Contraste |
| |

    Live debate o acesso à Internet e os desafios do ensino remoto

    Assessoria de Comunicação – UEMG Unidade Divinópolis
    Texto: Elvis Gomes
    Arte: Diêgo Garcia

    O Grupo de Estudos Ensino Remoto UEMG, o Grupo de Estudos e Pesquisas das Poéticas do Cotidiano (EPCO), o Diretório Acadêmico e a Coordenação de Extensão da UEMG Divinópolis realizam, nesta quarta-feira (24 de junho), uma live sobre o tema "Direito à Internet: ensino remoto para quem?".

    O bate-papo contará com a participação da jornalista Marina Pita, coordenadora do Intervozes, especialista em Cobertura de Tecnologia da Informação e Telecomunicações e integrante do Comitê de Defesa dos Usuários e Serviços de Telecomunicações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel); do professor Rodrigo Marques, que leciona na Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e desenvolve pesquisas sobre aspectos das políticas de informação contemporâneas, governança da Internet e transparência governamental; e do estudante Patrick Cesário, 1º diretor de Ciência e Tecnologia da União Nacional dos Estudantes (UNE) e militante do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação.

    Segundo a professora Janaina Visibeli Barros, coordenadora de Extensão da UEMG Divinópolis e intermediadora da live, o debate sobre o direito à comunicação, resguardado pela Constituição Federal de 1988, ganha centralidade neste momento de pandemia da Covid-19. "Isto porque, em razão do isolamento social, a comunicação mediada por tecnologia se impôs como alternativa para a realização da comunicação a distância, do trabalho 'home office', das práticas de ensino. Todavia, a falta de acesso aos meios de comunicação, dentre eles a Internet, tem aumentado a desigualdade social. No que se refere à educação, a falta de acesso aos meios e do domínio sobre o uso das plataformas de comunicação tem excluído estudantes do processo de formação e dificultado aos professores trabalhadores o exercício de sua atividade", ressaltou a professora.

    Também participará da medição do debate o presidente do Diretório Acadêmico da Unidade, Paulo Mata. 

    A transmissão será a partir das 20h, no perfil do Diretório Acadêmico no Instagram: @dauemgdivi.

    Tags:
    © 2021 UEMG