Contraste |
| |

    Liga Acadêmica de Urgência e Emergência da UEMG Divinópolis realiza jornada “on-line”

    Assessoria de Comunicação – UEMG Unidade Divinópolis
    Texto: Isabella Marques
    Arte: LAUE

    Com o tema “A urgência e a emergência no cenário da Covid-19”, foi realizada, entre os dias 22 e 25 de junho, a 1ª Jornada Acadêmica de Urgência e Emergência, uma parceria entre a Liga Acadêmica de Urgência e Emergência (LAUE) e os cursos de Enfermagem e Fisioterapia da UEMG Divinópolis.

    O evento foi gratuito e realizado de forma “on-line”. Mais de 1.500 pessoas, incluindo estudantes e profissionais da área da Saúde, puderam ter acesso às palestras realizadas. Entre os temas tratados, teve “Projeto Coala: Oxigenioterapia para prematuros”, ministrado pela professora Letícia Silva Gabriel, coordenadora do curso de Fisioterapia da Unidade, que disse ter sido uma “satisfação enorme” participar do evento. “Fiquei imensamente feliz em contribuir com o evento e poder levar um pouco do que sei para dividir com eles neste momento pelo qual estamos passando, de distanciamento social. Dar uma palestra é viajar no mundo de outras pessoas e plantar a semente do conhecimento, do querer saber, no mundo delas. Foi ótimo!”, explicou a professora. Além do tema anterior, foram apresentadas palestras sobre o autocuidado dos profissionais da linha de frente, a utilização de EPIs, a assistência aos idosos e a gestão hospitalar, entre outros.

    A estudante Marla Ariana Silva, do 9º período do curso de Enfermagem e vice-presidente da liga, explicou o objetivo do evento: “Proporcionar o debate, a discussão e a construção de conhecimento disseminador de boas práticas, pois o cenário atual é algo novo, desconhecido e que, mais do que nunca, merece ser estudado.” Além disso, a estudante Nádia Cristina Rodrigues da Silva, do 9º período de Enfermagem e que participou da jornada como ouvinte, disse que o evento proporcionou uma “experiência muito enriquecedora” e que eventos como este “auxiliam muito, pois fazem com que, mesmo distantes, devido ao isolamento social, continuemos tendo contato com o real, com o que tem acontecido principalmente na área da Saúde”.

    Outros eventos como a jornada deverão ocorrer. Para os representantes da liga, “é fundamental eventos que enriqueçam as discussões e reflexões no processo de ensino-aprendizagem”. Débora Aparecida Silva Souza, professora do curso de Enfermagem e uma das coordenadoras da liga, reiterou esta informação: “O evento proporcionou criar um espaço para discussões e reflexões acerca do cenário atual proporcionado pela Covid-19, suas relações com o mercado de trabalho, a sociedade e a comunidade acadêmica. Além disso, destacou a atuação dos profissionais da Saúde na linha de frente, bem como na prevenção e recuperação dos pacientes afetados pelo novo coronavírus”.

    Tags:
    © 2023 UEMG