Contraste |
| |
    Previous Next

    Cerimônia marca abertura do 21º Seminário de Pesquisa e Extensão

    Assessoria de Comunicação – UEMG Unidade Divinópolis
    Texto e fotos: Elvis Gomes


    Foi realizada, nessa terça-feira (19 de novembro), a cerimônia de abertura do 21º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG Divinópolis. A mesa do evento, ocorrido no auditório da Unidade, contou com a presença da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UEMG, professora Magda Lucia Chamon; do diretor acadêmico da Unidade, professor Fabrizio Furtado de Sousa; e dos professores Newton Santos de Faria Júnior e José Vítor Vieira Salgado, coordenadores, respectivamente, de Pesquisa e de Extensão da Unidade. Também foi convidado a participar da mesa o professor Edilson Hélio Santana, coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) Unidade Divinópolis.

    O seminário busca promover a interação e trocas de saberes entre pesquisadores, estudantes e ouvintes, além de divulgar, apresentar, socializar e avaliar tanto a produção extensionista quanto a produção da pesquisa científica desenvolvida por estudantes e professores bolsistas contemplados pelos editais com fomento da UEMG e, também, vinculados ao Edital nº 01/2019 PROINPE. Demais professores e estudantes da UEMG e de outras Instituições de Ensino Superior também participam do seminário, na condição de apresentadores e de ouvintes. A programação do seminário, que será encerrado nesta quinta-feira (21 de novembro), conta com sessões de comunicação coordenada (professores) e apresentação de pôsteres (estudantes).

    A professora Magda enfatizou a importância do evento: “Com a realização deste seminário, a UEMG busca cumprir as exigências dos editais de Pesquisa e Extensão relativas à socialização, democratização e divulgação, com a comunidade acadêmica e a comunidade em geral, dos produtos da investigação da pesquisa e dos trabalhos que são sistematizados ao longo do ano pela Universidade”.

    Para o professor Newton, o foco da pesquisa na Universidade é o conhecimento: “Quando se busca conceituar a pesquisa, o primeiro significado que encontramos está relacionado à construção do conhecimento, que pode ser de algo novo ou de algo que já existe e que busca a confirmação. A pesquisa faz parte da tríade importante para que a Universidade sobreviva – pesquisa, ensino e extensão – e tem, hoje, um valor muito importante, tanto para o aluno quanto para o professor”.

    O professor José Vítor destacou o papel da extensão universitária na formação dos estudantes. “A extensão na Universidade é de extrema importância, tanto para a formação dos alunos quanto para a sociedade, porque é o momento em que ocorre uma relação dialógica entre o que se produz e se ensina na Universidade com a realidade social da nossa região. A extensão também faz com que esta relação que os alunos têm com os problemas reais, que são, na maioria das vezes, sociais, possibilite a formação de um estudante que possa interagir melhor com todos os problemas que a gente vive no cotidiano da sociedade”, comentou.

    Outros eventos
    Três outros eventos estão sendo realizados paralelamente ao 21º Seminário de Pesquisa e Extensão: o 13º Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão, a 2ª Feira de Inovação e de Difusão de Empreendedorismo e Tecnologia do Centro-Oeste Mineiro (FIDETEC) e a 1ª Semana de Pós-Graduação da UEMG Unidade Divinópolis.

    A cerimônia de abertura dos eventos também foi realizada nessa terça-feira, junto com a solenidade do 21º Seminário de Pesquisa e Extensão. A mesa foi composta pela professora Amanda Luisa da Fonseca, representante do 13º Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão; pelo professor Edwaldo Soares Rodrigues, representante da FIDETEC; pelo professor Gilson Soares Raslan Filho, representante da 1ª Semana de Pós-Graduação; e pelo professor Adriano Guimarães Parreira, coordenador do Grupo de Estudos em Inovação e Tecnologia (GEITEC), da UEMG Divinópolis.

    O 13º Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão tem como objetivo divulgar, socializar e discutir abordagens de ensino envolvendo pesquisa e extensão, de forma a contribuir para graduandos em formação acadêmica, por meio de palestras, mesas-redondas, oficinas e minicursos desenvolvidos e ministrados por pesquisadores e colaboradores institucionais. Por ser aberto ao público em geral, participam do evento professores e alunos da Universidade e de outras instituições, seja como ouvintes ou como apresentadores de trabalhos à comunidade acadêmica e externa, abordando as dilemáticas e vertentes atuais que envolvem a pesquisa e a extensão.

    Organizada pelo Centro Acadêmico do curso de Engenharia da Computação da UEMG Divinópolis, a FIDETEC tem como objetivo difundir temas como o empreendedorismo e a tecnologia, por meio da apresentação e divulgação de projetos de pesquisa realizados pela UEMG e outras Universidades da região nas áreas de abrangência da feira, além de estimular a troca de conhecimento entre os participantes. A feira, que conta com a realização de outras ações, como “workshops” e atividades educacionais, é aberta também à participação de pesquisadores sem vínculo institucional.

    A 1ª Semana de Pós-Graduação da UEMG Unidade Divinópolis tem como objetivo promover espaços de interlocução entre professores, pesquisadores, estudantes e egressos dos cursos de pós-graduação "lato" e "stricto sensu" oferecidos pela UEMG Divinópolis e por outras Instituições de Ensino Superior. Por meio de apresentações orais, em mesas temáticas coordenadas, estão sendo apresentados trabalhos que buscam estabelecer e aprofundar diferentes experiências e saberes para a atuação profissional contemporânea, nas áreas de Educação, Engenharia, Saúde e Meio Ambiente, entre outras.

    Os três eventos também serão realizados até quinta-feira (21 de novembro).

    As atividades promovidas pelos eventos são abertas à participação da comunidade.

    A programação completa pode ser conferida no site (www.uemg.br/divinopolis) e nas redes sociais da Unidade.

    A cobertura fotográfica dos eventos poderá ser conferida na fanpage da Unidade: https://www.facebook.com/UEMGDivinopolis/.

    Mais informações podem ser obtidas nas Coordenações Integradas de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação (CIEPP): (37) 3229-3538 ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

    © 2021 UEMG