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    Projetos de Extensão na Faculdade de Políticas Públicas

    Projetos de Extensão em andamento

    • A busca da empregabilidade no contexto atual - O objetivo do projeto é capacitar pessoas na elaboração de seus currículos e prepará-las sob o aspecto comportamental e de conduta em processos seletivos, a fim de promover a sua empregabilidade. Além disso, organizar oficinas sobre técnicas de elaboração de currículos e participação em processos seletivos, desenvolver os conhecimentos dos alunos de graduação acerca da temática e promover a conexão dos envolvidos no projeto como o mercado de trabalho.
       Coordenador do projeto: Ricardo Marques Braga

     

    • Comunica FaPP: não é fakenews - O objetivo desse projeto é divulgar informações acadêmicas via mídias sociais, para isso identificaremos demandas existentes, criaremos conteúdo e peças publicitárias, avaliaremos o melhor meio de divulgação e, por fim, avaliaremos o impacto e alcance dessas publicações. A ideia central é criar e fortalecer o vínculo com alunos e comunidade.
      Coordenador do projeto: Pedro Carmo Baggio

     

    • FaPPipoca: o mundo do trabalho e a arte cinematográfica - Esse projeto objetiva discutir produções cinematográficas que retratem temáticas relacionadas às organizações e/ou às relações entre pessoas e o trabalho, propiciando o contato de alunos e egressos com temáticas sobre o mundo do trabalho, fortalecendo iniciativas de educação continuada da Unidade e estimulando o relacionamento entre atuais estudantes e egressos da instituição.
      Coordenadora do projeto: Cacilda Nacur Lorentz

     

    • FAPP Júnior - A FaPP Júnior foi constituída com o objetivo de proporcionar a seus associados as condições necessárias para a aplicação prática dos conhecimentos teóricos referentes à respectiva área de formação profissional, dando-lhes oportunidade de vivenciar as práticas das organizações públicas, privadas e da sociedade civil em caráter de formação para o exercício da futura profissão e despertar o espírito crítico, analítico e empreendedor. Para tanto, a FaPP Júnior oferecerá apoio para organizações públicas, privadas e da sociedade civil por meio de consultoria e assessoria.
      Coordenador do projeto: Gustavo Rodrigues Cunha

     

    • Legislação para a Terceira Idade: a extensão contribuindo para a formação cidadã e conscientização da população idosa - A cidadania relaciona-se com os direitos e deveres de um cidadão. Desta forma, os indivíduos precisam compreender seus direitos e deveres. Infere-se que a educação para a cidadania no ambiente acadêmico é um desafio e ao mesmo tempo um compromisso de todos os envolvidos nesse ambiente. Desta forma, torna-se de grande relevância abordar aspectos relacionados com a cidadania na Universidade, em especial, quando voltados para a população idosa. Dentro dos aspectos relacionados com a cidadania, temos alguns temas que merecem destaque para a pessoa idosa, tais como: o Estatuto do Idoso, Direitos do Consumidor, Lei dos Planos de Saúde e Direito Previdenciário e Assistência Social, os quais serão objeto de estudo aprofundado e orientaram a elaboração dos materiais, palestras e oficinas a serem desenvolvidos durante a execução do projeto de extensão. Estes temas são de grande relevância para a sociedade, em especial, para a pessoa idosa, razão pela qual precisam ser debatidos no ambiente acadêmico. Desta forma, o presente projeto é de grande relevância na medida que busca levar estes conhecimentos jurídicos para a comunidade local, favorecendo com que idosos e a comunidade conheçam aspectos relevantes dos direitos reconhecidos à pessoa idosa.
      Coordenador do projeto: Thiago Penido Martins

     

    • Memória FaPP: O objetivo geral desse projeto é registrar e resgatar a memória institucional da Faculdade de Políticas Públicas da Universidade do Estado de Minas Gerais, com especial atenção à coleção iconográfica. Para isso, seguiremos os seguintes objetivos específicos: organizar material iconográfico produzido pela e sobre a instituição; tratar e catalogar material iconográfico recolhido; e divulgar e dialogar sobre a memória e história da instituição.
      Coordenadora do projeto: Míriam de Castro Possas

     

    • Observatório de Segurança Pública em Belo Horizonte – o presente projeto de extensão propõe a implantação do Observatório de Segurança Pública com foco nos desdobramentos e impactos causados pela Covid-19 em Belo Horizonte. No limiar do atual cenário em que se percebem novas tendências e transformações sociais causadas pela Covid-19, urge socializar dados estatísticos que, por vezes, se encontram divulgados em diferentes espaços institucionalizados. Mediante esses aspectos o Observatório em Segurança Pública com foco nos desdobramentos e impactos causados pela Covid-19 em Belo Horizonte terá como objetivo geral agrupar, monitorar, analisar e divulgar os indicadores referentes a segurança pública que estejam alinhados a saúde, educação e urbanismo com foco nos impactos produzidos pela Covid-19 em Belo Horizonte. O Observatório se desenvolverá por meio de uma plataforma virtual conectada ao site do Mestrado em Segurança Pública e Cidadania da Faculdade de Políticas Públicas. Nesta plataforma os indicadores e dados coletados serão consolidados e apresentados por unidades de análise. Ou seja, se buscará agrupar os indicadores pesquisados de outras plataformas, que sejam da mesma área e com características similares em um só espaço, de forma a oferecer aos cidadãos mineiros, instituições de pesquisa, governo, sociedade civil organizada e mercado, informação de qualidade, estatísticas e indicadores sobre o impacto que a Covid-19 está causando na segurança pública de Belo Horizonte.
      Coordenadora do projeto: Júnia Fátima do Carmo Guerra

     

    • Projeto Cidadania: aprender e multiplicar - O Projeto Cidadania tem como escopo levar a grupos vulneráveis informações acerca dos seus Direitos e de Políticas Públicas existentes, que possam possibilitar uma melhoria de suas condições de vida. Para tanto, propõe-se a elaboração de materiais didáticos sobre temáticas diversas (como violência doméstica, trabalho infantil e escravo, noções de cidadania, dependência química, cooperativismo, entre outros), voltados para essas pessoas, além da realização de palestras, oficinas, debates e atendimentos individuais. Acredita-se que ao levar tais conteúdos em escolas públicas (para o Ensino Fundamental e Médio), pode-se permitir a disseminação de conhecimento e a formação de alunos cidadãos.
      Coordenadora do projeto: Fernanda Paula Diniz

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