrigo Bicalho Mendes e contou com a participação dos discentes Pedro Mendes, Gláucia Graciano, Vanessa Alves, Layla Correa e do designer Clóvis Emídio (egresso da UEMG Ubá).