24º Seminário P&E | Minicurso e encontro com bolsistas são destaques no segundo dia de evento

Bruno Bueno e Pedro Lucas

Bolsistas PAEx 07/2022 | Multimídia – Agência Laboratório de Jornalismo

Orientação: professora Daniela Martins Barbosa Couto

Fotos: Multimídia – Agência Laboratório de Jornalismo e Assessoria de Comunicação da UEMG Divinópolis

O segundo dia (23 de novembro) do 24º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG foi marcado por diversas atividades na Unidade Divinópolis. Apresentações de banners, comunicações orais, palestras, intervenções, encontro com bolsistas, minicurso e outras atividades foram desenvolvidas por pesquisadores e extensionistas e contaram com a participação ativa da comunidade acadêmica.

Apresentação de banners: vida na água e cidades e comunidades sustentáveis

Durante o dia e à noite, diversas apresentações de banners sobre projetos desenvolvidos por pesquisadores e extensionistas foram realizadas em diferentes sessões, entre elas "Saúde e Bem-Estar", "Paz, Justiça e Instituições Eficazes", "Igualdade de Gênero" e "Vida Terrestre". Um dos trabalhos foi o da discente do curso de Ciências Biológicas Larissa Batista, que apresentou o projeto “Avaliação da toxicidade do rio Paraopeba mediante bioensaio com 'allium' cepa l", na sessão “Vida na Água”. Atuar na iniciação científica é, segundo a estudante, uma grande oportunidade: “É muito importante, principalmente por eu ter ingressado na pandemia, já que muitas práticas foram feitas 'on-line'. Foi muito gratificante”, contou.

Kélin Oliveira Dias, graduanda em Fisioterapia, trabalhou no projeto com o tema “Análise das queimadas em Divinópolis e seu prejuízo à saúde”, na sessão de “Cidades e Comunidades Sustentáveis”. A bolsista relata que o trabalho foi um verdadeiro desafio para sua vida acadêmica: “Sou aluna de Fisioterapia, e o projeto trabalha com uma pesquisa sobre Biologia. Achei muito interessante, pois o cunho científico é de grande importância para a nossa avaliação e crescimento”, opinou.

Presença universitária e encontro com bolsistas

O corpo administrativo da UEMG Divinópolis, liderado pela diretora da Unidade, Ana Paula Martins Fonseca, se reuniu com estudantes bolsistas à noite, no bloco 5. O evento buscou a integração e participação dos alunos com as atividades realizadas na instituição. “Construir uma universidade mais democrática, sólida e que faça diferença em Divinópolis e na nossa sociedade. É um chamamento para que eles ocupem essa função”, relatou a diretora.

Ana Paula revelou que a Unidade Divinópolis irá receber novos Departamentos. “Serão mais dez instâncias deliberativas e consultivas. É uma gestão mais ampliada. Com a participação dos alunos, a facilidade de comunicação aumenta”, completou.

Mesas redondas, comunicação oral e minicurso "on-line"

Estudantes participaram dos mais diversos eventos de comunicação oral que foram realizados pela manhã e à noite. Das 8h às 12h, na programação "on-line", houve diversas apresentações de trabalho de pesquisa e extensão. Mais tarde, das 19h às 21h, em salas do bloco 5, foi a vez das comunicações presenciais: pesquisadores com Bolsa de Professor Orientador (BPO) expuseram suas análises dos mais variados assuntos em sessões que abrangeram temas como "Saúde e bem-estar", "Igualdade de gênero", "Água potável e saneamento", "Parcerias e meios de implementação", "Paz, justiça e instituições eficazes", "Trabalho docente e crescimento econômico", "Redução das desigualdades" e "Educação de qualidade".

A docente do curso de Jornalismo e coordenadora do setor de Extensão da UEMG Divinópolis, Janaina Visibeli Barros, apresentou um projeto que estuda profissionais que surgiram no contexto das plataformas e acompanha a transformação do mundo do trabalho do comunicador. Para ela, a retomada do Seminário P&E em formato híbrido é enriquecedor para a universidade: “Podemos colocar os projetos de pesquisa e extensão em diálogo. Então, ficamos muito animados quando vemos que o trabalho realizado gera interesse e debate por parte do público”, afirmou.

Coordenador de Pesquisa e Pós-Graduação, o professor Michael Jackson Andrade presidiu a mesa-redonda sobre saúde e bem-estar, dos docentes do curso de Fisioterapia. O evento reuniu atividades psicomotoras e qualidade do sono de pessoas do espectro autista, além de validação e tradução dos trabalhos. “Esse momento é rico tanto para mim, que aprendo com as discussões, quanto para os professores, que demonstram sua produtividade e podem trazer as atividades que realizam”, contou o professor.

Além disso, o segundo dia do 24º Seminário P&E foi marcado pela realização do minicurso "on-line" “Direitos humanos e cidadania das pessoas em sofrimento mental”, que reuniu estudantes e pesquisadores da universidade. O evento foi ministrado pela docente de Psicologia Ana Rita Castro Trajano. Ela é graduada, mestre e doutora na área pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e, além disso, faz parte da Associação Brasileira de Psicologia Social (Abrapso).

Programação

O 24º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG se encerra nesta sexta-feira (25 de novembro), mas ainda há muitas atividades a serem realizadas. Confira a programação disponível aqui.