UEMG Passos é parceira no 23º Piquenique da Estação

Supervisão: Assessoria de Comunicação UEMG Passos
    Bruna Resende Mecchi – 7º Período

No dia 22 de maio aconteceu o 23º Piquenique da Estação que foi organizado pelo movimento “Ocupe Estação” em parceria com a UEMG. Segundo a coordenadora do curso de Letras, Stefania Montes Henriques, o cronograma contou com a organização de aproximadamente 15 monitores, estudantes da Unidade, que produziram oficinas artísticas, palestras, apresentações musicais, entre outros. Além disso, os estudantes realizaram pesquisas com os moradores locais com o intuito de compreender a opinião e registrar sugestões deste grupo sobre as atividades desenvolvidas no evento.

O “Ocupe Estação” é um movimento organizado da sociedade civil em prol da Estação Cultural de Passos (MG), que estimula a utilização deste espaço público através de eventos. O “Piquenique da Estação” é uma intervenção cultural, que busca interagir com o Patrimônio Histórico, ocupando a antiga Estação Ferroviária.
    Esta manifestação cultural teve início em junho de 2015 e desde então, foram 23 edições, 80 atrações artísticas, com um público estimado em 2000 pessoas. Em abril deste ano, a Coordenadora de Extensão da UEMG Passos, Esther Pinheiro, se interessou pela causa e procurou a organização do evento para colaborar. “A UEMG, como Universidade Pública, tem a responsabilidade de apoiar e participar neste tipo de ação de recuperação e de pertencimento da cidade”, afirma.
    Foram realizadas oficinas de dobradura pela Universidade Aberta à Maturidade (UNABEM) e dança contemporânea ministrada pela professora Fernanda Hurbath. A docente Yara Alves participou de uma roda de conversa, os integrantes do Centro Acadêmico Vladimir Herzog (C.A. do curso de jornalismo) e da Atlética Audaciosa também marcaram presença, desenvolvendo oficinas de desenho, pintura fácil, brinquedos e distribuição de balas.

“A estação é bem legal, as apresentações artísticas estavam ótimas. Reencontrei alguns amigos e conheci algumas pessoas. Foi uma integração bem legal, ainda mais para nós que somos universitários”, conta a presidente do CA Vladimir Herzog e discente do quinto período do curso de Jornalismo, Tainá Bruna Andrade de Morais .