Contraste |
| |

    Cemud lança “e-book” do Seminário História e Memória e anais da Semana de História

     

    Assessoria de Comunicação – UEMG Divinópolis
    Texto: Elvis Gomes
    Arte: Diêgo Garcia

     

    O Centro de Memória Professora Batistina Corgozinho (Cemud), da UEMG Divinópolis, realizou, no dia 22 de setembro, o lançamento do "e-book" "História e Memória do Centro-Oeste Mineiro: perspectivas 7 – Violências" e dos anais das semanas acadêmicas de 2018 e 2019 do curso de História da Unidade. O evento integrou a programação do Cemud para a 14ª edição da Primavera dos Museus, ação de promoção dos museus brasileiros coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) com o objetivo de unir as instituições em torno de atividades para todos os públicos.

    Organizado por Flávia Lemos Mota de Azevedo, José Heleno Ferreira e Lúcia Maria Silva Arruda, o "e-book" traz a coletânea de artigos apresentados durante os grupos de trabalho do 7º Seminário História e Memória do Centro-Oeste Mineiro, realizado em 2018 e que abordou o tema "Violências". O seminário vem sendo realizado pelo Cemud desde 2006, a cada dois anos. "Destacam-se, na primeira seção, as reflexões sobre a violência e a história regional e local, abrangendo a história da formação do território que se conhece atualmente como Centro-Oeste Mineiro, a presença dos quilombolas e a resistência à ditadura civil-militar de 1964-1985. Em seguida, são apresentados alguns dos trabalhos sobre violências e gênero e violências e educação. A quarta e a quinta partes tratam, respectivamente, dos temas violências e saúde e violências e mídia. Por fim, a sexta seção do livro traz alguns dos estudos e pesquisas apresentados sobre violências, espaços urbanos e memórias, discutindo desde a relação entre violências e desigualdade social na ocupação/apropriação territorial ao papel das instituições que trabalham com memória e história no enfrentamento das situações de violência", ressalta o texto de apresentação do "e-book".

    Já os anais, organizados por André Alcântara Aguiar, Flávia Lemos Mota de Azevedo e Tatiane Kelly Pinto de Carvalho, trazem os resumos dos trabalhos apresentados durante as semanas acadêmicas de 2018 e 2019 promovidas pelo curso de História da UEMG Divinópolis. O evento de 2018 ocorreu entre os dias 27 e 29 de agosto e discutiu o tema "A práxis do historiador". Já a semana acadêmica de 2019 foi realizada entre os dias 23 de setembro e 4 de outubro e teve como temática "A Universidade e o saber histórico: desafios e possibilidades".

    As publicações foram produzidas em parceria entre o Cemud e o Portal EmRedes e contaram com o suporte técnico da Assessoria de Comunicação da UEMG Divinópolis.

    Os "e-books" estão disponíveis no site do Portal EmRedes: emredes.org.br. 

     

    Tags:
    © 2021 UEMG