Contraste |
| |

    Estudante de História restitui memória passense em projeto de extensão

    Redação Agência Escola - UEMG Passos

    Júlia Marques – 4º p. de Jornalismo

     

    A discente Mariana Borges, do sexto período do curso de história da UEMG Passos, apresentou no dia 10 de novembro, o projeto "Proteção e digitalização, catalogação e publicização do acervo de jornais de época do Centro de Memória Social”,  no VI Seminário de Extensão da Universidade de Uberaba (Uniube). Iniciado em 2020, o objetivo do trabalho era salvaguardar jornais antigos do Centro de Memória Social que, pelas condições inapropriadas do espaço (o ambiente precisa ter controle de temperatura e de umidade relativa do ar), estavam em processo de degradação.

    O projeto iniciou-se sob a orientação da professora Débora  Cazelato, porém ela entrou de licença maternidade, e o professor Alexsandro Silva assumiu a função. Mariana é bolsista pelo PAEx/UEMG, destinado a apoiar o desenvolvimento de Projetos de Extensão e, inicialmente, o seu estudo teve ênfase em dois jornais: a “Gazeta de Passos” e o “Sudoeste”, mas pela adaptação e para aperfeiçoar o projeto, a aluna  pesquisou todos os  títulos de jornais do Centro de Memória Social.

    O primeiro passo foi fazer a separação dos jornais, processo que levou um mês e meio de pesquisa. Houve uma pausa nos trabalhos logo depois, ocasionada pelo encerramento da bolsa, com o retorno em abril deste ano, porém de forma remota devido à pandemia de covid-19 e a inacessibilidade ao bloco 6 da UEMG Passos, onde funciona o Centro de Memória Social. “Quando retornar ao presencial, no ano que vem, com outro projeto a ser aprovado pelo setor de Extensão, retomaremos o processo de digitalização, pois nesse ano conseguimos um scanner por meio dos setores de Extensão e Pesquisa da unidade”, conta o orientador Alexsandro.

    “Depois das leituras bibliográficas, depois de entender e abranger todos os possíveis conhecimentos sobre a temática, eu comecei a perceber o tanto que era importante a questão da preservação do material. Esses jornais estavam expostos ao desgaste natural do tempo, e como isso,  era importante em questão regional de reviver memórias da própria cidade de Passos”, fala Mariana, que já havia apresentado esse projeto junto com outras estagiárias, em uma Roda de Conversa da UEMG Passos, na Semana Museológica do curso de História, através do Youtube.

    A apresentação na Uniube ocorreu conforme o esperado e Mariana teve a oportunidade de divulgar a sua pesquisa para mais pessoas. “Esse projeto foi muito importante pra mim como estudante de história, eu pude aprender sobre o valor da conservação preventiva, e dessa forma pude contribuir para a conscientização da preservação do patrimônio histórico e cultural e a ampliação ao acesso à documentação histórica do Sudoeste de Minas Gerais”,  afirma  a bolsista. O próximo passo é compartilhar esses documentos no site  da UEMG Passos para contribuir com o acervo de pesquisas. O projeto também será apresentado no 23º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG que irá acontecer nos dias 24,25 e 26 de novembro.

     

     

     

     

     

     

        

     

     

    © 2022 UEMG