Contraste |
| |

    Liga Acadêmica de Urgência e Emergência da UEMG Divinópolis completa um ano de fundação

    Assessoria de Comunicação – UEMG Unidade Divinópolis
    Texto: Elvis Gomes
    Fotos: Divulgação/Arquivo da LAUE e Elvis Gomes  

    A Liga Acadêmica de Urgência e Emergência da UEMG Divinópolis (LAUE) completou, no último dia 10 de agosto, um ano de fundação. Os ligantes têm muito a comemorar. Neste período, foram realizadas diversas atividades presenciais e “on-line”, com ampla visibilidade. As 300 inscrições abertas para cada evento virtual se esgotaram rapidamente. As atividades contaram com participantes, além de Minas Gerais, de outros Estados, como Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, do Distrito Federal e de outros países, como Austrália e Estados Unidos.

    Reconhecimento
    A professora Regina Consolação dos Santos, uma das coordenadoras da LAUE, ressaltou o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela liga. “Sinto-me muito honrada em falar dos eventos de alta qualidade que foram realizados pela liga durante este um ano. As atividades foram excelentes para a comunidade acadêmica da UEMG, bem como para outras Universidades da região e para a comunidade em geral, pois atingiram uma população extramuros, de outros Estados e também do exterior. Este trabalho deu ampla visibilidade para a UEMG Divinópolis e, com isso, tivemos o reconhecimento do nosso trabalho.”  

    Segundo a professora, a LAUE inspirou a criação de outras ligas na Unidade. “Eu mesma fui convidada por alunos e professores a fazer parte de outras ligas que foram criadas neste ano. Estes convites ocorreram, com certeza, devido à credibilidade dos projetos desenvolvidos pela LAUE”, comentou Regina. “A LAUE é muito forte porque os ligantes são muito dedicados, competentes e proativos e as coordenadoras estão sempre presentes, incentivando o trabalho deles. Esperamos que a nova gestão, que assumirá em outubro, continue a promover estes eventos, que são fundamentais”, concluiu.

    Formação
    Para o estudante Allan de Morais Bessa, presidente da LAUE na gestão 2019/2020, a liga foi muito importante para sua formação acadêmica. “O trabalho coletivo da gestão fundadora da liga englobou, de fato, todas as possibilidades de atuação de uma Liga Acadêmica. Desenvolvemos projetos de pesquisa e extensão e promovemos uma jornada acadêmica, rodas de conversa, minicursos, palestras e treinamentos nas mais diversas áreas temáticas que envolvem a Urgência e Emergência, tanto para os ligantes quanto para os estudantes da UEMG e a comunidade acadêmica como um todo. Fora os profissionais importantes que se fizeram presentes em todos os eventos e discussões promovidos pela liga, sendo eles professores universitários e profissionais da linha de frente de Urgência e Emergência, entre tantos outros”, destacou Allan, que está cursando o 8º período de Enfermagem.

    Allan agradeceu a todos os que contribuíram para a realização do trabalho da liga. “Nosso trabalho só foi possível graças à equipe coesa de ligantes e professoras orientadoras e aos parceiros institucionais, entre os quais destacamos a Coordenação de curso de Enfermagem, na pessoa da professora Fernanda Rezende, o CIEPP [Coordenações Integradas de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação] e a Assessoria de Comunicação.”

     

    Conheça a LAUE:

    A LAUE foi fundada em 10 de agosto de 2019. O primeiro processo seletivo da liga foi realizado no dia 24 de setembro do ano passado. As atividades foram iniciadas em outubro de 2019.

    A LAUE conta com integrantes dos seguintes cursos da área da Saúde: Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia e Psicologia.

    Eventos presenciais: Minicurso de Suporte Básico de Vida, Aula Aberta de Feridas Corto-Contusas em Urgência e Emergência e Boas Práticas em Queimaduras e Minicurso Suporte Avançado de Vida  

    Eventos “on-line”: 1ª Jornada Acadêmica de Urgência e Emergência, 1º Minicurso de Eletrocardiograma, 1º Minicurso de Urgência Obstétrica, 1º Minicurso de Urgência Neonatal e 1º Minicurso de Primeiros Socorros em Acidentes Domésticos com Crianças

    Próximo evento: Webinar “Urgência e emergência no manejo de pacientes em sofrimento devido ao uso de álcool e drogas” (12 de setembro, às 17h – inscrições abertas)  

    Projetos desenvolvidos: “Conhecimento teórico e prático dos enfermeiros sobre parada cardiorrespiratória e ressuscitação cardiopulmonar nas estratégias saúde da família de Divinópolis/MG” (pesquisa) e “A extensão universitária e sua contribuição na Educação Infantil: capacitação de profissionais em primeiros socorros” (extensão)

    Coordenadoras: professoras Débora Aparecida Silva Souza, Natane Moreira de Carvalho e Regina Consolação dos Santos.  

    Membros diretores: estudantes Allan de Morais Bessa, Karina Polyana Costa, Marla Ariana Silva, Rafaela Cristina Moreira e Thays Cristina Pereira Barbosa  

    Membros efetivos: estudantes Amanda Cristina Teixeira do Prado, Clara Rodrigues de Andrade, Evelin Reis Macedo, Grasielle Ramos Santiago, Isabelle Aparecida de Sousa Bernardes, Júlia Lancaster de Carvalho Freitas, Maini Aparecida de Freitas Gomes, Marina Correa Alves dos Reis, Sabrina Mara de Morais e Shirley Natália Carneiro

    O processo seletivo para os novos membros diretores da liga ocorreu em agosto. Foram eleitos os seguintes estudantes: Sabrina Mara de Morais (presidente), Grasielle Ramos Santiago (vice-presidente), Clara Rodrigues de Andrade (secretária), Mikaella Diniz Bueno (diretora científica) e Shirley Natália Carneiro (tesoureira). 

    O processo seletivo para os membros efetivos será realizado ainda em setembro. A posse da nova gestão está marcada para o dia 1º de outubro.

    Contatos:

    Instagram: @laue_uemg
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

    Tags:
    © 2021 UEMG