Contraste |
| |

    Fórum de IES busca articular ações conjuntas que contribuam com o desenvolvimento regional

    Assessoria de Comunicação – UEMG Unidade Divinópolis
    Texto: Elvis Gomes
    Fotos: Diêgo Garcia

    Articular ações em conjunto com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento regional. Este é foco do Fórum de Instituições de Ensino Superior do Centro-Oeste Mineiro, criado no início deste semestre. O fórum reúne oito IES da região: Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) Unidade Divinópolis, Faculdade de Pará de Minas (FAPAM), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) – Campus de Arcos, Bambuí, Formiga e Piumhi –, UEMG Unidade Divinópolis e Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) Campus Centro-Oeste Dona Lindu.

    O diretor acadêmico da UEMG Divinópolis, professor Fabrizio Furtado de Sousa, ressaltou a importância do fórum. “As instituições de ensino superior desempenham um importante papel em relação ao desenvolvimento econômico, social e cultural na região em que estão inseridas. Desta forma, a ideia do fórum é que as instituições possam trabalhar em conjunto para desenvolver ações que busquem contribuir com o desenvolvimento da nossa região”, comentou. “Hoje, a UEMG Divinópolis tem 17 cursos de graduação e cerca de 4 mil estudantes, além de oferecer cursos de pós-graduação e desenvolver vários projetos nas áreas de pesquisa e extensão. Ou seja, a instituição tem uma grande inserção regional. Por este motivo, é essencial que a UEMG Divinópolis participe do fórum”, completou.

    Desde a criação do fórum, os representantes das instituições participaram de duas reuniões: a primeira ocorreu em setembro, no Cefet-MG Unidade Divinópolis, e a segunda em outubro, no Campus do IFMG de Bambuí (fotos). O próximo encontro do fórum será realizado no dia 10 de dezembro, às 14h, na FAPAM. Em pauta, entre outras discussões, estão a elaboração de uma revista científica regional e a organização de um congresso, no primeiro semestre de 2020. “Pensamos em fazer um evento bastante diversificado e de interação entre as instituições. Nossa perspectiva é que outras instituições de ensino superior da região também possam vir a participar do fórum”, concluiu Fabrizio. 

    Tags:
    © 2021 UEMG